spoiler visualizaryas :) 03/08/2022
"Made people so much themselves that they couldn't stand it"
O melhor livro que eu li no ano até aqui.
The Secret History reune tantos elementos que eu amo que seria impossível declarar tudo que eu penso sobre esse livro em uma resenha curta, mas vou tentar resumir.
Comecei esperando um livro sobre assassinato, encontrei uma espécie de "Sociedade dos Poetas Mortos" bem mais dark e agora que acabei eu vejo uma habilidade em retratar as falhas humanas bem parecida com a que encontrei quando li "A Little Life". O assassinato em si, apesar de ser a cola que une a história, não é o foco da autora, mas sim todos os pensamentos, atitudes e relações que levam os personagens à esse acontecimento. Na verdade, logo na aula do Julian no começo do livro todo o propósito da história já está ali apresentada ao leitor, mas, pelo menos para mim, por conta da narrativa do Richard e do desenrolar de eventos, talvez não tenha ficado tão evidente quanto deveria... O que apenas colaborou para transformar os plots em coisas chocantes e inesperadas.
A escolha de ter o Richard como narrador se mostra genial, por que ele não é confiável sendo uma pessoa extremamente influenciavel e fácil de manipular, acabando por fazer o leitor se deixar levar pelas opiniões dele também e, inevitavelmente, se decepcionar no final.
Mas mais genial ainda é a construção do personagem do Henry. Eu fiquei obcecada (assim como o Richard) e eu quis acreditar que ele era apenas um morally grey character e (para minha surpresa) me senti traída quando ele mostrou a verdadeira natureza dele, que sempre esteve tão à mostra para todos desde o começo.
O final pode parecer decepcionante, anticlimatico, etc... Mas ao meu ver não poderia ser diferente. É a história sobre um grupo de jovens (muito bem construídos como personagens em termos de escrita) prepotentes, arrogantes e extremamente presos dentro de duas próprias bolhas, não tem como acabar de um jeito feliz.