Marcelo.Pedroni 22/10/2024Uma grande obra, marcante e intrigante.Que privilégio poder ler as obras de Dostoiévski! Uma grande obra, com todos os elementos que lhe são característicos, várias digressões, reflexões inusitadas e profundas, personagens intrigantes e complexos e um cenário da Rússia do século 19 carregada de valores culturais e comportamentais tão caros à época.
Todos estes elementos contribuem para uma caracterização e imersão completa na história de nosso herói (mais uma história com este tipo de protagonista). Mas, neste caso o nosso herói é um 'Idiota', um rapaz epilético (tal qual o próprio autor) que recebeu educação formal tardia e não obstante, nunca fora inserido na sociedade propriamente.
Acompanhamos sua jornada em busca de seu lugar na sociedade e em busca de um amor. Tal jornada se assemelha muito com a jornada do herói mesmo, mas com um final um pouco mais surpreendente e não tão feliz.
O autor provoca o leitor a refletir sobre o "preço" de se ter um bom coração, ou mesmo se é possível crer que exista alguém de fato genuíno em suas boas intenções, que seja desprovido de segundos interesses.
Em várias situações me peguei duvidando da índole do protagonista, achando que a qualquer momento revelaria-se um crápula manipulador, um "idiota" muito mais astuto do que todos poderiam prever.
Mas não, realmente nosso herói é essa personagem e paga um preço um tanto alto por ser assim.
Em resumo, é uma obra extensa, por vezes prolixa, mas que definitivamente vale e muito a pena de ser lida.
Pode não ser uma boa primeira leitura para entrar nas obras do autor, mas definitivamente é uma obra acessível, só é necessário um pouco de paciência e insistência, pois a história compensa!