O Idiota

O Idiota Fiódor Dostoiévski




Resenhas - O Idiota


247 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Wanderson.Pill 17/11/2024

Um retrato intenso da alma humana em meio à sociedade russa
Dostoiévski, mestre da psicologia e da análise social, nos presenteia com "O Idiota", uma obra que transcende o tempo e nos convida a uma profunda reflexão sobre a natureza humana. A história gira em torno de Príncipe Mishkin, um jovem de alma pura e ingênua que retorna à Rússia após um tratamento médico.

A ingenuidade como força e fraqueza

Mishkin, com sua crença na bondade inerente ao homem, contrasta com a sociedade russa da época, marcada pela hipocrisia, inveja e ambição. Sua tentativa de aplicar os ensinamentos de Cristo em um mundo corrompido o torna uma figura trágica e fascinante. A ingenuidade do príncipe, ao mesmo tempo em que o torna vulnerável, revela a hipocrisia daqueles ao seu redor.

Uma trama complexa e personagens inesquecíveis

O enredo é rico em nuances e reviravoltas, explorando temas como amor, paixão, loucura e a busca por significado. As personagens são complexas e multifacetadas, cada uma com suas próprias motivações e conflitos internos. Nastasya Filippovna, com sua beleza e sofrimento, e Rogozhin, com sua paixão obsessiva, são figuras memoráveis que complementam a jornada de Mishkin.

Um olhar crítico sobre a sociedade

"O Idiota" é mais do que um romance psicológico. É uma crítica social incisiva que explora as contradições da sociedade russa do século XIX. Dostoiévski, com maestria, denuncia a hipocrisia, a superficialidade e a falta de compaixão que permeiam as relações humanas.

Conclusão

"O Idiota" é uma obra-prima que continua a encantar e desafiar os leitores. A complexidade dos personagens, a profundidade da análise psicológica e a crítica social afiada fazem deste livro uma leitura essencial para quem busca compreender a natureza humana e os desafios da existência.

Pontos fortes:

* Análise psicológica profunda
* Personagens complexos e memoráveis
* Crítica social incisiva
* Relevância atemporal

Pontos a serem considerados:

* Linguagem densa e complexa
* Narração extensa e detalhada

Recomendação:

"O Idiota" é recomendado para leitores que apreciam a literatura clássica, romances psicológicos e análises profundas da condição humana. É uma obra que exige tempo e atenção, mas que recompensa o leitor com uma experiência literária inesquecível.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Tina 12/11/2024

A história de um cristo quixotesco
Confesso que esse livro me deixou um tanto quanto confusa. Aconteceu tanto em tantas páginas, com uma quantidade considerável de personagens (todos muito bem desenvolvidos, por sinal), mas quando cheguei ao final tudo se desenrolou de forma rápida e inesperada. Esse é Dostoiévski e com certeza essa sensação foi parte de seu intuito.

Em "O Idiota" acompanhamos a história de Míchkin, um jovem esquizofrênico que volta para a Rússia após anos de tratamento em uma clínica na Suíça. No trem a caminho de seu país natal, ele conhece Liébediev e Rogójin, personagens centrais nessa trama, com quem nosso protagonista estabelecerá relações de amizade. Em meio à conversa do trio, surge o nome de Nastácia Filíppovna, uma mulher belíssima, com quem Rogójin pretendia casar-se.

Nastácia Filippovna é personagem central nesta trama: uma mulher cativante que exerce poder e fascinação sobre o sexo oposto; e todos os acontecimentos do livro acabam levando a ela. Em meio a festas de aniversário, pedidos de casamento, dinheiro, passeios ao parque e conversas sobre o banco verde da praça é que a história vai se desenrolando e enrolando cada vez mais a mente do nosso protagonista Míchkin, homem de bom coração mas de muita ingenuidade.

Para a criação do personagem, Dostoiévski fez uma mescla de Dom Quixote com Jesus Cristo e inseriu muitas passagens de histórias russas nos capítulos, além de ter mencionado autores como Turguêniev e Gógol e acontecimentos na Europa ao longo dos séculos, inserindo contexto e compartilhando suas opiniões com o leitor. Por vezes, os diálogos são maçantes e ele se torna um tanto quanto prolixo em suas falas, com muitas reflexões que às vezes tiram nosso foco da história. Tirando essas partes, a leitura flui e nem vemos as páginas desse calhamaço passarem. Mas há que ter persistência e entender que Dostoiévski gosta de criar muitos personagens, todos extremamente complexos e únicos. Por isso, não desista! O final irá te surpreender.

Não indico como uma primeira leitura das obras do autor, já que a trama é bem complexa. Mas quem já conhece o Dostô pode e deve deleitar-se!
comentários(0)comente



Peter... 02/11/2024

O peso de uma sina
Este livro conta a história do príncipe Michkin, que acaba de chegar na Rússia, após um longo tratamento na Suíça, de uma doença mental desconhecida, caracterizada por confusão mental e convulsões. A partir daí o livro parece um novelão, nosso protagonista se envolve com várias pessoas, passa a amar e o amor o confunde, ele é cheio de credulidade e ingenuidade. Várias cenas marcantes, principalmente as da matrona Lizavieta, digna de um filme, com diálogos ácidose cheios de ironia. Muito humor e crítica social também, da Rússia do século XIX. O livro vai num crescendo, até um final totalmente diferente do contexto da narrativa, com um toque de suspense e desolação. Muito bem construído, linguagem fluida e um romance que nos faz pensar na sordidez da natureza humana.
comentários(0)comente



Jenny113 01/11/2024

Meu primeiro clássico da literatura russa demorei um tempo considerável pra terminar a leitura, achei meio confuso, mas talvez seja por conta da tradução do livro...eu espero. Enfim, não tenho certeza se leria outro livro assim, mas valeu a experiência.
comentários(0)comente



Mateusmesquita1 25/10/2024

Creio que o idiota que o título faz menção seja eu, que fui ler na espectativa de encontrar algo do mesmo nível dos irmãos Karamazov. Não que o livro seja ruim, ele na real é muito bom; só tinha grandes expectativas
Eduarda Fernanda 29/10/2024minha estante
Melhor início de resenha KKKKKKK




spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Dadá 05/10/2024

Finalmente terminei.

Personagens complexos, personalidades tão diferentes e tão bem construídas..por issi é um clássico.

Existe diferença entre ser bondoso e idiota? michikin era bondoso, mas as pessoas não estão preparadas para pessoas assim e então ele acabou se transformando em idiota.

Tem toda uma gama de personagens bondosos e gentis mostrando q da p ser gentil e não trouxa..michikin era trouxa, mas tb o cara vivia isolado e cai naquele universo de poder, pessoas importantes, oportunistas...

Amei a leitura. Demorou, mas foi muito bom.
comentários(0)comente



Lage 02/10/2024

O idiota
Que livro sensacional, humano , a leitura flui , você nem se incomoda com a quantidade de páginas. O final era óbvio ,mas dostoievski trabalha de forma tão precisa , que faz com que seja marcante ,mesmo assim.

Ippolit,meu querido, meu personagem favorito, um personagem complexo e cheio de camadas.nastassia conseguiu me tirar do sério, liebevied um caro ,assim como o general ivolguin
comentários(0)comente



Marcia 13/09/2024

Minhas impressões sobre o livro
Que leitura incrível! Uma história envolvente, com muito a refletir sobre preconceito, crítica costumes fúteis da sociedade, amizade, intrigas e empatia.
Com esse livro estaremos em São Petersburgo e conheceremos o príncipe Michkin que esta retornando da Suíça apos anos em tratamento médico.
Ele tem o titulo de príncipe mas só o título pois sua família ja se desfez. Ele é im jovem muito simples e sofre de epilepsia. Com o tratamento a doença esta controlada porem sua vida financeira está ruim. Ele encontra parentes distantes, encontra conhecidos de seu pai e também faz algumas amizades. Aos poucos e com certa dificuldade ele vai se ajeitando. Michkin é uma pessoa boa, muito inocente e muitos o considera um idiota.
Idiota no livro tbm foi usado pelo escritor para designar a sua doença.
Michkin vai se envolver em um triângulo amoroso e por muita emoções ele vai passar.
Livro incrivel e recomendo a todos.
Valeu!!!

Sinopse: Ao retornar a São Petersburgo após um tratamento médico, Míchkin envolve-se em triângulos amorosos da alta sociedade, centrados na disputa pela atenção de Nastássia Filíppovna, uma beldade multifacetada, muitas vezes interpretada como louca pelos homens que a cortejam
comentários(0)comente



molivvv 04/09/2024

?E muito fácil viver fazendo-se de tonto. Se o tivesse sabido antes, ter-me-ia declarado idiota desde a minha juventude, e poderia ser que, por esta altura, até fosse mais inteligente. Porém, quis ter engenho demasiado depressa, e eis-me aqui agora, feito um imbecil.?


denso, filosófico, reflexivo e absurdo: dostoiévski vc é bizarro
comentários(0)comente



Kiagimi 01/09/2024

Não tenho o que comentar
Foi o primeiro livro do dosto que eu li, muito difícil cara, ele é doido escreve sem vírgula e em letras tão miúdas que parece uma palavra de 3 linhas, mas tenho que admitir...

Leon é um idiota, na concepção russa, é claro, o amor dele é diferente(é o que eu entendi) e eu consigo entender isso, essa ideia de que eu quero estar com você pq sei que se eu estiver junto vc pode ser maior,melhor e mais bonito do que sozinha é incrível, isso de eu vejo o seu potencial e EU quero impulsionar isso, mesmo sendo uma ação extremamente egoísta continua sendo amor, eu te amo pelo o que você pode ser e eu entendo que eu não sou o melhor e muito menos o ideal mas você merece mais e eu vou te dar isso não importa como.

E do outro lado temos o Rogojime(não lembro como escreve) é um russo nato, te vejo mulher como o objeto mais caro dessa cidade, então pra mostrar meu poder eu lhe quero hehehe

Eu realmente não lembro o resto do plot faz quase um ano que eu li, mas é magnífico.
comentários(0)comente



thebigstepprs 24/08/2024

Samos todos indiotas
Surpreendentemente tem um final imprevisivelmente muito previsível
A primeira impressão que temos dos personagens e o que esperamos deles é o que realmente são no final da trama, mas por causa do desenvolvimento nos desprendemos dessas impressões iniciais e acabamos idealizando um fim romântico para eles que nunca acontece, nem ao menos tinha chance de acontecer..
comentários(0)comente



247 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |