Silvana 13/05/2023
Depois de anos fora, Luke Fitzwilliam está de volta à Inglaterra. E no trem para Londres conhece Miss Pinkerton, uma senhora que afirma que um serial killer está atuando em seu pequeno vilarejo, Wychwood. E dá a entender que sabe quem é o assassino e quem será a próxima vítima. Luke não dá muita bola, por ser policial ele está cansado de ver senhorinhas que inventam crimes para ter um pouco de atenção. Mas dias depois quando ele lê no jornal a notícia da morte dela, ele repensa sua opinião e decide ir até Wychwood investigar o que realmente está acontecendo.
Confesso que desse livro eu lembrava só o titulo, que convenhamos, é bem sugestivo. Nele não temos os costumeiros detetives da rainha, mas temos a participação de um personagem que aparece em cinco livros dela, o Superintendente Battle. Mas a investigação é feita pelo policial aposentado Luke. Porém, por todo o clima e ambientação da história, bem que poderia ser uma história da Miss Marple.
Wychwood é um vilarejo que todo mundo sabe da vida de todo mundo, mas poucas pessoas desconfiaram das mortes em sequência que vem acontecendo no vilarejo. Miss Pinkerton foi uma delas e resolveu tomar uma atitude, causando assim a própria morte. São poucos os livros da Agatha que não pegam a gente logo no começo, nesse fui fisgada logo nas primeiras páginas. E a curiosidade só foi aumentando ao longo do livro. Porque diferente de Miss Pinkerton, eu não conseguia fazer nenhuma ligação entre as mortes e muito menos descobrir quem era o responsável por elas.
Porque as mortes aparentemente são todas acidentais. Mas ai vinha a minha mente o título do livro, usado em uma frase pela senhorinha logo no começo do livro: é fácil matar, por isso ninguém percebe que isso está acontecendo. E só consegui "descobrir" o assassino" quando já era obvio, porque até então não tinha ideia de quem era. Eu vi muita gente falando sobre esse livro ser um dos mais fracos da autora, mas eu não achei. Na verdade a resolução foi uma das mais diferentes dos livros dela que vi até então. Quanto a cor, eu amei esse tom de vermelho.