JessySkrock 28/04/2024O MUNDO DE SOFIA - JOSTEIN GAARDER“No mesmo instante em que se concentrava no fato de existir, pensava também que um dia morreria. E o mesmo ocorria ao contrário: só quando sentiu intensamente que um dia desapareceria é que pôde entender exatamente o quanto a vida era infinitamente valiosa. E quanto maior e mais clara era uma face da moeda, tanto maior e mais clara se tornava a outra. Vida e morte eram os dois lados de uma mesma coisa.”
Neste livro filosófico o autor trás para Sofia de 14 anos várias perguntas que nós mesmo nesta fase do desenvolvimento nos questionamos: "Quem é você?" "Qual é a origem do mundo?". Além de dar um grande curso de filosofia para a Sofia, ele trás de forma leve e suave questões filosóficas que nos ajudam a desenvolver nossa forma de pensar.
“Não se pode experimentar a sensação de existir sem se experimentar a certeza que se tem de morrer, pensou. E é igualmente impossível pensar que se tem de morrer sem pensar ao mesmo tempo em como a vida é fantástica. […] Não era triste que a maioria das pessoas tivesse primeiro que ficar doente para só então entender o quanto a vida é bela?”
Sempre fui uma grande amante da filosofia, sempre amei os filósofos e suas formas incríveis de terem visto o mundo, então este livro além de me fazer relembrar dos pensamentos de cada filósofo, ele me trouxe uma nova forma de enxergar a vida.
"Você apenas se habituou tanto com o mundo que ele já não surpreende mais você."
É incrível como se acostumamos com as coisas, como nada mais é novidade. nada mais nos surpreende, e de certa forma as coisas viram banais, como acordar já é algo normal, não algo maravilhoso ou uma dádiva, poder comer é algo natural, não uma condição perfeita que nos deixa aproveitar cada alimento e saborear os sabores que nossa comida nos proporciona. Sabe parece que a vida não é nada fantástico quando se acostumamos com ela.
"O fato de o mar estar calmo na superfície, não significa que algo não esteja acontecendo nas profundezas."
"Tudo depende do tipo de lente que você utiliza para ver as coisas."
ig literário @skockbooks