Karini.Couto 24/08/2013 Não deixe o sol brilhar em mim conta a história de Dennis, um menino de apenas quatorze anos que após a morte de seus pais muda-se de João Pessoa rumo a São Paulo para morar com seu tio Olavo e a família dele. Porém as coisas não são como Dennis esperava, a esposa de seu tio não o queria ali e o maltrata, chegando até a ameaçar envenena-lo.
Como se já não bastasse isso, na escola as coisas também não vão bem, por conta de dois indivíduos que implicam constantemente com Dennis.
Dennis já meio que desanimado em determinado momento se depara com Valquíria, uma menina de aparentemente treze anos que é diferente de todas que ele já viu. Dennis se encanta por Valquíria e pouco a pouco ambos vão se ligando um ao outro e eis que surge um sentimento forte entre eles. Ambos se apaixonam um pelo outro. Só que Valquíria não é uma garota comum; ela é um vampiro e eles terão de lhe dar com as emoções do primeiro amor e a diferença de ambos!
Minhas impressões:
Dennis é um menino de coração enorme, com uma personalidade bem delineada pelo autor, bastante maduro para sua idade e muito solitário.
Os maus tratos sofridos por Dennis através de sua tia Gertrudes é no mínimo cruel. Ela é uma mulher sem caráter, capaz de destratar e até mesmo levar sua ira por ter alguém indesejado em sua casa às últimas consequências. Ela é daquelas pessoas dissimuladas, que faz cara de anjo, mas quando você menos espera te apunhala pelas costas.
Olavo, tio de Dennis, é um cara que vive em um casamento fracassado; mas é daqueles que deixa o barco ir conforme a maré, por achar mais fácil e mais cômodo! Somando este motivo ao fato de ele trabalhar de noite e durante o dia estar dormindo; ele não desconfia do que Gertrudes tem aprontado para Dennis, até que ele vai parar no hospital!
Valquíria, ao mesmo tempo em que é delicada e gentil com Dennis, ela mata com requintes de crueldade ou pune de forma cruel aqueles que de alguma forma se intrometem em seu caminho seja para saciar a sua cede ou para proteger Dennis e a sim mesma!
O romance e amizade entre Dennis e Valquíria é forte, sincero e consegue transpor qualquer esquisitice que possa haver no dia a dia de ambos!
A forma como Dennis, procura uma solução boa para tudo a sua volta, indica o quão altruísta ele é!
Um ponto interessante foi à cena de sexo protagonizada por Valquíria e Dennis, apesar de ser uma cena protagonizada entre dois pré-adolescentes; a cena foi muito delicada e sucinta, salientando apenas a beleza do ato entre os dois; sem vulgaridades e exageros; passando a essência do primeiro amor, da amizade, do companheirismo.. da preocupação de um com o outro e não com sigo mesmo!
Sei que pensar em dois pré-adolescentes fazendo sexo pode chocar alguns, mas ambos os personagens possuem uma maturidade que não condiz com a idade deles e em se tratando de um romance sobrenatural, a cena de amor entre ambos teria de acontecer em algum momento! Afinal Valquíria está digamos que "congelada", não envelhecerá nunca; então agora ou daqui a 100 anos ela teoricamente continuará tendo aparência de uma menina de treze anos! E o mais interessante é que Valquíria se abriu de uma maneira linda para o amor de Dennis! Digno de um verdadeiro conto de fadas!
O livro possui uma narrativa fácil e rápida; o autor concluiu sua obra com maestria, me levando a crer mais uma vez quão altruísta Dennis é; e nos fazendo acreditar que para tudo há uma solução! Para seu pior pesadelo.. com amor e boa vontade podemos encontrar uma maneira de levar uma situação aparentemente ruim e sem solução, a se tornar algo melhor.. algo que além de tudo pode beneficiar mais pessoas do que você pudesse imaginar!
Não deixe o sol brilhar em mim ganhou 5 estrelas, pela desenvoltura do autor em desenvolver uma história (sobre um tema batido como Vampiros) com muitas singularidades e um romance delicado e puro apesar da contrariedade do significado de ser um vampiro! Que nada tem de delicado ou puro. Mas Evandro Raiz de forma extraordinária conquistou esse feito e me encantou com seu romance sobrenatural! Que espero poder ler uma continuação em breve!
Recomendo "Não deixe o sol brilhar em mim" aos leitores do Mix que são amantes de romance e de sobrenatural. E digo que os autores nacionais são tão capazes quanto os entrangeiros em criar histórias fascinantes e encantadoras. E foi isso que acabei de ler, uma história fascinante e encantadora! Leia você também e tire suas conclusões!
Evandro Raiz conseguiu passar muito mais que uma história sobrenatural, sua mensagem está implicita nas entrelinhas e pode facilmente ser desvendada por seus leitores através da pureza e delicadeza como abordou a relação entre os protagonistas e seus princípios diante situações contraditórias!
site:
http://www.mixliterario.com/2012/06/resenha-premiada-nao-deixe-o-sol.html