Fahrenheit 451

Fahrenheit 451 Ray Bradbury




Resenhas - Fahrenheit 451


7302 encontrados | exibindo 181 a 196
13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Arthur Nowakowski 26/09/2024

Um livro daquele modelo! Bem louco, mas não tanto assim, afinal ?nunca que o mundo se transformaria dessa forma?. Será mesmo? Algumas coisas ficam sem resposta, o que não compromete o livro que é muito bom e de leitura rápida.
Recomendo
Manjericão 26/09/2024minha estante
Peguei esse pra ler na escola. kkkk meu pai tomou e leu, quando terminou tinha encerrado o prazo e tive que devolver. Coroa foda


Manjericão 26/09/2024minha estante
Mas ele gostou um bocado


Ingrid 26/09/2024minha estante
j.victor0 pois pegue de novo para ler assim que possível, o livro é bom demais!


Manjericão 26/09/2024minha estante
@Ingrid, farei isso.




haasscreams 26/09/2024

Bombeiros, fogo e livros
Um grande clássico da distopia que deveria ser leitura obrigatória. É curto, mas consegue trazer intensidade, profundidade e um realismo tão cru e direto que faz pensar. Porque o que Bradbury descreve no livro não é impossível, nem difícil de acreditar, o que faz a narrativa ser ainda mais cruel e importante.
Em sua própria sociedade, seu próprio convívio, no pós-guerra, Bradbury criou uma realidade onde o totalitarismo se mantém. Tudo é acelerado, as pessoas não conversam pessoalmente, não se ensina a pensar e os livros são queimados. Os bombeiros não mais apagam fogo, mas sim o criam e aumentam, acabando com páginas e tinta. O protagonista, Montag, é bombeiro e vive de acordo com o que se espera dessa realidade. Porém, ao conhecer Clarisse e, aos poucos, revelar, seus apróprios segredos, torna-se menos alheio a si e ao mundo.
Em suma, é um livro sobre a importância da educação crítica e de qualidade, sobre governos autoritários e seus impactos.
comentários(0)comente



Janine 26/09/2024

Não gostei/não entendi
Ouvi o audiobook, não sei se foi a melhor escolha. Não gostei da narração e não sei se foi ela que me influenciou a não gostar da história. E aí no final, já achando tudo meio sem graça acabei me distraindo e perdendo alguma coisa que o final foi confuso pra mim. É possível que no futuro dê mais uma chance, mas aí lendo mesmo, e não ouvindo.
Mariana 29/09/2024minha estante
Eu li... continua sem graça kkk Acho que a história é mal desenvolvida e rasa demais, mesmo




liivsreading 25/09/2024

Sorry bradbury but today is no ?????
Vamos lá. que livro foi esse? tipo assim ????? admito que a ideia da história é genial, um mundo onde os bombeiros é que começam os incêndios e os livros são proibidos, ok super legal, agora que escrita chata e extremamente lírica. não me levem a mal eu gosto do conceito lirismo mas nesse livro em específico é muito muito muito (multiplica por 100) irritante. fora que o livro é uma montanha russa (no sentido ruim) uma hora fica super legal, fácil de compreender e empolgante e do nada a coisa fica absurdamente chata e depois é só ladeira abaixo.

infelizmente pra mim não deu. não vou dizer que não recomendo porque é uma distopia muito interessante, mas te dizer que é uma delícia de ler e que eu amo aí não dá. foi uma experiência interessante mas que eu não leria de novo nem se me fizessem um pix. é isso, pra mim é um 2,5 quem gostou bate palma e quem não gostou sólamento?

? destaque pras duas únicas frases que gostei:

?Quantas vezes um homem pode afundar e ainda continuar vivo?? & ?Não importa o que você faça, dizia ele, desde que você transforme alguma coisa, do jeito que era antes de você tocá-la, em algo que é como você depois que suas mãos passaram por ela.?
comentários(0)comente



Clara 25/09/2024

Interessante conceito, mas o livro em si foi muito confuso

dito isso, esse livro é o meu pior pesadelo
comentários(0)comente



pedroviana0 24/09/2024

Em alguns momentos, esse livro parece um espelho.
Indicação de professor

O que mais me prendeu neste livro foi a possibilidade de visualizar em várias passagens o mundo atual. Chega ser assombroso...
comentários(0)comente



jess queiroz 24/09/2024

Fahrenheit 451
Achei legal, mas achei um pouco superestimado. Talvez eu tenha criado expectativas demais. Mas a crítica do livro é bem construída. Achei um bom livro.
comentários(0)comente



Mandy 24/09/2024

Uma distopia bem interessante, trouxe muitas reflexões sobre a sociedade como um todo e, apesar de escrita há bastante tempo, assustadoramente atual. O livro ironicamente trata de uma realidade em que não se podia ter e muito menos ler livros, não havia mais pensamento crítico - se é que havia algum, até os mais banais deixaram de serem concretizados -, a vida seguia um ritmo automático no qual as únicas opções de lazer eram vazias e meramente utilizadas como forma de ocupar o tempo para que ninguém refletisse sobre nada.
Nessas cidades fictícias, bombeiros não tinham mais a função de apagar incêndios, mas sim de causa-los, extinguindo qualquer resquício de capas e páginas que um dia tinham significado algo. Todos os estudiosos, intelectuais e aqueles que gostavam de ler e adquirir diferentes tipos de conhecimento, eram tidos como criminosos e, em alguns casos, até viviam fora da cidade, escondidos em acampamentos na floresta.
Em meio a todo o enredo, o pensamento que mais tive foi sobre a importância dos livros, de ter palavras registrando tudo, imortalizadas e com o poder de levar adiante o que um dia foi pensado e escrito por alguém em determinado momento, em uma realidade histórica diferente e o quanto isso é crucial para que cada geração entenda as anteriores. Inclusive, uma passagem do livro diz exatamente isso, fazendo alusão à fênix: ?parece que estivemos fazendo e refazendo inúmeras vezes a mesma coisa, só que com uma vantagem que a Fênix nunca teve. Nós sabemos a estupidez que acabamos de cometer. Conhecemos todas as coisas estúpidas que estivemos fazendo nos últimos mil anos. Desde que não nos esqueçamos disso, que sempre tenhamos algo para nos lembrar disso, algum dia deixaremos de construir as malditas piras funerárias e de saltar dentro delas.?
Foi uma leitura bem fluida, que me lembrou de certa forma 1984, e com certeza proveitosa, gosto de obras que me fazem refletir sobre o mundo, as pessoas e sobre mim mesma.
comentários(0)comente



Andreza 24/09/2024

Fahrenheit 451
Uma distopia que nos leva a pensar sobre a alienação da sociedade. Sempre buscando ocupar o tempo com afazeres cada vez mais rápidos, usando a mídia para não pensar e apenas sobreviver. Nos faz refletir sobre o prisma da sociedade, onde somos culpados por mudá-la, por cometer atos terríveis contra nós mesmos, contra nosso próprio conhecimento. Recomendo a leitura, apesar de não ser um dos meus favoritos, com certeza vale a reflexão.
comentários(0)comente



Monique 23/09/2024

Bom
Um livro que te faz questionar, é uma leitura boa, nada muito pesado, mas a história te faz questionar alguns comportamentos sociais, o final é poético, calmo e leve.
Acredito que o maior problema dele seja o ritmo, não é condizente, não tem uma crescente mas sim uma montanha russa.
É um bom livro
comentários(0)comente



MinnieYuni 23/09/2024

Ilegalmente, literatura
Foi tanta porrada, que precisei de um dia inteiro para conseguir escrever sobre esse livro.
As sutilezas bizarras que fazem o mundo de Fahrenheit 451 parecer completamente plausível e próximo são, para mim, o ponto mais forte.

Apesar de ser originalmente de 1953, a ideia dessa distopia parece ter sido escrita no mínimo em 2020, pós TikTok, auge dos Podcasts e monopólio dos streamings!
O jeito que as pessoas são absurdamente alienadas e não conseguem nem mais dormir sem ter um aparelho no ouvido e uma tela no rosto, são o suprassumo das "crianças de IPad" que todos viramos com as redes sociais ao nosso alcance a cada segundo de tédio e mínimo incômodo de conviver com os próprios pensamentos.

Clássico por um ótimo motivo e assustadoramente real, apesar da volta da leitura jovem com o boom dos "Booktoks", parece mais plausível chegarmos num mundo de resenhas sobre resumos feitos de sinopses escritas por influenciadores de livros, do que nos mantermos no estado atual das coisas.
comentários(0)comente



duda.1909 23/09/2024

"Talvez os livros possam nos tirar um pouco dessas trevas."
E se fosse proibido ler livros e consumir literatura? E se, num mundo autoritário, a pessoa que transgredisse essa lei, fosse possivelmente presa ou até morta? Em Fahrenheit 451, a literatura é expressamente proibida, e o único meio de entretenimento é as gigantescas TVs e telões que transmitem 24 horas por dia um conteúdo. O mundo inteiro é vivido sob as telas, são viciados em tecnologia. Se alguém vir você lendo um livro ou ter conhecimento que você tem uma biblioteca, esse alguém pode te denunciar para os bombeiros, para que eles possam ir até a sua casa e queimarem os livros. Ah, não só os livros. Eles não ligam se vão destruir sua casa ou te matar. Eles vão queimar tudo. Então, como é que se vive em uma sociedade assim? Guy Montag é um bombeiro veterano que matou milhares de pessoas e já queimou muitas casas e muitos livros. É um bombeiro bem sucedido e acredita fielmente que livros não podem existir. Porém, tudo começa a desmoronar e a mudar quando ele conhece uma garota astuciosa e curiosa que faz com que Montag duvide de si próprio e do trabalho que os bombeiros têm. Afinal, por que os livros são proibidos? Que mal eles trazem para serem tão odiados assim?

Ray Brandbury possui uma mente tão criativa e curiosa. Esse universo de Fahrenheit 451 é muito interessante e muito bem escrito por Ray. Ele traz personagens incríveis, cada um com a sua importância e faz o leitor questioná-los em praticamente todo o livro. ?Por que ele pensa desse jeito??; ?Por que ele tem essas atitudes??; ?Por que ele fala de tal maneira??. É impossível não refletir sobre eles. O protagonista é alguém que tem dúvida de quem é na sociedade, até porque ele começa a duvidar do trabalho dos bombeiros. Porém, ele não pode falar abertamente sobre isso com quase ninguém no mundo, senão ele pode sofrer as consequências de discordar do mundo e das leis. E os personagens secundários com quem o protagonista tem contato também são perfeitos. São simples, mas são ótimos, e agregam muito na construção da narrativa, que, diga-se de passagem, parece ?simples? ao criar uma distopia na qual livros são proibidos, mas que no final, faz com que pensemos sobre. Ray não inova no que se diz respeito à escrita, já que ela é fácil de ler e não com muitos adjetivos ou palavras difíceis, mas que mesmo assim é filosófico de alguma forma, algo perfeitamente feito.

Minha experiência com esse livro foi incrível. As páginas passam voando e nem parece que você leu tudo aquilo. Ou seja, é um livro rápido de ler, muito bom e com uma história super diferente e instigante. Traz vários questionamentos sobre a nossa sociedade, sobre o vício em telas (obs: o livro é de 1953), sobre como a literatura é desvalorizada e também questões sobre a sociedade mundial como um todo, além de diversos outros assuntos que eu consegui captar durante a leitura e refletir muito sobre. É, com certeza, um livro que mudou minha mente.

Por fim, Fahrenheit 451 é uma obra incrivelmente bem trabalhada e construída, com momentos muito bons e uma trama engenhosa, uma distopia bem próxima da realidade, que faz críticas ao nosso modo de pensar, mas não deixa de ser um livro ficcional, por mais difícil que seja de acreditar. Um livro que deveria ser lido por muitos!
Liedja_ 27/09/2024minha estante
Alimentando minha curiosidade pra iniciar esse logoo???


duda.1909 27/09/2024minha estante
nossa, amg, começa então, pq esse é MUITO bommm ?




J.Morgado 23/09/2024

O livro é da década de 50/60, mas aborda pontos que estão em evidência atualmente e que configuram um gigantesco problema na nossa sociedade. Induz o leitor a refletir sobre a indústria cultural, alienação e o uso da TV e outros meios como instrumento de domínio das massas, é uma crítica a censura e ao uso abusivo das telas. Ademais, sobre minha experiência, queria ter gostado do livro, afinal é um clássico, mas não funcionou pra mim. Na verdade, a leitura foi arrastada e torturante, não consegui me conectar com os personagens, além disso em alguns momentos a narrativa se tornou confusa, somando tudo, demorei muito tempo pra terminar e não consegui gostar da obra infelizmente.
comentários(0)comente



bibibee 23/09/2024

Uma ótima ficção científica
Embora no começo tenha achado uma leitura confusa, foi uma ótima leitura.

Achei muito interessante a premissa do livro (que, em primeira vista, parece um absurdo porém conforme lemos o livro e o posfácio percebemos que talvez não seja tão absurdo assim).

Além de parecer um "fever dream" conforme vemos a vida do protagonista e seu estado físico e mental mudar.

lerei outros livros do autor
comentários(0)comente



7302 encontrados | exibindo 181 a 196
13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR