fernandaugusta 22/06/2024Conspiração Mortal - @sabe.aquele.livroEste é o oitavo livro da Série Mortal, sigo firme nesta pirâmide que tem tudo que eu gosto: suspense policial e romance arrebatador.
A tenente Eve Dallas é chamada a uma cena de crime em um dos bairros mais pobres de NY. Não bastasse o frio que congela os que moram nas ruas, dentro de um barraco na calçada está um mendigo, mas este não foi o frio que levou. O idoso teve o coração levado, no que aparentemente foi uma retirada cirúrgica feita no local por mãos muito habilidosas.
Mas quem se interessaria por um órgão doente, já que em 2059 todos os transplantes usam órgãos artificiais?
Além disso, na investigação do caso, que logo Eve descobre não ser o único, a detetive se indispõe com uma policial, que começa a fazer sérias queixas administrativas contra ela...
O nome já diz tudo: uma grande conspiração. Apesar dos alvos serem pessoas doentes e próximas da indigência, as excisões cirúrgicas levam a detetive à nata da Medicina de NY, pessoas que têm influência em grandes centros de pesquisa até mesmo fora do país. O poder e o corporativismo médico são decisivos nesta história, já que colocam Dallas em uma situação em que corre o risco de perder seu distintivo.
E quem conhece Eve e seu passado sombrio sabe que a identidade da detetive está na polícia, e a armação contra ela lhe causará muito sofrimento. Mas quem tem um marido como Roarke tem tudo, e Eve também conta com amigos que vão fazer de tudo para ajudá-la a solucionar o caso e ter sua carreira de volta.
Sinceramente, a conspiração é interessante e o caso bem surpreendente, com Nora dando um show de contextualização futurística. Mas o início e o andamento da história tem bem menos ação que os livros anteriores. O que pega aqui é Dallas sem distintivo... foi sofrido acompanhar a dureza da situação para ela, visto que Eve é ricamente construída como uma lutadora e sobrevivente, e é impossível não sentir empatia pela personagem.
Tudo parcialmente resolvido, vamos acompanhar os desdobramentos de tudo no livro 9, o próximo da pirâmide!