Eduarda 08/10/2014
O Mundo Contemporâneo: a luta em que toda a sociedade briga.
O livro A extensão do domínio da luta (Editora Sulina, 144 páginas, R$ 35,00), escrito pelo francês Michel Houellebecq trata do cotidiano de um homem no mundo contemporâneo, mostrando dilemas e dramas da vida dele. Em três partes, acontecem uma série de fatos com que o leitor pode se identificar.
Durante as frustrações e problemas do personagem, Houellebecq faz uma crítica ao mundo contemporâneo, culpando esse mundo pelo fracasso do homem. No início do livro, o homem não identificado fala sobre a realização profissional, considerando-se satisfeito com o que conquistou. Porém, julga-se desapontado com sua vida sexual. Nesse momento, então, está a maior crítica de A extensão do domínio da luta: as relações humanas. Os momentos vividos pelo personagem causam certa identificação do leitor, pois ele sofre, sente solidão e questiona-se sobre a vida, deixa isso claro a quem lê o livro, o que não é feito por quem sofre dos mesmos problemas, pois os mesmos negam com frequência.
Com dissertações pessimistas e depressivas, a queda do homem traz certa ironia, porque ele trabalha na área de informática. Isto é, o maior meio de comunicação nos dias de hoje. Trata, portanto, que mesmo em um período de incrível revolução tecnológica e grande avanço da comunicação, os seres humanos ainda têm uma deficiência nas relações da sociedade, que, há muito tempo, tem se baseado em poder, egocentrismo e interesses banais. O autor, considerado um serial killer da literatura, termina com os tão famosos clichês, traz a violência e depressão ao romance e assim, consagra-se por este motivo.
Em suma, Houellebecq causa questionamento sobre a existência, em meio a inúmeros palavrões e palavras chulas. Seu livro, que é de fácil compreensão e em primeira pessoa, faz inúmeras críticas sobre o dia-a-dia das pessoas, o que torna a leitura reflexiva e profunda. A luta do homem, satisfeito com a vida profissional e decepcionado com a vida sexual, é nada menos que um reflexo da sociedade que existe hoje.