spoiler visualizarDébora 25/06/2013
Minhas Impressões de A Insígnia de Claymor por Josiane Veiga
Olá pessoal vim trazer mais uma resenha! Mais um livro em parceria com a MODO Editora, através da Adriana Vargas, coordenadora do projeto com outros canais literários, ela nos envia o livro em formato digital e sem diagramações para lermos e resenhar!
Devo dizer que gostei muito do livro, da trama em si, das diversas reviravoltas que se tem na estória, já que fiquei sabendo que ainda terá uma continuação, mas achei o final um pouco desconexo,diga-se de passagem! Mas borá lá...
A trama se passa no final da Idade Média, na Europa, passando por entre Inglaterra e França, na época onde se havia ainda o Sistema Feudal!
Albert Claymor era o duque que possui suas terras na Inglaterra, e vivia lá com sua família em um Castelo, em seu primeiro Casamento teve seu primogênito Alexei Claymor, sua primeira esposa faleceu. Após o falecimento da mãe de Alexei Albert se casou novamente, porém não havia deixado de amar sua primeira esposa, de qualquer forma, sua segunda esposa veio a falecer em trabalho de parto deixando-o com uma criança, sim... ela teve uma menina: Jehanie Claymor, onde Albert pensava que ela havia deixado-o com um estorvo para sua vida, de início ele nem olhou para criança e decidiu que as amas que o servia cuidassem da menina! Alexei avistou sua meia-irmã, e desde seu nascimento prometeu que ele cuidaria dela, custe o que custasse!
Jehanie vai crescendo, com o amor de seu irmão Alexei, e do Adam ex-cavalheiro dos Claymor e agora Padre na Santa Igreja! Seu pai somente começa a observar a partir de seus 5 anos de idade, quando eles percebem que ela ia escondida na Biblioteca do pai, ela era autodidata, e o pai a pegou tentando ler em Aramaico, foi ai que o amor e o carinho de seu pai começou a crescer. Jehanie, aprendeu a ler e a escrever, e era bem inteligente, e gostava de aprender os ensinamentos sobre a Bíblia, para uma moça da época, isso era bem diferente!
Com o passar do tempo Alexei, passou a amá-la mais e mais, e para que Jehanie não descobrisse sobre seu amor, não apenas fraterno, ele possuía as moças da realeza! Bem como as amas de Jehanie: Sophie e Marie, 2 ex-prostitutas a quem Alexei pagou um alto preço para tirá-las da casa de prostituição, e as colocou dentro de sua casa, para conviver com sua família! Ambas eram belas! Elas eram bem discretas, além do passado das duas, elas souberam educar e ensinar os modos para sua irmã Jehanie, elas faziam tudo para sua senhora: desde dar-lhe banho, até vestir, pentear o cabelo, até portar-se na sociedade!
Jehanie tinha bons modos graças às suas duas servas, que lhe serviam com todo amor, carinho e devoção. Ambas sabiam do amor de seu senhor Alexei para com sua irmã! E não o julgava por isso, e ainda por cima, aceitavam e atendiam aos seus caprichos sexuais! E coitada..... Jehanie nem sonhava em desconfiar....
Albert sabia desse amor incestuoso de seu filho pela irmã, e queria muito que ele se cassasse logo, ou então Jehanie! Para que houvesse um afastamento entre os dois!
Albert é bem devoto quanto aos ensinamentos da Bíblia, e Alexei o achava puritano, por ter essas crenças, onde o pai não aceitaria seu enlace com sua própria irmã, todos à sua volta já estavam acostumados com o amor que Alexei sentia pela irmã, mas ninguém ousava a tecer nenhum comentário sobre.
Jehanie é uma jovem bem diferente para as moças de sua época, por ela, gostaria de ter nascido homem, mas ninguém de sua família a condenava pelos seus pensamentos diferentes, de ser livre! Era o tipo de mulher que iria gostar de certa independência, ela não quer casar por simples convenção entre famílias da alta sociedade, de ducados, ela quer casar por amor, sem que seja algum tipo de negócio!
Alexei era aquele cara mimado, que tinha também tudo o que queria! Gostava de ter as mulheres para seu bel prazer! Não vou negar! Ele é lindo!!!!
Albert o pai tinha os cabelos pretos e olhos azuis, Alexei um loiro de olhos azuis turquesas, e Jehan uma ruiva de olhos azuis! Todos lindosss!!!
Albert vai com seus filhos e o Padre Adam para França, lá um rapaz cheios de princípios, num sarau, conhece lady Jahanie e se encanta por ela, e parece que ela também se encanta por ele. No entanto como Alexei detesta que qualquer homem se aproxime dela, já logo a retirou do local, porém Garreth fica intrigado por aquela moça, e Jehan não pára de pensar no moço também!
Algum tempo depois, passado o dia do Sarau, eles se encontram “ao acaso” num torneio na cidade onde eles estavam, e é lá que ele diz que a quer como esposa! Jehan fica surpresa e nãos abe como reagir, e mais uma vez Alexei a tira do caminho daquele homem.
Passado mais algum tempo do torneio, Garreth quer saber de Jehan se ela sente por ele o mesmo que ele sente por ela, e ela diz que sim! E isso basta para que Garreth faça uma proposta para o pai de Jehan! Pede sua mão para seu pai! E entre seu pai, Alexei e Garreth ela aceita o pedido de casamento! Albert fica muito feliz com o pedido de Garreth, ele têm posses, de família boa, com boas intenções para com sua filha, parece realmente gostar de Jehan. E seria uma boa oportunidade para que Alexei siga com a vida dele, e tente esquecer esse amor incestuoso pelo qual sente por sua irmã. E em pouco tempo os preparativos para o noivado vão sendo organizados!
Depois de uma pequena armação de Alexei, informando à Corte Inglesa, à rainha Elizabeth que a filha de Albert se casaria com um francês, ela exige que Albert se encontre com ela, pois ela teria pretendentes na Inglaterra. Com isso Albert e Garret De Vesey tiveram que ir com sua comitiva para Inglaterra e deixou Alexei tomando conta de Jehan, e o incumbiu de voltar para Inglaterra com ela.
Num outro ponto da história Daniel um barão e seu irmão-amigo adotado pelo seu pai quando criança: Richard estavam em busca de Alexei, para que Daniel fizesse vingança pela vida de sua irmã, pela sua honra! Alexei a seduziu quando eles o hospedaram o futuro Duque de Claymor na casa deles, Daniel não estava em casa, e deixou claro para sua irmã que ela teria que ser uma boa anfitriã! Nessa de ser uma boa anfitriã, ela caiu nos encantos de Alexei, ele a seduziu, e ele a levou para cama! E o inevitável ocorreu! Depois de um tempo viu-se grávida! Tentou falar com Alexei, mas ele disse que não acreditaria nessa grande mentira, para ela o segurar! Ela não aguentou com tamanha crueldade, pelo pai de seu filho, e rejeição, e com vergonha pela honra e reputação do irmão Daniel, deixou uma carta para ele, e se suicidou! Quando Daniel retornou para sua casa, ela já estava morta, e nada mais poderia fazer além de pensar em uma vingança, contra Alexei, e tiraria o que ele teria de mais valioso em sua vida!
Alexei estava com a incumbência de levá-los de volta para sua casa, foi quando numa noite, algo aconteceu! Uma emboscada!!!! Alguns cavalheiros feridos, outros mortos, Alexei machucado, e Jehan foi levada!
Daniel e Richard tinha uma missão de levar os Waldenses em uma comitiva escondidos para Ingaterra. Estavam os dois e a família Vardin: Antonie o pai, Noelle a mãe e Claire a filha, por quem Daniel teve um apreço muito grande, Richard tinha um dom, e sentiu que a moça não vale nada! Mas Daniel nem quis escutar o amigo!
Nas andanças dessa comitiva Richard encontra uma jovem caída numa ribanceira, e a acode, contragosto de todos da comitiva, mas ele não poderia deixar uma moça sozinha! E Daniel por ser cristão, claro que não deixaria a moça lá também!
Eles a levaram com eles. E Richard cuidou dela com todo carinho, e claro: respeito! Assim que ela acordou, ela estranhou aquelas pessoas, e nem sabia onde estava! Quem era aquela moça? De onde ela veio? De onde ela era? Perguntas que quando ela acordou não soube responder por um único motivo: Ela havia perdido a memória! Não se lembrava de seu passado, ou de quem ela era....
Richard lhe deu o nome de Rousse ( significado de ruiva em francês), eles viraram amigos, uma relação de afeto, um sentimento fraternal, Richard tinha a Rousse como uma irmã! Ele cuidava dela, ele a protegia!
A comitiva de Alexei não cessaram as buscas de sua irmã, mais havia meses desde seu desaparecimento, mesmo assim não desistiram de procurá-la!
Daniel o barão ainda com a ideia fixa de se vingar de Alexei! Deixando de achar a bela Claire tão interessante assim, e passou a olhar com outros olhos sem mesmo admitir Rousse! Aquela moça, desmemoriada, desajeitada, que nada sabia fazer!
Depois de muito tempo, Daniel se apaixona por Rousse e quer casar com ela! E Rousse sente o mesmo por Daniel, ela o ama! Um amor puro! Enquanto A senhora Noelle e Claire não se contentam em ver Daniel o Barão dando trela para aquela sabe-se se lá se era uma meretriz! Não sabiam o passado daquela moça... e Noelle queria porque queria sua filha casada com o barão de Trent! Ela iria fazer o que fosse preciso para que isso acontecesse!
O que aconteceu com Lady Jehanie? Quem era a tal moça desmemoriada? Os Claymor conseguiram achar Jehan? O que aconteceu com a vingança de Daniel? Essa e outras surpresas vocês poderão ler e acompanhar no livro!
Um livro com uma linguagem de fácil entendimento, onde há sexo (sim eu o classificaria como um livro adulto!), amor, vinganças, mortes e aventuras, uma época feudal muito bem descrita, sobre a época em que a Santa Igreja era uma Inquisidora! Rainha Elizabeth tinha acabado de se converter ao protestantismo! Muito bacana essa trama toda entre o Clero Inglês e Francês!Se você curte esses tópicos, indico esse livro para leitura!
Ta aí mais uma dica de um livro bem bacana!
Por Débora Souza dos Santos
Impressões de uma Leitora - https://www.facebook.com/ImpressoesDeUmaLeitora?ref=ts&fref=ts