Thaisa 05/04/2022
Um livro extremamente confuso, estranho e melancólico
Antes de tudo, já aviso: esse é o livro mais confuso que eu já li na vida!
Aqui nós encontraremos duas narrativas: a de Hard-Boiled Wonderland é mostrada nos capítulos ímpares, e a de The End of the World, nos capítulos pares.
Na primeira, somos apresentados ao protagonista, que é um Calcutec (passou por um procedimento e consegue criptografar e descriptografar informações apenas com o seu cérebro). Ele é chamado por um cientista que fez uma grande descoberta e precisa que essas informações fiquem seguras, pois se caírem em mãos erradas (como nas dos Semiotecs, antigos Calcutecs que tentam roubar informações, ou nas dos Inklings, criaturas que vivem embaixo da terra), será o fim do mundo.
Já na segunda, vemos o protagonista chegando em uma cidade completamente murada, com um grande portão. Ao entrar, o Porteiro avisa que seu trabalho será ler sonhos antigos presos em caveiras de unicórnios; pra isso, ele passa por um procedimento nos olhos e é separado de sua sombra.
Essa obra de Murakami mistura fantasia, ficção científica, terror, romance, drama... Uma leitura densa, complicada, com elementos próprios, e que, se o leitor resistir a confusão que o livro traz, será recompensado com uma história linda e melancólica, lotada de simbolismos e cheia de reflexões.
Um aspecto negativo que me fez querer desistir da leitura várias vezes foi o protagonista gordofóbico - e como ele escancara isso sempre que possível. Além disso, esse não é um livro recomendado para quem quer começar a ler Murakami, pois é completamente maluco e pode desagradar quem não estiver disposto a embarcar nessa louca jornada.
No entanto, eu mergulhei na história, criei teorias, tentei encaixar as peças que faltavam, e adorei essa experiência tão única, além da ousadia do autor em criar algo tão complexo, singular e bonito.
Mesmo que o livro seja arrastado por ser confuso, o último ato é maravilhoso: quando as narrativas se encontram e chegamos ao clímax da história, Murakami demonstra toda a sua genialidade com uma conclusão extremamente profunda, brilhante e, principalmente, inesquecível.
Mais resenhas no instagram literário @livre_em_livros e no canal do Youtube "Livre em Livros"!