Laryssa.Rabelo 10/11/2024
A sociedade do anel
Bom, acredito que O Senhor dos Anéis dispensa apresentações, tanto para leitores assíduos quanto para quem não está tão envolvido nesse universo. Quero muito falar aqui não sobre o livro, mas sobre minha experiência lendo.
Recentemente, conversando no grupo de leitura da Li Petersen, o pessoal comentou o quanto teria sido interessante ler os livros antes de assistir aos filmes. Percebi que muitos não tiveram essa oportunidade. Eu nunca tive muito interesse por LOTR; toda vez que tentava ver o filme, acabava dormindo ?.
Decidi, então, que leria os livros ao invés de assistir, pois com os livros, pelo menos, tenho mais paciência. Tentei em 2021, mas falhei miseravelmente: li 60 páginas e desisti kkkk. Porém, com o clube de leitura da Li, surgiu a oportunidade de tentar novamente, e resolvi embarcar nessa jornada. Acredito eu, que tenha lido justamente na hora certa.
Amei acompanhar a jornada e li de maneira tranquila, como se fosse um grande RPG. Desta vez, não tive problema com as descrições do Tolkien, ao contrário do ano em que desisti. Apenas um capítulo me deixou um pouco confusa pela quantidade de informações que foi: o Conselho de Elrond.
O filme, para mim, foi um complemento incrível; ver as batalhas e os personagens em ação foi emocionante. Embora algumas coisas sejam um pouco diferentes do livro, considero uma adaptação maravilhosa. E o melhor de tudo: nunca recebi um spoiler sequer das histórias! Ou seja, os próximos livros ainda serão uma surpresa para mim.
Estou muito feliz por ter terminado essa leitura e por ter assistido ao filme. Ter essa experiência de ler o livro antes, coisa que alguns não tiveram a oportunidade de fazer na época, me deixa ainda mais entusiasmada. Enfim, é uma obra maravilhosa. Não se tornou o livro da minha vida, como é para alguns, mas, ainda assim, é uma leitura excelente.