Pamela.Christine 01/06/2021Em tempos de fome e miséria..Conheci o livro através do Clube de Literatura promovido pela editora Expressão Popular e apesar de retratar os males de Londres no início do século XX, vários paralelos podem ser feitos com o grau de insegurança alimentar e nutricional que temos ainda hoje em várias partes do mundo, inclusive no Brasil.
Jack London, que iria cobrir a guerra na África do Sul, ficou sem o patrocínio do jornal para seguir viagem e decidiu passar um período em Londres, mais precisamente o que seria a periferia da cidade - o East End - fingindo ser um pobre naufrago estadunidense em busca de abrigo e comida. Dormiu na rua, em abrigos e albergues, sempre conversando e contando a história e o sofrimento do povo de East End.
Retratou a pobreza e a fome, as pessoas vivendo a base de pão duro e água, quando tinham que procurar restos no chão, ou ainda, quando passavam dias sem qualquer alimento. Tudo isso com o descaso do governo, a exploração da força de trabalho, a poluição em plena Revolução Industrial, a vida em condições precárias entre outros absurdos sociais.
site:
www.youtube.com/watch?v=o3zZBGuwE4Q