Cem anos de solidão

Cem anos de solidão Gabriel García Márquez




Resenhas - Cem Anos de Solidão


3023 encontrados | exibindo 1261 a 1276
85 | 86 | 87 | 88 | 89 | 90 | 91 |


Alícia 25/06/2022

A obra-prima de Márquez
Esse livro é, de fato, a melhor obra de Gabriel García Márquez. A história se desenvolve com uma fluidez impressionante, levando em conta que não há diálogos constantes e, quando eles estão presentes, contêm somente três ou quatro falas. Porém, isto não atrapalha de maneira alguma a leitura e apenas acrescenta o ar (pretendido pelo próprio autor) de que se está lendo uma grande história, daquelas que nossas avós contam e que remetem a épocas gloriosas e, por vezes, fantasiosas.

Todos os Buendía possuem traços extremanente humanos, impossibilitando a classificação, típica do lugar-comum, entre pessoa boa ou má. Inveja, traição, raiva e antipatia são sentimentos humanos e, portanto, as personagens em muitos momentos extrapolam o que pensam despojando estes sentimentos entre si.

A solidão é sentida em cada personagem. Mesmo nos momentos em que a casa estava cheia de visitas, com festa e comemoração, era visível o sentimento de deslocamento de todos. Quando a festa acabava e a família voltava ao cotidiano, o universo individual e despreocupado com o seu redor se tornava regra novamente entre todos.

É um livro um pouco complicado de ler, devido à forma como é escrito, mas é uma obra fantástica, um conto familiar que, apesar de todos os desdobramentos trágicos, traz certo aconchego ao coração e deixa uma vontade de ler mais sobre Macondo, os Buendía e o realismo fantástico de Márquez.
comentários(0)comente



Bruna B 24/06/2022

O primeiro contato com o Gago não foi fácil, confesso que em alguns momentos me confundi com a quantidade de personagens, em diferentes épocas e com o mesmo nome.
Mas, este livro está entre aqueles clássicos que nunca é tarde para darmos uma chance.
Pretendo voltar a ler e sentir qual será a experiência.
comentários(0)comente



MarcosQz 23/06/2022

Cem Anos de Solidão é um dos livros mais densos e complexos que li na vida. É um turbilhão de acontecimentos sem fim que vão se sucedendo, um acontecimento dá abertura para outro que será afetado por outro lá na frente. Todos os personagens são apaixonantes, com exceção da Fernanda, que senti apenas um pouco de pena.
A história dos Buendia é uma coisa de outro mundo, o misticismo presente na vida deles, na vila onde moram, o fim trágico de tudo, as mortes, é tudo absurdamente carregado de sentimentos e emoções que nos deixam em choque, um misto de emoções internas que não dá pra descrever.
Com certeza é um livro pra ser lido mais de uma vez.
comentários(0)comente



anderson.fndss 21/06/2022

suco de América Latina
este livro é um ode à América Latina. É perceptível todo o carinho e sensibilidade com que Gabo escreveu cada página da obra. São diversos os detalhes que nos fazem estremecer de alegria e ódio por nos indentificar-mos. Afinal, quem nunca se sentiu como a estirpe dos Buendía: condenados a cem anos de solidão.
comentários(0)comente



maria 17/06/2022

"[...] onde queria morar até a velhice com um marido fiel e dois filhos indômitos que se chamassem Rodrigo e Gonzalo, e de jeito nenhum Aureliano e José Arcádio, e uma filha que se chamasse Virgínia, e de jeito nenhum Remédios."

acho que é o tipo de livro que a cada leitura te conta mais alguma coisas. quero reler no futuro pra aproveitar mais a escrita e absorver mais os acontecimentos.
comentários(0)comente



Maria 17/06/2022

desafio literário rory gilmore
"os filhos herdam as loucuras dos pais"

esse livro toca a alma, Gabo (para os mais íntimos hehe) consegue trazer os anseios e dores de um povo oprimido que sofreu muito com a colonização. o maior desafio durante a narrativa é conseguir acompanhar as 7 gerações narradas em terceira pessoa, que vão se desenvolvendo com os mesmos nomes, mas, depois de uma leitura muita cautelosa é possível identificar a peculiaridade de cada personagem, não existem certos ou errados nessa história, são simplesmente pessoas fazendo escolhas com base naquilo que elas acham ser o melhor para o momento.
comentários(0)comente



MissDepressed 16/06/2022

O livro de espelhos
Um romance de formação em ciclos e realismo fantástico. Um livro sobre o nascimento e ruína de uma família e cidade expostos aos ciclos viciosos e trágicos dos Buendía e seus amigos, vítimas e concubinas. Da obsessão dos Aurelianos ao espírito enigmático dos Josés, todos são únicos e ao mesmo tempo tão parecidos, vivendo e revivendo vidas que sempre acabam em solidão.
comentários(0)comente



Mar 16/06/2022

Sem palavras, incrível.Gabo sempre conseguindo envolver o leitor em suas obras.
É uma leitura que vale muito a pena.
comentários(0)comente



Gabriel.Chiquito 12/06/2022

"Porque as estirpes condenadas a cem anos de solidão não tinham uma segunda chance sobre a terra"
Esse livro do Gabriel Garcia Marquez é uma obra prima da criatividade. Totalmente inesperado, nada do que aconteceu eu fui capaz de prever, e apesar de ser apenas uma estória relacionada a uma família, tem mistérios e acontecimentos tão fantásticos, que em nenhum momento a leitura ficou maçante.
O ponto que mais me cativou é a atmosfera fantástica que permeia a história desde o início, quando conhecemos o lugar, que é tão tênue que chega a ser difícil saber se algo realmente aconteceu ou foi uma alucinação. Mas essa atmosfera vai ficando mais palpável de forma gradual, mudando o tom da estória aos poucos e adicionando o toque trágico que faz com que os Buendía pareçam amaldiçoados. Os personagens também são outro ponto muito forte, com características muito marcantes, principalmente as mulheres, sempre singulares e com personalidades marcantes.
O único ponto negativo é que, mesmo sendo avisado antes, eu acabei tendo dificuldade de diferenciar certos personagens (principalmente os homens, que apesar de terem vidas muito diferentes, são sempre de dois tipos de personalidade bem definidas: os Arcádios e os Aurelianos). Então fazer uma anotação diferenciando os personagens é uma ótima dica. Recomendo demais a leitura, um dos melhores do ano até agora.
comentários(0)comente



Thamy Palloni 10/06/2022

Cem anos de América Latina
Obra do escritor Colombiano Gabriel Garcia Márquez, é considerada uma das principais obras da literatura Latino-americana - apesar de muitas vezes ter sua origem latina negligenciada, este romance ganhou o Nobel de Literatura em 1982, sendo hoje cotada como uma das obras mais poderosas da língua hispânica.
Tendo uma apresentação como esta fica compreensível dizer que este livro não é de fácil leitura (demorei anos até me sentir preparada para enfrentá-lo).
A própria construção textual é complexa, muitas vezes indigesta - apesar de incontestavelmente bela. A repetição dos nomes das personagens assim como as angústias e realidade (mesmo que construída com metáforas e fantasia) do povo latino-americano - tudo é provocação.
Corrupção, poder, guerras civis, antagonismo entre conservadores e liberais, capital estrangeiro e regionalismo, incesto... Cem Anos de Solidão é humano, é poderoso e assustadoramente envolvente.
Sendo uma obra em grande parte repercutora do ideal Americano como espaço de utopia (o herói, o intelectual de esquerda, a revolução), esta obra é desde seu título dedicada à solidão histórica dessa América Hispânica, Latina, do hemisfério mais vulnerável.
Gabriel Márquez foi genial em cada palavra, numa criação que muitos contam como sendo uma epifania, um quase transe de 18 meses de composição incansável.
Quando, onde e porque Márquez teve a primeira frase desta obra fulminante (que veio em sequência como numa transcrição), nem mesmo o autor soube dizer. Mas não há dúvidas quanto ao fato de que esta epifania, esta torrente de arte e empatia latina é uma das peças mais marcantes da literatura.
Heróico deve ser o leitor que enfrenta este século em forma de páginas, pois deve estar preparado para a verdadeira revolução.
comentários(0)comente



Heitor 08/06/2022

a escrita do gabo é de uma baita força
[transcendental] que deixa qualquer ser humano absorto.
cem anos de solidão se tornou o livro mais incrível que já li.
do início ao fim, fio por fio costurado. a epopéia do povo
olvidado. a existência de gabriel garcía márquez ilumina a
américa latina.
comentários(0)comente



sah 07/06/2022

A fantasia mais real que poderia ser lida
Mesmo sendo considerado um livro de realismo mágico da America Latina, esse livro é muito mais real e palpável do que eu poderia pensar, mesmo havendo nele algumas cenas de extrema fantasia...
É um livro muito bom e que requer muita atenção principalmente nos personagens e nomes dos personagens que o livro traz.

A família Buendía e até mesmo Macondo nasceram para serem solitários de fato. Apesar de haver uma linha do tempo as vezes confusa, enquanto você esta dentro daquela aldeia não é assim que se sente. Acabei envelhecendo e renascendo junto com aquela família.

Recomendo muito que leiam este clássico e mesmo que fique confuso que dêem outra chance porque merece e vale a pena.
comentários(0)comente



Geovana Albuquerque 05/06/2022

A matriarca.
Úrsula Iguaran, é de longe a personagem que eu mais amei neste livro. Lembro dela com muito carinho.
comentários(0)comente



Sthefany148 05/06/2022

As estirpes condenadas a cem anos de solidão n tinham uma..
Segunda oportunidade sobre a terra?.

meus professores falavam que a história humana era ciclica, mas gabriel garcia marques fez com que a história (ou o destino) dos buendia fosse a definição de ciclo vicioso. A história tem uma ambivalência de fluir muito bem e travar em certos momentos, mas isso não é impediu de forma nenhuma meu prazer nessa leitura. A pegada social e o mundo fantástico se misturam constantemente e eu não sabia mais se estavam lendo um conto de fadas ou uma crítica social realista.
comentários(0)comente



Lorenlac 04/06/2022

No começo achei um pouco confuso e arrastado, mas mesmo assim achei interessante desde o primeiro parágrafo, fiquei completamente presa a leitura.

Demais a leitura! Estou encantada com a escrita do Gabo, incrível!
comentários(0)comente



3023 encontrados | exibindo 1261 a 1276
85 | 86 | 87 | 88 | 89 | 90 | 91 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR