viravento 22/10/2024
Simplesmente fantástico!
Honestamente, não faço a menor ideia de como eu posso começar a falar sobre esse livro, ou sobre a experiência de ter lido ele, mas confesso que foi a melhor coisa que eu fiz nos últimos meses!
Fazia cerca de 5 anos que eu queria muito comprá-lo, principalmente porque sou uma ARMY muito apaixonada pela era Wings. Influenciada pelas recomendações literárias de RM, comprei o livro há alguns meses e iniciei a leitura em setembro.
Demian é um romance de formação maravilhoso publicado por Hermann Hesse em 1919, que mescla elementos da filosofia existencialista e psicologia junguiana, construindo a jornada de Emil Sinclair, nosso protagonista. A história, narrada sob seu ponto de vista, envolve temáticas atuais, como autoconhecimento, religião, sexualidade e passagem da infância até a idade adulta.
Com uma abordagem filosófica e fluída, Hesse utiliza-se de Sinclair para trazer ao leitor ensinamentos que nunca se esquece, ao passo em que aborda pontos importantíssimos ? mesmo que através da mente fantástica de Max Demian, o singular "amigo" de Emil ? que exigem maturidade para se interpretar, refletir e, com muito carinho, guardar no coração.
Coloco amigo entre aspas pois, para mim, Demian nunca foi só um amigo para Sinclair, da mesma forma que Sinclair nunca foi só um amigo para Demian. Existia entre eles uma conexão que transcede aquilo que se pode colocar em palavras ou entender. Gostaria de ter um Max na minha vida para nortear-me ante à luta que travo em minha própria consciência, como Emil teve.
Finalizo essa resenha com a certeza de que nunca quero me desfazer desse livro ou das memórias que ele me trouxe, os conhecimentos que aprendi, o conforto e o aconchego que senti. Tenho muito para falar, mas sei que nem todos entenderão a proporção de tudo que não consigo expressar.
Hermann Hesse estava muito a frente do seu tempo quando escreveu Demian. Que livro mais extraordinário! Recomendo-o MUITO! Principalmente àqueles que, assim como eu, enfrentam o desapego da adolescência e o medo do que o futuro reserva.
"Sempre é difícil nascer. A ave tem de sofrer para sair do ovo, isso você já sabe. Mas volte o olhar para trás e pergunte a si mesmo se foi de fato tão penoso o caminho. Difícil apenas? Não terá sido belo também? Podia imaginar outro tão belo e tão fácil?"