Ceifadora Potter 21/10/2024
Um início cativante
Cassandra Clare é uma autora que conheci este ano por instrumentos mortais e gostei muito do universo que ela criou, do enredo e principalmente das personagens, que me apeguei e senti que fazia parte do grupo deles. Estava com altas expectativas sobre anjo mecânico porque sempre ouvi dizer que peças infernais era ainda melhor do que instrumentos mortais. Posso dizer que pelo menos esse primeiro livro é realmente muito bom.
Clare usou da época e do local em que a história acontece para criar a vilania presente: o início do uso e desenvolvimento de máquinas em 1878, na época da revolução industrial, para os automotos que criarão o exército das forças do mal. Só por aí já achei isso genial. Mas ainda tem o fato de descobrirmos com a protagonista, Tessa, o que ela é e suas habilidades aos poucos, o que nos faz sentir mais dentro da história.
O livro não é só narrado baseado nela, mas em outras personagens também, o que nos faz entender um pouco mais de cada um e nos ambienta melhor. Na falta de Jace, temos Will, que é um pouco semelhante com seu costume de esconder o que sente por meio de piadas. Estou realmente muito curiosa pra saber o que ele tanto teme mostrar. E Jam, que me apeguei muito, sofri com a vida anterior dele e espero muito que ele tenha um futuro bacana...
Enfim, um enredo viciante, criativo, com um cenário condizente com o que acontece e pelo que as personagens passam. Tudo muito bem desenvolvido :)