Douglas211 07/11/2023
Zafon em seu início. Intrigante, charmoso e calmo.
O próprio Zafon comenta que esse é um livro mais focado no público infanto-juvenil, no entanto que ele gostaria que adultos também o lessem, eu concordo.
A maneira como o autor descreve os personagens, Barcelona e suas ruas, e até mesmo o nome e citações de alguns autores que coloca no livro, é uma palinha do que tem na principal saga.
Eu fiz o caminho contrário, li a saga completa de " A sombra do vento" e depois li Marina. Não me arrependo, apesar de Marina seguir para um caminho um pouco mais pro lado do terror, e não apenas no suspense, o livro tem todas as características que vão ser ainda melhor exploradas na saga completa.
A trama se desenvolve e te deixa um pouco perdido no começo com o que está acontecendo, o que acredito que vai ser arrastado para alguns, mas a relação dos personagens principais é muito bem feita e pra mim fluiu livremente. O suspense que sucede já achei um pouco cansativo porque não é um estilo que me agrada muito.
No entanto, toda a relação entre pai e filha, e amizade com o personagem principal é realmente muito bonita. Um romance e suspense adolescente, com um final que muitos vão ser surpreendidos, mas que alguns podem captar é excepcional.
A sensação após acabar qualquer livro do Zafon é de felicidade e tristeza: Felicidade porque são livros muito bons, e tristeza porque ele se foi e não poderemos mais desfrutar das obras desse autor.