Conscientização

Conscientização Paulo Freire




Resenhas - Conscientização


7 encontrados | exibindo 1 a 7


Sabrina 01/09/2010

Paulo Freire
Primeira obra que leio de Paulo Freire. O que percebi foi que o Sr. Freire é um velhinho muito do bondoso, que realmente crê no ser humano e acredita que é preciso ser humilde e amar para realmente conscientizar o outro. As afirmações feitas no livro me fizeram realmente acreditar o porque de existirem pessoas tão ferrenhas e aficcionadas pela Teoria Humanista de Carl Rogers e Fritz Perls. De fato, a questão religiosa é algo bastante comum nas pessoas com o discurso parecido com o de Paulo e dos teóricos humanistas. Então será que de fato para compreender a teoria humanista é necessariamente obrigatório acreditar e amar o homem? E a Deus claro! Sobre todas as coisas?
Seria o chamado "sentimento oceânico" da qual Freud fala para um amigo no início de Mal-estar na civilização do qual ele não tinha conhecimento e não depositava valor?!
Sempre me pergunto essas questões quando se trata a teoria Humanista, mas quem sabe um dia compreendo que talvez não seja só isso, ou fundamentada e sustentada apenas nisso.
comentários(0)comente



Mai_peereira 01/07/2020

Conhecimento
Esse livro foi minha base de trabalho na faculdade, então ele me trouxe muito conhecimento e com isso conseguir entender afundo o porquê nossa educação se encontra dessa forma.
comentários(0)comente



Everton Vidal 03/09/2020

Está dividido em três partes:
1) "O homem e a sua experiência": Dá um pano de fundo sobre a experiência do autor com a alfabetização de adultos no Brasil e no Chile.
2) "Alfabetização e conscientização": Onde o autor esclarece o conceito de conscientização como um processo de formação de uma consciência crítica frente aos objetos de estudo. Segundo ele, a educação sempre dever ser crítica, no sentido de que deve ensinar o homem a ser um sujeito ativo criador de cultura e história. Nesta parte Freire também explana o seu processo metodológico.
3) "Práxis da libertação": Trata minuciosamente das relações oprimidos-opressores.

O livro é perfeito para quem quer entender os principais conceitos da pedagogía de Freire.
comentários(0)comente



Hillary 01/03/2021

Bom para quem tem interesse pelo método do Paulo Freire
Na primeira vez que tentei ler não consegui finalizar pois não conseguia entender plenamente o que estava sendo dito, meses depois, após aprender mais sobre a história do Paulo Freire, seu método e sua luta pela educação, achei que a leitura fluiu bem melhor. Gostei desse livro porque além de explicar desde o planejamento até a aplicação do método de Paulo Freire, também fala sobre o contexto histórico em que ele criou esse método e tentou espalha-lo por todo o Brasil, sendo impedido pelo governo que acreditava que suas teorias pedagógicas eram subversivas e que representavam uma ameaça à ordem do país. Vale a pena pra quem deseja aprender mais sobre educação.
comentários(0)comente



Jhess 13/07/2022

~ "Toda revolução cultural apresenta a liberdade como finalidade. Ao contrário, a ação cultural, se for conduzida por um regime opressor, pode ser uma estratégia de dominação: nesse caso jamais chegará a ser revolução cultural."
comentários(0)comente



Rodrigo Leão 01/12/2023

Sem palavras
É Paulo Freire! Simplesmente incrível,.o que falar desse homem ? Tudo que ele fala acontece na sociedade atual o homem é um gênio.
comentários(0)comente



gordoficial__ 07/12/2023

Muito based
Primeira leitura que faço do senhor Paulo. Entendo porque dizem que ele é o maior educador da história do país.
comentários(0)comente



7 encontrados | exibindo 1 a 7


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR