Tornar-se Pessoa

Tornar-se Pessoa Carl Rogers




Resenhas - Tornar-se Pessoa


56 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3 | 4


Maria Paula 18/11/2023

Introdução interessante
Não conhecia muito bem a abordagem humanista e o livro esclareceu os pontos principais de sua filosofia e exemplos da prática clínica. A escrita do Rogers é fluida e ao longo da leitura senti como se estivesse assistindo a uma palestra dele. A segunda parte é um tanto repetitiva, acredito que o livro poderia ser menor mas entendo a inclusão do autor de seus artigos, com descrições dos métodos, etc, para fundamentar sua teoria. Leitura fundamental para estudantes de Psicologia, psicólogos, outros profissionais e interessados na área, já que possui linguagem acessível e oferece uma filosofia excelente para os relacionamentos interpessoais.
comentários(0)comente



let 26/09/2023

Ótimo!!!
Leitura obrigatória da faculdade mas muito bom, recomendo!!!! Me rendeu várias crises existenciais mas num bom sentido ok
comentários(0)comente



anannivia 25/09/2023

Um livro despretensiosamente surpreendente
Carl R. Rogers foi um grande pensador das relações humanas e Tornar-se pessoa é sem dúvida uma obra-prima. Esse foi meu primeiro contato com a escrita rogeriana e, de imediato, fiquei maravilhada com a sensibilidade transmitida em cada página. Posso afirmar que esse livro é a melhor porta de entrada para aqueles que desejam ingressar nos estudos da Abordagem Centrada na Pessoa.

Apesar de não ter uma leitura densa e com termos de difícil compreensão, esse livro merece ser lido aos poucos, como quem degusta um vinho, considerando a qualidade do conteúdo. Tornar-se pessoa é uma leitura que ultrapassa os campos da relação entre cliente e terapeuta e apresenta uma linguagem, na maioria dos capítulos, acessível para quem interessar ler. Considerando a impecável descrição da dinâmica das relações interpessoais para além do contato profissional, trata-se de uma leitura obrigatória não apenas aos estudantes de psicologia e outras áreas da saúde, como também para todos os que estão no processo de se tornarem pessoas.

Embora a escrita do autor tenha pouco rigor teórico, foi uma leitura incrivelmente esclarecedora no que se refere à descrição de um 'jeito de ser' da pessoa humana. Rogers tem uma grandiosidade no modo de escrita que prende o leitor do início ao fim, além de que, ao ler Tornar-se pessoa pela primeira vez, é muito provável se interessar por outras de suas obras. Esse livro me dividiu entre antes e depois. Recomendo a todos.
Wivy.Lima 26/09/2023minha estante
Depois dessa resenha, sou obrigado a adicionar pra lista ??




Massasa 01/09/2023

Tornar-se pessoa
Gostei bastante das reflexões de Rogers sobre o caminho que tem sido traçado em certas abordagem da psicologia contemporânea ( o cognitivismo e a psicanálise) acredito que nos tempos atuais é necessário que haja a ascensão de uma abordagem que veja o ser humano como ser de possibilidades múltiplas e dono de seu caminho.
comentários(0)comente



Movio 16/05/2023

Por incrível que pareça, me surpreendi. Em particular, não gosto muito da abordagem humanista que Rogers propõe, mas o livro me surpreendeu. Gostei muito de alguns capítulos e das narrativas clínicas. Gostei da expreiência.
comentários(0)comente



Gabriel.Bavaresco 09/05/2023

Humano.
Rogers é de longe um dos melhores escritores da Psicologia. É muito fácil se encontrar preso nas suas dissertações e não só pela qualidade de escrita, mas também pelas suas ideias de Ser Humano serem tão incomuns quando comparadas as outras abordagens da ciência psicológica.
É lindo, a acp e a abordagem humanista te abraça de forma que a cada leitura você pense "É, no final ta tudo bem".
Não recomendaria o livro para leigos ou aos poucos habituados com a Psicologia, mas a todos os meus futuros amigos de profissão e aos meus colegas de universidade que DESEJAM fazer a diferença e promover cura.
comentários(0)comente



Mareufq 13/02/2023

A aceitação incondicional positiva
?Descobri que sou mais eficaz quando posso ouvir a mim mesmo aceitando-me, e quando posso ser eu mesmo?. Julgo que aprendi isto com meus clientes, bem como através da minha experiência pessoal - não podemos mudar, não podemos afastar do que somos enquanto não aceitarmos profundamente o que somos?
comentários(0)comente



pepa! 08/01/2023

Rogers e o Humanismo.
Esse livro não foi uma leitura obrigatória, tão pouco uma leitura para me entreter. Eu achei interessante dar uma chance e tentar ler algo do próprio precursor do da psicologia humanista!

Não foi uma leitura fácil, mas em vários pontos foi interessantíssima e enriquecedora. Quero buscar ler mais livros da minha área e é gratificante poder ir compreendendo mais ela aos pouquinhos!
comentários(0)comente



Júlia 19/12/2022

para entrar em contato com a "terapia centrada no cliente"
Comecei a ler esse livro por indicação de uma professora em disciplina sobre a TCC, e no final da obra ficou ainda mais claro o porquê da indicação. Levei meses para concluir a leitura, mas ainda me lembro da sensação de maravilhamento ao ler algumas ideias que traduziam desconfortos meus com outras teorias da psicologia (TCC e psicanálise), sua visão sobre o ser humano e ao conhecer aspectos da rotina de Rogers e de sua personalidade. Seu otimismo e engajamento na vida me foram inspiradores desde o princípio do livro.
Como tenho pouquíssimo contato com a terapia centrada no cliente no curso de Psicologia, se tornou positivo o aspecto destacado por outros leitores aqui como algo negativo: o fato de que os textos repetem por várias vezes as mesmas ideias e informações. Isso me ajuda a lembrar quais são os aspectos centrais, indispensáveis para o autor para que uma psicoterapia “dê certo”.
Como o livro foi escrito nos anos 60, resta a curiosidade de saber quais são as evoluções da terapia centrada na pessoa e quais os achados das pesquisas mais recentes. Rogers aponta bastante no livro para o futuro, apostando que a teoria e a prática irão se desenvolver e serem mais precisas e embasadas cientificamente.
Também me despertaram a curiosidade dois aspectos aparentemente contraditórios da terapia centrada no cliente: seu enfoque na subjetividade e as pesquisas de caráter experimental e de método quantitativo.
Por fim, gostei bastante das reflexões tecidas pelo autor na sétima parte do livro, chamada “as ciências do comportamento e a pessoa”. Me imaginei conversando com o autor, contando para ele o que eu acho que influencia o comportamento das pessoas atualmente, como as “escolhas” dos algoritmos sobre o que acessaremos nas redes sociais.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Alysson.Henrique 03/08/2022

Através de sua teoria, Carl Rogers proporcionou uma revolução ampla não somente na psicologia, mas também na cultura popular, na educação e em outros campos, dando as bases para uma outra concepção de humano. Nessa obra, o psicólogo americano nos permite conhecer essa sua concepção de uma forma bastante íntima e profunda, trazendo não só suas ideias mas também o caminho subjetivo que o levou a tê-las, gerando uma intimidade que proporciona uma experiência de aprendizado mais profunda. Recomendo a leitura, mesmo para aqueles que não sigam a abordagem da ACP
comentários(0)comente



Pâmela Cristina 11/07/2022

Carl Rogers é o maior pensador sobre as relações interpessoais. Sua abordagem, Abordagem Centrada na Pessoa, reflete sobre a liberdade e capacidade do individuo de crescimento. Essa capacidade acompanhada de condições facilitadoras no processo de psicoterapia se transforma em um dos achado mais significativos do SER. Tornar-se Pessoa é rico, tanto para o psicoterapeuta como para quem pretende acolher o humano em totalidade.
Jean Valjean 11/07/2022minha estante
Na atualidade gosto bastante da Sally Rooney




Edson.Bezerra 06/07/2022

Principal obra do psicólogo humanista Carl Rogers, oferece uma boa perspectiva de suas ideias centrais, principalmente por trazer textos produzidos em seu período mais ativo como pesquisador acadêmico.
comentários(0)comente



Chiara 04/07/2022

Abordagem Centrada na Pessoa: um panorama geral
Leitura muito didática e agradável. Não li outras obras do Rogers ainda, comecei por esta para me aprofundar na abordagem terapêutica. Foi uma sugestão de uma ex supervisora e eu gostei muito. Achei um excelente livro como introdução da Abordagem Centrada na Pessoa, pois ele dá uma boa visão geral da abordagem, e suas aplicações. Além de ser uma viagem histórica sobre as publicações e trabalhos dele, comentada pelo próprio Rogers
comentários(0)comente



Pat*Nascimento 16/06/2022

Ótimo livro
Livro essencial para pessoas interessadas na abordagem humanista da psicologia. Excelente para ser relido, a cada nova leitura mais aspectos chamam a atenção.

Alguns capítulos são densos porque o autor explica os estudos científicos que validam a teoria.
comentários(0)comente



56 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3 | 4