mavi.pdf 15/06/2024
* me aceito como sou, então posso mudar
* a leitura foi uma terapia que me guiou por uma jornada de autoconhecimento e me fez repensar muitas facetas da minha vida e do meu desenvolvimento pessoal. Rogers nos desafia a ser verdadeiros conosco mesmos e a viver de acordo com nossos valores e sentimentos genuínos, reforçando a autenticidade que tanto busco ter presente. isso me levou a refletir sobre quantas vezes me senti pressionada a me conformar às expectativas dos outros, sacrificando partes de quem sou no processo. a ênfase de Rogers na importância de ser autêntico desperta um desejo renovado de alinhar ações e decisões com verdadeiros desejos e crenças.
* a ideia de criar um ambiente de aceitação incondicional e empatia também teve um impacto profundo em mim. muitas vezes, subestimamos o poder de simplesmente ouvir e aceitar os outros sem julgamento. isso não apenas fortalece nossas relações, mas também cria um espaço seguro para que possamos ser verdadeiramente nós mesmos. acredito que sempre fui uma boa ouvinte e sempre busquei ser empática, mas é preciso reforçar e buscar quem busca o mesmo.
* o conceito de autodescoberta como um processo contínuo nos mostra como a vida moderna muitas vezes nos empurra para um estado de constante movimento e distração, deixando pouco tempo para introspecção. devemos lembrar da importância de desacelerar e explorar nossos próprios pensamentos e sentimentos.
!a autodescoberta contínua é fundamental para nosso crescimento e realização pessoal, e percebi que dedicar tempo para refletir sobre minhas experiências e emoções é um investimento essencial em minha própria felicidade. desde as pequenas ações como lembrar de pensar sobre a vida e anotar alguns pensamentos/sentimentos.
* aqui, temos um caminho para o autoconhecimento que é acessível e aplicável, independentemente da sua área, pois o conteúdo é de fácil compreensão, mesmo levando em conta diferentes interpretações. sua mensagem de autenticidade, empatia e autodescoberta inspira uma vida vivida com maior propósito e verdade.
* o autoconhecimento é uma jornada contínua, e cada passo nesse caminho nos aproxima de uma vida mais plena e significativa. "Tornar-se Pessoa" é, sem dúvida, um guia essencial para qualquer pessoa em busca de compreender e realizar seu verdadeiro eu.
"O paradoxo curioso é que quando me aceito como sou, então posso mudar."
"O que sou é suficiente, se ao menos eu o for abertamente."
"A vida, no seu melhor, é um processo fluente e mutável em que nada está fixo."