O Velho e o Mar

O Velho e o Mar Ernest Hemingway




Resenhas - O Velho e o Mar


2792 encontrados | exibindo 181 a 196
13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 |


ajuhbs 08/07/2024

Linda narrativa
Uma das coisas que sempre li sobre o Hemingway era sobre a forma bastante crua e pouco rebuscada com que ele narra os fatos, sendo direto ao ponto, sem muita enrolação ou melindres pra descrever personagens, cenários, sentimentos e as próprias cenas que se passam nas histórias. Esse foi o primeiro livro que li dele porque justamente essa definição da sua escrita me causava um pouco de receio, já que eu gosto muito desse detalhamento das informações. Mas fiquei surpresa e feliz ao perceber logo de cara como já estava envolvida com o personagem e com a aventura que ele estava vivendo. A escrita não me incomodou nem um pouco, na verdade achei incrível a forma como mesmo sem usar muitos adjetivos ele conseguiu criar cenários na minha cabeça de forma deslumbrante. Tudo o que se passa no livro eu consegui sentir e viver junto com o velho e meu coração apertou, se entristeceu, se alegrou ao longo da jornada desses dias no barco como se o velho fosse um grande e querido conhecido. Fiquei encantada com a forma do escritor e passei a admirar esse jeito tão inteligente de contar uma história sem encher linguiça, mas sem tirar nada do encantamento e da mágica que uma narrativa bem feita cria na nossa cabeça. Recomendo!
comentários(0)comente



RaquelLimaaaa 07/07/2024

Clássico.
É um clássico curto mas com grandes lições.
O livro conta à história de um velho pescador ?azarento? e uma de de suas viagens ao mar.
É sobre solidão, lutas, perseverança, resiliência, respeito, sobrevivência.
É sobre a vida!
Recomendo.

?Tudo o que nele existia era velho, com exceção dos olhos que eram da cor do mar, alegres e indomáveis.?
comentários(0)comente



Felipe1503 06/07/2024

O que falar sobre este livro chamado O Velho e o Mar, sendo um romance do autor americano Ernest Hemingway, publicado em 1952. A história acompanha Santiago, um velho pescador cubano que enfrenta um período de azar, sem conseguir pescar nada por 84 dias. Determinado a mudar sua sorte, ele decide ir mais longe no mar e acaba fisgando um enorme marlim.
A batalha entre Santiago e o peixe dura três dias, durante os quais o velho reflete sobre sua vida, sua relação com o mar e sua luta constante contra as adversidades. Apesar de finalmente conseguir capturar o marlim, Santiago enfrenta um novo desafio ao tentar levar o peixe de volta para casa, já que tubarões atacam e devoram a maior parte do peixe.
Ao retornar ao vilarejo, Santiago está exausto e com pouco do peixe restante, mas é recebido com admiração e respeito pelos outros pescadores e por Manolin, um jovem que ele tem treinado.
O livro explora temas como a perseverança, a dignidade, a luta do homem contra a natureza e o valor da resistência frente às dificuldades. Na obra de Hemingway revela o peso da existência na vida de um home com idade já avançada, logo traz a tona para o leitor uma ideia do envelhecimento, e como todo envelhecimento é algo solitário e muitas vezes difícil, semelhante do Velho Santiago e todos vamos passar por isso.
Este livro foi agraciado com o Prêmio Pulitzer em 1953 por este trabalho, e ele também contribuiu para que ganhasse o Prêmio Nobel de Literatura em 1954.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Milena916 04/07/2024

Li esse livro para fazer um trabalho escolar, mas devo confessar que ele me cativou muuuuuuitoooo! Esse livro é apaixonante! De início (antes de ler) achei que seria maçante, porém é incrível!
Kkkkkk por um momento eu me identifiquei com o Santiago, ficou tanto tempo no barco com sono, fome e etc que começou a delirar e falar sozinho, em suma: LOUCO KAKAKAKAKAK. Brincadeiras a parte o livro é tocante! E todos deveriam ler um dia. Quase chorei no final
comentários(0)comente



litera.liza 03/07/2024

Triste
Como o próprio título já nos mostra, esse livro trata da história de um velho pescador e sua luta no mar para adquirir sua sobrevivência.

Por conta dessa temática de pescaria, eu tive um pouco de dificuldade de me conectar à história na primeira metade. Coisa que só foi acontecer na segunda metade. Por esse motivo, não avaliei melhor. Mas, é importante deixar claro que essa foi uma questão estritamente pessoal, nada tem a ver com o livro em si.

Um livro triste e com uma mensagem muito bonita!
comentários(0)comente



emychristine 03/07/2024

Perseverança
Esse livro é muito bom, confesso que deveria ter lido mais pausadamente para apreciar melhor. Porém foi uma leitura muito boa, fácil e envolvente. Vemos a trajetória do velho e sua grande persistência no meio disso tudo temos a figura do menino que se torna um grande companheiro que o auxilia e sempre se preocupa com ele. Este livro fala sobre amizade, perseverança e a busca sobre seu objetivos. Pretendo um dia reler para melhor absorver o conteúdo. É indicado pra quem quer ler um clássico e que seja curto
comentários(0)comente



Manuela28 03/07/2024

Minha opinião
Este livro bem curto porém, cheio de significados sendo um dos seus principais a perseverança do homem e até onde vai a sua fé! O livro de início nos mostra a relação entre dois pescadores de idades muito diferentes um velho chamado Santiago e um menino chamado Manolin. O Santiago vive em condições muito humildes e estava a 84 dias sem pescar nenhum peixe e no octogésimo quinto dia ele se depara com o maior peixe (tubarão) que já vira em toda sua vida! A partir deste ponto vemos uma batalha entre o homem e o peixe, os diálogos internos, e o desfecho final dessa luta que é de dar pena levando em conta toda a condição do Santiago.
O que me fez dar 3?? foi a minha experiência de leitura, acabei colocando expectativas demais pois só ouvia elogios e fui ler esperando algo e recebi outro e por isso achei um pouco monótono em algumas partes específicas mas vale a leitura!
comentários(0)comente



Iris 01/07/2024

Livro curto e bastante reflexivo
É rápido, e não está dividido em capítulos. A história de um velho que não está lá com muita sorte em sua pescaria, e sua relação de profundo respeito para com o mar e suas criaturas.
Pode ser só uma história, mas pode levar a altas e profundas reflexões do que estamos focados a fazer ou aonde queremos chegar, mesmo com todas as adversidades do caminho.
Não é a toa que é um clássico. Vale a leitura!
comentários(0)comente



Luana 01/07/2024

Leitura rápida, intensa e profunda.
Quem nunca se viu no lugar do velho?

Tocou forte por aqui. Parei pra pensar em tudo que perdi com a insistência, em tudo que ganhei com ela também.
Até que ponto vale a pena continuar? Quão fundo é longe e bom o suficiente?
Mais importante do que ir fundo é ter ar o suficiente pra voltar até a areia.

E pra você, o que é mais importante: pescar o peixe ou chegar vivo na costa?
Iris 01/07/2024minha estante
Acabei esse livro hoje, e gostei muito da sua pergunta final? mto apropriada pra reflexão!




Maristela 01/07/2024

Quando o velho a enganchou e lhe deu uma série de pancadas que a deixaram quase morta e, depois, com a ajuda do garoto a içou para bordo, o macho ainda continuou junto a içou para bordo, o macho ainda continuou junto ao barco. Depois, quando o velho estava limpando as linhas e preparando o arpão, deu um grande salto no ar, mesmo ao lado do barco, para ver onde estava a fêmea, e voltou a mergulhar nas profundezas, com as asas brancas, as barbatanas peitorais, completamente abertas. E ficou imóvel nessa posição. Era lindo, lembrava-se o velho pescador.
E assim permanecera durante muito tempo, de barbatanas abertas, numa posição majestosa e sofrida.
"Foi a coisa mais triste que vi desde que passei a pescá-los", pensou o velho. "O garoto também ficou triste.
Pedimos desculpas ao peixe fêmea e o cortamos depressa."
? Gostaria tanto que o garoto estivesse aqui ? disse em voz alta. Ajeitou-se de encontro à madeira arredondada do barco, sentindo o peso do grande peixe na linha que aguentava aos ombros, a afastar-se, sempre na direção que escolhera, onde quer que ele estivesse querendo chegar.
"Porque, afinal, foi por causa da minha traição que ele se viu obrigado a escolher um rumo para onde fugir", pensou o velho.
"A sua escolha inicial fora se esconder nas águas escuras e profundas, para além de todos os laços, armadilhas e traições. A minha escolha fora ir procurá-lo onde jamais alguém ousara ir." Sim, onde jamais alguém ousara ir. E agora estavam ligados um ao outro e assim
= 57 ~ ao barco. Depois, quando o velho estava limpando as linhas e preparando o arpão, deu um grande salto no ar, mesmo ao lado do barco, para ver onde estava a fêmea, e voltou a mergulhar nas profundezas, com as asas brancas, as barbatanas peitorais, completamente abertas. E ficou imóvel nessa posição. Era lindo, lembrava-se o velho pescador.
E assim permanecera durante muito tempo, de barbatanas abertas, numa posição majestosa e sofrida.
"Foi a coisa mais triste que vi desde que passei a pescá-los", pensou o velho. "O garoto também ficou triste.
Pedimos desculpas ao peixe fêmea e o cortamos depressa."
? Gostaria tanto que o garoto estivesse aqui ? disse em voz alta. Ajeitou-se de encontro à madeira arredondada do barco, sentindo o peso do grande peixe na linha que aguentava aos ombros, a afastar-se, sempre na direção que escolhera, onde quer que ele estivesse querendo chegar.
"Porque, afinal, foi por causa da minha traição que ele se viu obrigado a escolher um rumo para onde fugir", pensou o velho.
"A sua escolha inicial fora se esconder nas águas escuras e profundas, para além de todos os laços, armadilhas e traições. A minha escolha fora ir procurá-lo onde jamais alguém ousara ir." Sim, onde jamais alguém ousara ir. E agora estavam ligados um ao outro[?]
Pagina 57
comentários(0)comente



Carolina2972 30/06/2024

O velho e o mar
Que história fantástica!! Fiquei aflita do início ao fim. Quanto sofrimento e provações o velho Santiago passou e o leitor junto com ele.
comentários(0)comente



Lavysy 29/06/2024

Canção de Partida
A trilha sonora desse livro é definitivamente "canção de partida", e a assim como a música o livro é bom. Contudo, é claramente um livro que eu vejo que você tem que se ver na história, e não aconteceu comigo. A história parecia não fazer sentido na minha cabeça e por conseguinte foi cansativo e eu só pensava em acabar.
Espero reler esse livro em alguns anos e ter uma experiência melhor.
comentários(0)comente



Luciana 28/06/2024

Santiago nos traz uma lição sobre resiliência, respeito ao mar, aos peixes e resignação com sua própria condição , tanto externa quanto interna.

Para mim o mais bonito do livro foi a relação dele com o menino Manolin. A sensibilidade do menino em perceber e lidar com a condição do velho Santiago é tocante.
comentários(0)comente



DougML 28/06/2024

Um ótimo recorte da literatura americana "O velho e o mar" é uma experiência de leitura contemplativa. Acompanhar Santiago em sua jornada de perseverança mostra muito sobre as diversas facetas da vida humana, como narrativa principal a perspectiva de um idoso para com o resto do mundo.
Izadora 28/06/2024minha estante
Ce deu só três estrelas pra esse livro? Poxa hahaha é um dos meus favoritos do Hemingway, só perde pra Por quem os sinos dobram


DougML 30/06/2024minha estante
Talvez eu tenha sido meio rígido kekekeke, só não é muito meu tipo de livro




2792 encontrados | exibindo 181 a 196
13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR