O Velho e o Mar

O Velho e o Mar Ernest Hemingway




Resenhas - O Velho e o Mar


2792 encontrados | exibindo 241 a 256
17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 |


tiagovalente.blog 28/05/2024

Ordinário vira Extraordinário
Existem experiências que ficam eternas em nosso consciente por toda a vida.

Quando lemos livros dos grandes e notáveis escritores da história, sempre esperamos estar diante de uma experiência impactante, e conseguir ser surpreendido é melhor ainda.

“O Velho e o Mar”, de Ernest Hemingway, representa isso.

Mesmo depois de terminado, ele continua reverberando na minha cabeça.

Sobre o que é “O Velho e o Mar”? É sobre um velho pescador, e sua luta para pescar um peixe. Parece simples? E é. Grandes escritores conseguem transformar o ordinário em extraordinário.

Anos em Cuba
É estranho pensar em um escritor americano escrevendo sobre um pescador cubano chamado Santiago, mas acontece que Hemingway morou por 20 anos na ilha de Cuba, além de ter sido um exímio pescador.

Sabendo dessas informações, entendemos como ele consegue descrever com precisão o trabalho de um pescador. Pouco importa se você sabe algo de pescaria, acontece que Hemingway nos coloca na pele de Santiago, com suas dores, anseios e perseverança; como se estivéssemos, também, pescando em alto mar.

O Velho e o Mar
É um livro sobre um veterano pescador Cubano chamado Santiago, que vive numa maré de azar, e não consegue capturar peixes há um bom tempo.

Seguindo sua rotina, Santiago sai um dia para pescar, e se depara com um dos maiores desafios da sua vida, capturar um Marlim gigante.

Acompanhar essa batalha, pelos olhos de Hemingway, foi uma das coisas mais emocionantes que senti lendo.

Diálogo Interno
Santiago tem constantes diálogos internos e externos, conversando consigo mesmo. Ele solta suas lamentações, e tenta se auto motivar para manter sua confiança e não desistir.

Em um desses diálogos, há um épico conto, bem curto, sobre uma queda de braço que ele enfrentou quando jovem, e só essa história daria um livro. É muito bom.

É tão bom que, em um curta animado vencedor do Oscar, baseado em “O Velho e o Mar”, eles adicionam esta passagem também.

Emoção
Acabei lendo tudo em uma leitura. Poucos livros te prendem dessa forma hipnotizante.

A emoção é muito forte. Você se desgasta como Santiago, se emociona, e tudo isso com a simples história de uma pesca.

Para mim, esse é o grande barato de “O Velho e o Mar”, mostrar que é possível ser simples, mas ao mesmo tempo complexo, e que não há desculpas para não criar boas histórias.

Quando Hemingway acabou de escrever o livro, disse que essa era a melhor obra possível que conseguiria escrever. Em 1952, publica “O Velho e o Mar”, ganhando o prêmio Pulitzer de Ficção (1953), e em 1954, é então laureado com o Nobel de Literatura.

Curta do Oscar
Além de todo o reconhecimento literário, um curta de animação baseado em “O Velho e o Mar”, ganhou o Oscar em 2000.

Em 1958, o filme “O Velho e o Mar” estreia, e em 1959, leva 3 Oscars para casa.

Há algumas outras adaptações de menos sucesso.

Hemingway e Eu
Por acaso é um dos únicos artistas de renome que nasceram no mesmo dia que eu, 21 de Julho.

Não acredito em signos ou algum misticismo sobre isso, mas gosto de coincidências.

Hemingway achou que era a melhor obra que ele conseguiria escrever, eu acho que é uma das melhores obras que já li.

site: https://tiagovalente.blog/o-velho-e-o-mar-1952-ernest-hemingway/
comentários(0)comente



Sophia 26/05/2024

O velho e o mar
Livro extremamente chato e entendiante, não entendi a mensagem, não entendi o sentido da história, nunca indicaria só li por conta da escola
comentários(0)comente



Eduarda 26/05/2024

Meu primeiro livro do Hemingway. Um livro simples, curto e com uma escrita super fácil. A história é envolvente, especialmente no final.
comentários(0)comente



Joao Vidal 26/05/2024

Que triste esse livro kkkk
É meio polêmico falar isso mas tipo, quando eu fui começar a ler, pensei que seria tipo o melhor livro do mundo por ter ganhado prêmio Nobel e tudo mais. Só que é, na verdade, um livro bem simples até. Tem 95 páginas, a leitura é bem fácil e não tem nada de taaaaaaaaooo surpreendente assim, não me leve a mal o livro é ótimo mas é bem simples comparado ao que imaginei que seria
comentários(0)comente



salles27 21/05/2024

Maior que a luta do Santiago contra o peixe e os tubarões foi a minha com esse livro, sua linguagem e tudo mais.
comentários(0)comente



andrecaztro 20/05/2024

Direto ao ponto. Sem simbolismos. Cru. Real.
Entender essas características do estilo da escrita desse livro é indispensável para se envolver ao máximo com a história. Ao final, me senti completamente derrotado, porém da maneira mais amarga e menos dramática possível. Excelente.
comentários(0)comente



Daniel1242 19/05/2024

Sem sombra de dúvidas um dos meus livros favoritos, a forma como é narrado me fez permear completamente a história e os sentimentos do pescador.

Uma linda história de um homem azarado e resiliente, vencido não por um corpo velho, nem pela falta de esforço, mas pela falta de sorte.

Consegui sentir em cada passagem do livro os sentimentos do velho, quase como se me fosse uma história contada a mim pessoalmente.

Com toda certeza procurarei mais obras do autor e com uma expectativa muitíssimo alta.
comentários(0)comente



iorimarch 19/05/2024

Senhor, que livrinho triste?
narrativa simples, porém direta e comovente.
não tenho muito o que declarar, apenas leia e sinta!
(vale muito a leitura!).
comentários(0)comente



CinMeireles 18/05/2024

"I wish I could feed the fish, he thought. He is my brother. But I must kill him and keep strong to do it."

Com uma narrativa de tom fabulesco, O Velho e o Mar nos dá uma aula sobre a alma humana e a necessidade de sobrevivência.

O que mais gosto nesse livro é a relação do pescador Santiago com o mar, e sua plena consciência de que não é melhor ou pior do que os peixes que pesca - e que, ainda assim, precisa matá-los para sobreviver. Há uma certa beleza na consciência de que, como humanos, não estamos fora da natureza que tentamos, muitas vezes de forma errada, proteger.

Outra mensagem que considero belíssima nesse livro é a de que podemos, mesmo com todos os nossos esforços, fracassar - e isso, em nenhum ponto, desmerece a luta travada. Santiago vence o marlim, mas é vencido pelos tubarões; ele retorna ao porto ferido, de mãos vazias, e com um profundo senso de derrota. Porém, sua luta o tornou novamente respeitado aos olhos de sua comunidade, e teve a pequena vitória do retorno de seu aprendiz Manolim, a quem Santiago tem como um filho.

Um dos mais belos livros que já li, me deixou ansiosa para ler outras obras de Hemingway.
comentários(0)comente



LucasMiguel 17/05/2024

A epopeia humana
As grandes obras literárias são aquelas que, partindo de uma experiência particular, articula símbolos universais. Fazer do rio da sua aldeia maior e mais belo que o rio Tejo, como fez Fernando Pessoa.

Hemingway, um dos mestres da escrita simbólica, atingiu quase a perfeição neste quesito que eu aconselho ler de uma tacada só, como fiz nesta releitura.

Aliás, reler clássicos é sempre muito interessante porque, não obstante sejam as mesmas palavras dispostas na mesma ordem, nós já não somos os mesmos desde a primeira leitura e, esta magia alquímica altera o próprio texto.

“O velho e o mar” possui uma história banal: um velho pescador que, estando há 84 dias sem pescar um único peixe, parte sozinho para mais uma tentativa esperançosa de voltar para casa bem sucedido.

Desta forma, praticamente todo o livro se passa no espaço de um barco e o enredo se desenrola dentro da cabeça do pescador que revela todas as suas esperanças, seus medos e suas angústias que são, também, de todo o gênero humano.

Hemingway se tornou famoso por seu estilo de escrita “iceberg”. Assim como o bloco de gelo que mantém a maior parte de seu volume submerso e, portanto, invisível, o autor escreve de uma forma falsamente simples porque esconde o substancial, deixando-o sempre subentendido.

Para que seja possível enxergar o fundo da narrativa, é preciso muita atenção e muita vivência. Somente a idade nos permite entender quão profundas são as águas da experiência humana, infinita de possibilidades, não obstante caibam todas elas em um pequeno barco de um pobre pescador. Por isso, reler o velho e o mar é uma experiência mais tocante que lê-lo.

O pescador Santiago é, dentre todos da literatura com que já tive contato, o que mais eu me afeiçoei. Eu realmente me importo com ele, entendo-o, quero desesperadamente ajuda-lo. Hemingway nos transmite uma humanidade tão grande em tão poucas páginas que chego a acreditar que a literatura não é mera representação, por meio de signos, da vida. Ela é a própria vida.

“O velho e o mar” poderia ser classificado como um livro “anti auto-ajuda”: acredite em você, jogue boas energias em seus empreendimentos, aja corretamente e, ainda assim, a vida pode te arremessar contra o cais; ainda assim, as tempestades tentarão quebrar sua vontade; predadores, reais e fantasmagóricos, destruirão você aos poucos: a vida é uma causa perdida, não há saída porque o fim dela é sempre o Fim.

O texto, embora não deixe explícito, trata sempre da morte. É no insucesso, na humilhação e no reconhecimento da vida como um oceano negro, perigoso e imprevisível que Santiago se reconhece, em uma experiência de epifania, indiferente ao peixe que luta para pescar, indiferente aos tubarões que disputam seu pescado, indiferente às aves que pairam a embarcação. Santiago, portanto, é batizado pelas águas da alteridade na mesma proporção que nós, leitores, porque a experiência literária é, sempre, uma experiência de reconhecimento no outro, nunca em nós mesmos, a razão de continuarmos navegando neste oceano hostil, embora saibamos que, inevitavelmente, o mar nos irá consumir por inteiro.

No entanto, voltar para casa com o peixe tão sonhado não pode, nunca, ser a razão para continuarmos a travessia. Podemos fazer tudo certo e ainda assim tudo terminar errado. O importante é sempre se orgulhar da pescaria, nunca do peixe. A vida é cruel, violenta, selvagem e sempre fatal, o que ela exige da gente, já dizia Guimarães Rosa, é coragem.

comentários(0)comente



Edna Souza 14/05/2024

O velho e o mar
Conta a história de um pescador que, depois de 84 dias sem conseguir pescar um só peixe, acaba fisgando um enorme, que resiste e o leva para alto mar. Com essa luta, leva o velho a uma derrota diferente da que ele imaginava.
comentários(0)comente



luisawrr 11/05/2024

Emocionante demais
Que escrita poderosa meu deus. Através de um enredo simples o autor consegue nos envolver na história de maneira mt inesperada. Os monólogos do Santiago, falando com o peixe no mar me tocaram demais. Não é atoa que o livro ganhou o prêmio Nobel de literatura. Definitivamente uma lição sobre perseverança e muito muito respeito. 5 estrelas sem dúvidas.
comentários(0)comente



isadora.borsato 11/05/2024

"Mas, afinal, nada há que seja fácil na vida."
Santiago é um pescador muito velho e muito sábio. Numa vida sofrida, não permite que a dificuldade o esmoreça. Ele nos mostra a tenacidade do homem simples, daquele que luta pela sobrevivência todos os dias, e mesmo diante da derrota, jamais deixa de lutar com a força e coragem que possui, ainda que diminutas.
Nada do que realmente vale a pena na vida, é fácil, sendo nessa dificuldade, onde reside a satisfação de alcançar um objetivo, aparentemente, inacessível.
O pescador pode não ter o final que o leitor espera, visto que, na ilusão da ficção, sempre se anseia que todo esforço seja recompensado em igual medida. Mas a verdade é que, "O velho e o mar" nos mostra o quão injusta parece ser a vida, e talvez seja, porém, independente da sorte do dia, todos temos que nos levantar amanhã, para tentar pescar, mais uma vez.
comentários(0)comente



Thiaguinho 11/05/2024

Reflexivo
É um livro que nos faz pensar muito. Ele traz diversas reflexões sobre respeito, perseverança e amizade
comentários(0)comente



Alexandre 10/05/2024

A Vela e o velho
A obra que elevou Hemingway ao status de Nobel da literatura. Texto conciso, desenrolado, claro e profundo como a superfície e as profundezas do mar. Recomendo!
comentários(0)comente



2792 encontrados | exibindo 241 a 256
17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR