O Velho e o Mar

O Velho e o Mar Ernest Hemingway




Resenhas - O Velho e o Mar


2792 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


bitt.bonn3s0 23/09/2024

Eu, sinceramente, não entendi muito bem. Mas sei que o papito velhito é um homem de respeito e muito persistente, e, mesmo que falem que é uma pessoa azarada, não acho. Teve muita sorte em achar o menino, que se preocupa muito com ele, e de ter aguentado firme o tubarão que ele pescou. E espero que a imagem da mão dele no final não signifique morte, para mim ele é eterno
comentários(0)comente



trdll 22/09/2024

36º leitura de 2024
Um livro com um poder de imersão sem igual, você sente e se compadece com a luta do velho. Acima de tudo, é uma obra que fala sobre a vida e suas batalhas, sobre resiliência, solidão, dores, gratidão, esperança, oportunidades, compaixão e sobre a linha tênue entre vitória e derrota. É mágico ver como o autor faz um simples conto de pescador carregar tantos acontecimentos valiosos.

Esse livro realmente foi impactante para mim. Em todo momento da batalha entre o velho e o peixe, eu pensava nos ensinamentos budistas sobre compaixão e consciência. Consciência porque sempre nos é lembrado de ter gratidão pelo alimento que comemos, pois existiu grande esforço de muitas pessoas para ele chegar em nossa mesa. Nas dúvidas do velho sobre o merecimento ou não das pessoas que iriam saciar a carne daquele peixe e na dor que ambos passaram durante toda a batalha, eu percebi como um koan. Sobre a compaixão, chega a ser óbvio. O velho enxergava os humanos como irmãos dos peixes e aves, algo como iguais, dignos das mesma honras, ou até mais merecedores delas. Compaixão é entender o outro como parte de você, se essa parte sofre, então você também sofre. E não para por aí, acontece essa identificação até mesmo com os supostos inimigos, os tubarões. Em certa parte da história, o velho diz que as feras não são muito diferentes deles, já que também estão apenas matando o peixe, apenas sobrevivendo.

Aproveitando esse gancho, outro ponto interessante é como o velho tenta se manter presente, não vaguear em pensamentos, como é descrito em diversos momentos da obra onde ele diz para si mesmo para "não pensar". Mais uma vez, o conto vai de encontro ao ensinamentos de Buda. Estar no momento presente e apenas fazer. Não pensar e apenas pescar o peixe, apenas se concentrar na batalha que ocorre no agora.

Poderia falar muito mais, mas em resumo é isso, uma obra magnífica. Recomendadíssimo!
comentários(0)comente



Maely_07 22/09/2024

Reflexivo
A história é curta mas extremamente envolvente e a gravura dos desenhos te abraça enquanto você lê mostrando um realidade te fazendo refletir e pensar sobre tudo o que a história retrata
comentários(0)comente



becaesousa 22/09/2024

Bom
Não costumo gostar de histórias marítimas, mas essa escrita é muito agradável e diferente, de modo que gostei, no fim das contas.
comentários(0)comente



Adriana.Madella 22/09/2024

Emocionante
É um daqueles livros que você vai se pegar pensando hora ou outra, fala sobre como nossas lutas são somente nossas, com certeza me lembrarei dele quando estiver passando por um momento difícil.
"Eu nunca tinha sido derrotado e não sabia como era fácil. E o que me venceu?", pensou ele.
- Nada - Disse em voz alta. - Fui longe demais.
comentários(0)comente



Henrique 20/09/2024

O Velho e o Mar.
Assistir ao embate do homem humilde contra a natureza é já saber o resultado, mas a contemplação é o ponto forte dessa leitura. O respeito que o velho demonstra pelo mar e seus seres é muito bonito, e ao torcer pela sucesso da Odisseia daquele humilde pecador, você vibra com as (quase nulas) vitórias e fica devastado pela derrota que escancara a realidade na face do protagonista. Dificilmente existe vitória quando todas as chances estão contra você, independente do que os coaches digam.
comentários(0)comente



Cecilia 19/09/2024

Um livro pra apertar o coração
História linda, angustiante em pontos e triste em muitos outros. Leitura rápida e envolvente. Por mais que algumas situações fossem de difícil visualização, o sentimento e o carinho pelo velho foram muito reais. Queria saber como ele ficou depois, espero que tenha conseguido vender um peixe maior ainda com a ajuda do menino. Um daqueles personagens que nunca vou esquecer, me emociono de pensar nele e na sua história. Me tocou profundamente. As reflexões do velho são de uma simplicidade e complexidade, me faz pensar em tantas pessoas que levam vidas parecidas. Enfim, recomendo!
comentários(0)comente



Renan.bran 19/09/2024

Um clássico que merecidamente ganhou o Nobel
Excelente história sobre a velhice e suas limitações, achei extremamente sensível ao passo que também é fiel ao cenário da difícil vida que pescadores pobres levam. É um livro curto e faz jus ao título de clássico pelo estilo fluído e rico de narrativa.
comentários(0)comente



Tamiris.Bonatto 17/09/2024

Página 134
"Agora não é o momento de pensar naquilo que você não tem. Pense antes no que pode fazer com aquilo que tem.?
comentários(0)comente



Thomas.Seabra 16/09/2024

Quando eu comecei a leitura eu não botei tanta fé de que iria gostar, pois não sou fã de drama, mas me surpreendeu. Uma escrita e história fascinante onde você sente as emoções e é como se você estivesse junto com o velho no mar. Recomendo para quem gosta de livros melancólicos, é ótimo para ler em um domingo a noite.
comentários(0)comente



Francisco Lucas 13/09/2024

A aspereza do oceano
Eu defino a temática como a dura e impiedosa jornada de um velho pescador em busca da sua sorte, uma luta contra a natureza e suas próprias limitações como homem. A escrita é sem adornos, descritiva e direta, quase indiferente aos perigos que o protagonista enfrenta na história, mas, ao mesmo tempo, cativa e nos faz nos importarmos por ele. Recomendo.
comentários(0)comente



Karen876 13/09/2024

O velho e o mar
Conta a história de um pescador idoso e solitário, retrando de forma resiliente e digna seu desafio com a pescaria. É uma metáfora sobre perseverança, coragem e vulnerabilidade. É una história muito bonita
comentários(0)comente



rayane.goliveira 12/09/2024

"O homem não foi feito para a derrota."
Uma história em que o fim parece um pouco injusto, mas que, ao refletirmos, percebemos que a vida é assim: um resultadado positivo não virá apenas porque você se esforçou muito. E, ter um resultado ruim, não significa o fim, pois a vida continua.
comentários(0)comente



Arthur2411 11/09/2024

Simples e enxuto?
A primeira coisa que me chamou atenção qnd eu comecei a ler foi a escrita extremamente direta do autor, ela vai completamente direto ao ponto o que até que da um andamento bom pro texto mas sinto que o livro se aproveitaria demais de uma linguagem com um carater mais lírico.
É completamente nítido que o livro tem um sub texto absurdamente gigantesco por tras de um enredo simples e enxuto e cabe completamente ao leitor trasformar a simples historia de um pescador que esta passando por uma maré de azar em algo que impacte ele.
Uma da coisas que passou pela minha cabeça principalmente perto do final da obra foi a semelhança com o mito de Sísifo só que sobre a perspectiva do absurdismo de camus, o jeito que o Santiago enxerga o peixe quase como um irmão e associa a luta entre eles quase como o motivo da sua existencia, pra mim isso faz uma ligação direta ao Sísifo de Camus e a necessidade de fazer amizade com a nossa ''pedra'' para darmos um pouco de conforto ao absurdo da existencia humana, outro ponto que eu achei interresante é o caráter quase sagrado que o hemingway trata a natureza nessa obra, a descriçao de todo o ambiente e vida marinha é bem exaltado durante o livro e ao mesmo tempo dando uma enfase gigante na pequenez do ser humano perante a natureza, o que me leva a pensar que toda a jornada do Santiago também simbolizou uma luta contra o proprio envelhecimento.
Eu realmente nao consegui elaborar nenhum raciocínio sobre muitas coisas desse livro, toda a parte dos sonhos do Santiago eu acho que tem muita coisa pra dizer mas eu não consegui entender, também tem a idolatria dele pelo jogador de baisebol que nao me comunicou muita coisa. É um livro que tem muita coisa pra pensar depois da leitura e mesmo com as pouquisimas paginas se tem uma coisa que esse livro não é , é simples.

Bianca 17/09/2024minha estante
Que comentário certeiro, sobre a obsessão por beisebol acredito que seja uma metáfora as leviandade de vida, não é atoa que em um momento em que estava quase desistindo ele começa a divagar sobre isso para conseguir aguentar a dor.




Alexandra153 10/09/2024

Historia simples com mensagem profunda. Sobre amizade, sobre o amor ao mar e à pesca, sobre perseverança, sobre insistir até ai limite, sobre obter o respeito dos outros mesmo quando não se consegue trazer o peixe mas apenas a sua carcaça.
comentários(0)comente



2792 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR