O Velho e o mar

O Velho e o mar Ernest Hemingway




Resenhas - O Velho e o Mar


2791 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Mimi Macedo 19/11/2024

Encantada!!!
Um misto de; quero saber o que aconteceu com ele e o peixe, e ao mesmo tempo encantada com a força e resistência do Santiago, de longe não imaginava que era um livro de apenas um capítulo, porém, reconhecendo que a cada nova página, não poderia ser diferente. Tão rico em detalhes de belezas naturais e principalmente de; que apesar de toda as circunstâncias é preciso continuar lutando.
comentários(0)comente



Aline221 18/11/2024

Um belo livro
Tudo o que nele existia era velho, com exceção dos olhos que eram da cor do mar, alegres e indomáveis.
comentários(0)comente



Daianne.sgs 18/11/2024

Fácil e poético
Essa é uma das histórias mais lindas de amizade que eu pude ler na literatura.
A escrita de Hemingway é simples , porém poética com várias camadas de interpretação.
Sem muitas metáforas exageradas e sem muita utilização de adjetivos, a leitura é fluída e a descrição perfeita do mar do Caribe.

O enredo é encantador mostrando a simplicidade e o caráter do velho Santiago e do menino Manolin que se unem em uma amizade regada por companheirismo e amor. A relação do homem com a natureza é explorada de forma linda na interação entre Santiago e o mar, por fim, uma novela curta em número de paginas, mas com um profundidade enorme.

comentários(0)comente



Alex 17/11/2024

Sonhando com leões
"Mas o homem não foi feito para a derrota, disse em voz alta. Um homem pode ser destruído mas nunca derrotado".

O velho e o mar traz um cenário que, apesar da simplicidade, tem muitos reflexos nas lutas cotidianas, com a solidão da velhice e a descrença no EU.

Dessa forma, muitas vezes Santiago se traduz como um humano como nós, que tenta justificar frustrações pelo excesso de problemas da vida, no caso dele a velhice, a ausência de Manolin e a "falta de sorte".

Porém, o livro é um grande ensinamento sobre persistência, nos mostrando que os limitantes físicos e emocionais podem ser combatidos com serenidade e motivação.

Hemingway, em poucas páginas, consegue trazer diversas camadas de sofrimento ao protagonista, que encontrava-se na tortuosa sequência de 84 dias sem um peixe sequer, mas que encontra um Marlin, o maior peixe -talvez maior desafio- da vida de Santiago.

Excelente leitura, com uma densidade emocional massa e um baita final de reflexivo sobre a dureza da vida e a recompensa do esforço.
comentários(0)comente



Joabe31 17/11/2024

O 85° dia é um dia de sorte
O velho e o mar te conta uma boa história de pescador. Na verdade, te faz viver ela. Sorte e empenho. Vida e morte. Amizade e solidão.

Com sua habilidade de escrita singular, Hemingway conta uma história que pouco se fala, mas muito se diz.

Como um café expresso, o velho e o mar deve ser apreciado, mesmo que curto.
comentários(0)comente



Marion 17/11/2024

Uma linda história de pescador
Histórias de pescador são sempre exageradas, essa apesar de exagerada, é linda. Conta como o ser humano luta até o último suspiro para seu objetivo.
comentários(0)comente



Lucas César 16/11/2024

A luta de um velho contra o mar (mas não apenas isso)
Até onde uma pessoa vai para conseguir o que quer? Esse livro é um bom exemplo, nele vemos a luta não apenas de um pescador contra um grande peixe, mas também contra a solidão, contra a sua velhice, contra ameaças externas e contra o seu eu, tudo isso para tentar conseguir o que desejava.
comentários(0)comente



Gabriel1994 13/11/2024

O velho e o mar.
No começo eetava achando o livro deveras lento e muito descritivo, o que me fazia achar um pouco desinteressante, entretanto a partir do momento que Santiago se encontra com o peixe o livro/tudo gira em torno disso as coisas fluem de uma maneira bem melhor. Um livro com uma pegada bem imaginativa e descritiva que nos faz pensar um pouco sobre orgulho, forças da natureza e destino; recomendo a leitura desse classico que possui um final de deixar cair aquele cisco do olho.
comentários(0)comente



Fernanda.Caputo 12/11/2024

Sobre não ceder. Persistir e lutar até o fim.
"Mas o homem não foi feito para a derrota, disse em voz alta. Um homem pode ser destruído mas nunca derrotado".

Como tanto pode ser dito em tão poucas páginas, na simples luta de um pescador contra um peixe?

Hemingway conta um episódio da vida de Santiago, um pescador que estava há 84 dias sem conseguir pegar um peixe. Manolin, um garoto, é seu único amigo, e a relação entre os dois é de mútuo respeito e cuidado. Santiago se lança ao mar com a esperança de uma boa pescaria e se depara com o maior desafio de sua vida: fisga um enorme peixe que irá exigir todas as suas forças.

Santiago é sensível, ele respeita a natureza e seu adversário, sente até compaixão pelo peixe, mas entende que também precisa sobreviver.

A relação entre Santiago e o peixe, a luta por sobrevivência, as reflexões que ele faz sozinho em alto-mar, suas dúvidas e incertezas, a persistência a despeito de todos os problemas, a força tirada sabe Deus de onde para prosseguir. É um paralelo com a vida.

"Tenho de aguentar. Não posso sequer pensar em fraquejar. (...) Era uma grande tentação ficar ali descansando (...) Nunca estive assim tão cansado em toda a minha vida. (...) Tenha calma e encha-se de força. Aguentem, pernas. Faça-me o favor de conservar-se lúcida, cabeça. (...) Conserve-se lúcido e aprenda a sofrer como um homem. Ou como um peixe".

Que livro impactante. Sobre não ceder. Persistir e lutar até o fim.
comentários(0)comente



juliana3592 12/11/2024

Sonhando com leões
"O ser humano não é feito para a derrota: o ser humano pode ser destruído, mas não derrotado.?

O Velho e o Mar foi a obra que consolidou a reputação literária de Hemingway e ainda rendeu um Prêmio Pulitzer, sendo uma de suas obras mais aclamadas.

Eu não pretendia falar dessa obra tão cedo, mas quando vi mencionarem na novela das seis, fiquei inspirada a escrever! Fui apresentada ao livro e ao autor através de um professor muito querido por mim e, quando conversamos a respeito do livro, me tirou lições valiosas.

É um livro curto e com algumas ilustrações muito bonitas das cenas, a leitura é fluida e confortável, facilmente lido em um ou dois dias.

Ele fala sobre solidão e perseverança de Santiago, um velho pescador e sua determinação inabalável diante do azar em não conseguir capturar nenhum peixe. Santiago vive sozinho e por vezes tem a companhia de um rapaz que o ajuda no barco, se preocupa com ele e cuida, procurando alimento e conforto para os dois. No entanto, o velho parte sozinho na sua aventura para longe da costa, no intuito de capturar um grande peixe.

Na conversa, meu professor questionou o que eu pensava a respeito do título do livro. A princípio, parece bem comum, mas não é por acaso. Santiago passa seus dias solitários conversando com o mar, num diálogo profundo e cheio de reflexões que ele adquire ao longo da sua jornada. É uma conversa do velho e do mar. O velho fala, o mar responde.

Depois de tanto esforço, ele consegue capturar um marlim, que é um peixe muito maior do que ele, e o que se sucede são dias de uma luta épica entre o velho e o marlim, de modo que ele acaba desenvolvendo um grande respeito pelo peixe, sua força e beleza.

O fim é cruel e triste. Dá signicado às lutas pessoais e mostra que a vida não é justa, mas nenhuma luta é em vão ou desperdiçada.
comentários(0)comente



Laísa 12/11/2024

Lições de vida muito importantes
É o primeiro livro que leio do autor, então não tenho base para comparação. Mas já li outros clássicos e tenho isso como base. O livro é bem curto e fluido, não tendo divisões de capítulos, mas tem belas ilustrações representando o que fora dito nas páginas próximas. Apesar disso, eu confesso que criei expectativas de um desfecho diferente, mas não me decepcionei. Na verdade, tirei muitas lições valiosas que não quero mencionar para não estragar a leitura de outras pessoas que possam usar minha resenha como base. Enfim, vale a leitura.
comentários(0)comente



Carolina.Virga 12/11/2024

Tristeza bonita
Livro curto, poético, confortável de ler. Fiquei triste durante o livro e no final estava triste também. As vezes a vida não é justa. Belo livro. Amei
comentários(0)comente



Vivi 11/11/2024

Então!
Acho que eu criei muita espectativa e por isso me decepcionei. É um clássico que vale a pena, mas não foi tudo o que eu esperava.
Victoria995 11/11/2024minha estante
Eu também não gostei muito. Achei um pouco cansativo.




Hoelscher 10/11/2024

Sobre Resignificar
Finalmente entendi o motivo de Hemingway ser tão aclamado. Esse livro me envolveu do início ao fim, e por mais que seja um livro fácil de se ler, a compreensão dos temas exige muita atenção do leitor. As reflexões são belíssimas, e o ponto central dessa beleza está na simplicidade da vida de Santiago. Para mim, foi um livro que falou diretamente sobre resignificar algumas coisas que obtemos (ou até mesmo aquelas que perdemos), principalmente as conquistas. É um livro lindo.
comentários(0)comente



Fernanda.Navarro 10/11/2024

Só leia
É um livro muito curtinho que fala sobre perseverança e amizade. É triste e a determinação do velho em trazer aquele peixão pra casa me emocionou. A narrativa é maravilhosa, você torce o tempo todo pro velho como se fosse o próprio menino. Nas entrelinhas o enredo aborda a solidão ao envelhecer, fala sobre experiência e de uma certa forma da perda das capacidades. Todo mundo deveria ler.
comentários(0)comente



2791 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR