O Velho e o mar

O Velho e o mar Ernest Hemingway




Resenhas - O Velho e o Mar


2792 encontrados | exibindo 301 a 316
21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 |


@brunologan7 14/04/2024

Nem sempre vencer, mas lutar
No dia 85 as coisas hão de melhorar. Assim pensava o velho Santiago, um senhor que não tinha sucesso em suas empreitadas no mar há 84 dias, e por isso era tido como o mais azarado dos pescadores diante da comunidade onde vivia.

Neste clássico da literatura mundial, nós acompanhamos a jornada solitária do senhor Santiago em busca do seu sustento e de mostrar o seu valor aos seus semelhantes. Ele que, embora seja muito respeitado pelo seu jovem amigo Manolin ? a quem ensinou tudo sobre pescaria ? sente o ímpeto de não se render ao fracasso que vem acumulando.

O velho pescador parte sozinho, e protagoniza uma aventura inesperada, pois acaba pescando um peixe maior que o próprio barco e que não se rende fácil. Daí em diante acompanhamos uma série de monólogos do velhinho, em sua solidão no mar que é apenas um reflexo da solidão que é a sua própria vida pacata e paupérrima.

Cheio de lições que podem ser facilmente interpretadas por múltiplas perspectivas, este livro me emocionou bastante. Em muitos momentos me vi na pele do senhor Santiago e por muitas vezes fui confrontado por ele e sua resiliência inabalável.
comentários(0)comente



Alexandra 12/04/2024

O velho e o mar
A crítica diz que é uma história baseada na vida do autor.
Mas eu vi outras questões abordadas de maneira simples, mas profunda.
Vi a uma história de amizade entre um velho e um menino. Vi uma crítica da pesca predatória em grande escala versus a pesca pela sobrevivência, mesmo que de um peixe tão grande cujo tamanho não havia sido visto ainda.
Vi que independente da idade, todos podemos ainda tentar um grande feito e que a experiência conta muito.
Um clássico da literatura mundial que gostei e indico!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Clara3486 11/04/2024

Tudo mata tudo de uma maneira ou de outra
eu senti várias coisas diferentes lendo esse livro. no início, me deu uma sensação estranha de que eu estava lendo um livro nacional.
a história é bem simples e realista, e a escrita fez com que eu tivesse vontade de continuar lendo.
quando vi que não era dividido em capítulos, isso me incomodou um pouco, mas a falta de capítulos fez sentido à medida que eu ia lendo, até porque percebi que era um livro bem rapidinho e dinâmico.
muitos pensamentos do velho pescador são reflexivos, e eu gostei demais das vezes em que ele pensava no Manolin ou em beisebol, pra mostrar como o homem é simples mesmo.
na minha opinião, às vezes, a obra é chata, por ser muito parada, e ate frustrante, e não entendi muito bem por que ela se tornou um clássico. talvez por causa das mensagens profundas explicitadas de forma simples.
apesar de algumas coisas que não me agradaram, eu recomendo a leitura.
comentários(0)comente



Julia.Simões 11/04/2024

Desolada
"Eu nunca tinha sido derrotado e não sabia como era fácil. E o que me venceu?"

Estou completamente devastada, não pensei que fosse sentir algo tão profundo por esse livro que até então eu não estava gostando, inclusive pensei muito em desistir. É muito injusto o que aconteceu, o velho sofreu tanto, o peixe sofreu tanto e isso tudo pra que? Malditos tubarões! Eu tô igual o menino, chorando e chorando.
comentários(0)comente



Pri 11/04/2024

Lição de vida
Achei o tempo de luta entre o velho e o peixe meio cansativo. No mais, a mensagem do livro é muito bonita, sobre resiliência, perseverança, fé, autoconhecimento, velhice... Não a toa tornou-se um clássico.
comentários(0)comente



Carlos.Eduardo 07/04/2024

??????????????????????????????????????????????????
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



CibeleJLima 06/04/2024

Coragem e persistência
Muito bom o relato de persistência desse homem em fazer o que acreditava ser o certo!
Lutou com todas as forças pela sua conquista! Se teve sucesso? Basta ver a jornada que percorreu!
Um grande exemplo de que não devemos desistir diante das adversidades da vida. Muitas vezes o caminho vale mais que o resultado final!
comentários(0)comente



Jéssica Kist 06/04/2024

Um livro de humildade comovente.
O velho Santiago lembra em muitos aspectos meu próprio pai. Teimoso, garrudo, humano.

Recomendo a qualquer um que busque reflexão.
comentários(0)comente



yhanbarros 06/04/2024

O clássico dos clássicos!
Eu comecei lendo o velho e o mar com a expectativa lá em cima, afinal, eu ganhei esse livro de presente do meu amor.

É um livro simples e de história tranquila, mas com tanta intensidade e vontade de viver. A solidão do oceano que Santiago enfrentou e soube conviver com ela nos ensina muito. Assim como a sua luta com o peixe-espada e depois a sua luta para protegê-lo. A história é cativante e te prende tanto. Te faz querer mais e mais. Te deixa ansioso pelo reencontro de Santiago com Manolin. Te deixa aliviado, sabendo que o velho finalmente vai descansar por uns dias...

Eu amei o livro e tenho certeza que lerei outra vez.
comentários(0)comente



Marllon Oliveira 05/04/2024

85 é o número da sorte
Comecei a ler o velho e o mar com uma expectativa muito elevada por conta de várias recomendações e tudo mais, eu gostei muito do livro e recomendo fortemente esta obra. A leitura é muito fluida e fácil.

Em determinado momento da leitura, percebi que não era só sobre pescar um peixe e a luta para manter sua pesca à salva de tubarões. Talvez o velho Santiago viu ele mesmo naquele peixe que ele pescou e, a luta para mantê-lo inteiro perante aos ataques tubarões, é como se o próprio Santiago tivesse lutando para se manter ativo na atividade pesqueira, é como se ele se projetasse no peixe, tipo, quando alguém tem medo de expor, com medo de ser julgado, mas esta mesma pessoa é julgadora a ponto de projetar no outro, essa característica judiciosa, tipo isso. Não sei se quem ler isso vai entender meu ponto de vista, mas eu vi isso claramente durante a leitura e cada um tem sua interpretação e tudo bem com isso.
Um ponto bem importante também é a amizade de um menino, o Manolin com o velho Santiago, é de uma tremenda lealdade, muito tocante.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Malu Florio 02/04/2024

O Velho e o Mar
Velho. É o que sou. Quero tudo e nada quero. Posso? Permites-me tal ousadia? Subir a mais alta montanha, conhecer o algures e o nenhures; tocar o fundo de todos os mares e deitar-me com as estrelas e correr como o vento?

Primeiro livro do ano, primeiro livro clássico da literatura, primeiro livro de Hemingway.

Devo dizer que sempre fiquei com medo de me aventurar na literatura por medo de não entender o livro, ou as críticas, ou só me sentir burra mesmo.
E ainda sim, muitas vezes não entendo 100% o contexto em que foi escrito, não faço uma breve pesquisa antes para entender o momento da escrita. Ainda sim, me senti muito bem e acredito que foi uma excelente escolha nessa nova fase da minha vida como leitora, em que estou me tirando da zona de conforto.

O Velho e o Mar não é um livro difícil. Isso não quer dizer que seja um livro fácil, possui muitas camadas e é um livro que apesar de curto, pode ser relido inúmeras vezes e em cada uma delas você pode entender de uma nova forma, ver algo novo, ou só ser arrebatado novamente.

Uma história simples, com apenas 2 personagens (3 se você contar o peixe) que muito nos ensinam nessas poucas páginas. Com Santiago aprendemos a acreditar em si mesmo, e a ter resiliência para ultrapassar os desafios que a vida nos impõe. Com o Menino aprendemos o cuidado, o zelo, a empatia e uma linda amizade que transcende as barreiras da idade.

Me senti desafiada, mas a leitura me deu um senso de conquista que me mostra que eu posso mais. É só eu explorar. E que não é uma corrida, é um hobby meu comigo mesma.
comentários(0)comente



2792 encontrados | exibindo 301 a 316
21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 |