O Velho e o mar

O Velho e o mar Ernest Hemingway




Resenhas - O Velho e o Mar


2794 encontrados | exibindo 991 a 1006
67 | 68 | 69 | 70 | 71 | 72 | 73 |


Súh 27/03/2023

Desistir nunca!
Obra-prima da literatura que narra a história de um velho pescador e sua luta solitária contra um enorme peixe no mar. O livro é uma descreve a perseverança e à resiliência humana, que nos inspira a nunca desistirmos diante dos obstáculos da vida. A escrita de Ernest Hemingway é simples, porém profunda e poética, transportando o leitor para a atmosfera do mar e da pesca. Adorei cada página deste livro e recomendo a todos que apreciam uma boa literatura.
comentários(0)comente



luna.gaia 26/03/2023

"e ele sonhou com os leões"
Esse livro conta a história de um velho que é apaixonado pelo mar, que o respeita como um pai. seu fiel companheiro é um garoto que pescava junto dele antes de seus pais o mudarem de barco. o velho estava passando por um período de azar, sem nenhum peixe, mas em uma saída para longe da costa, ele fisga um enorme. cabe a ele, e só ele, levá-lo para a praia novamente.
achei a escrita meio pacata e descritiva demais, mas apesar de tudo, gostei da moral da história e da finalização do livro. é bem curtinho, então acaba não sendo tão cansativo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Niiihhh 26/03/2023

"tudo o que havia nele era velho, exceto os olhos"
O primeiro que tenho a dizer é que somente li este livro para a escola, do contrário, seria extremamente difícil que eu me propusesse a ler um livro como tal. Com certeza história não é do meu gosto e não me atrai em nenhum sentido especial, entretanto, após terminar de ler o livro e ouvir a análise feita pelo meu professor, descobri que esse livro é muito maior do que parece.
A história é cheia de simbologias e de significados ocultos, isso é algo que eu gosto. O tempo inteiro novos elementos com interpretações fascinantes nos são apresentados. Confesso que não entendi nenhuma delas de cara, e achei o decorrer da história extremamente chato, só descobri verdadeiramente sobre a história depois que o professor nos explicou tudo isso. A solidão da velhice, a persistência que se desenrola em uma luta de derrota, a esperança, e tantos outros. Muitos ensinamentos, principalmente sobre a vida. Mesmo assim, ainda não é um livro que me atrai e eu provavelmente só vou reler para fazer o trabalho. A história não me trouxe impacto ou brilho aos olhos.
comentários(0)comente



@cassia.f.o 26/03/2023

Persistência
Essa novela me deixou com um nó na garganta! Leitura rápida, mas angustiante. Sr. Santiago pescador local com uma vida tão sofrida, me sensibilizou com sua experiência de vida, persistência e respeito. Lembrei muito da minha família que resiste em tempos difíceis na caatinga. Me fez questionar até que ponto determinadas coisas valem a pena? Algumas coisas não podemos mudar mas será que ele faria tudo outra vez?
comentários(0)comente



Thayane Oliveira 25/03/2023

4/5
Não sei se entendi bem a moral da história. A narração é legal, mas não é daquelas que prende, esperava mais do final.
Carolina 26/03/2023minha estante
Achei esse livro fraco




maria10842 24/03/2023

O velho e o mar eu li pela escola e sinceramente, um livro bem razoável, traz ensinamentos mas nao seria um livro que eu espontaneamente pegaria pra ler
comentários(0)comente



marianahoneymoon 24/03/2023

O oceano e suas curiosas criaturas
Era a leitura leve que eu precisava.
Só eu que achei um tanto problemática essa obsessão do velho com o peixe?
comentários(0)comente



vital 24/03/2023

Muito ruim ?
Li o livro para escola! Não achei muito interessante o livro, muito menos a escrita, esse livro atinge um público muito pequeno e com certeza não são os estudantes que vão se interessar nessa história!
Raffaello3 24/03/2023minha estante
Que pena que não gostou


vital 24/03/2023minha estante
sim :(




Ana 24/03/2023

Até que ponto?
Tive que parar a leitura por diversos momentos, por ficar ansiosa com o que aconteceria com o velho, uma leitura emocionante e inquietante, excelente em reflexões. Até que momento é válido lutar por algo queremos? O que queremos é realmente o que precisamos? Desistir é mesmo assim tão ruim?
"Nem a verdadeira coragem é tão visível ou evidente quanto se pensa."
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Bea 22/03/2023

Clássico
Foi meu primeiro clássico, um livro que tinha muita vontade de ler e tive a sorte de achar em um sebo por (pasmem) R$3,00.
Achei a escrita bem tranquila (na minha cabeça clássicos eram maçantes, sem porém) e envolvente. Pode se tratar de basicamente um cenário, mas não achei que ficou maçante por isso, muito pelo contrário, quando você estava crente que tinha terminado, o mar vinha e pregava outra peça. Então, achei um livro com uma história forte, emocionante e ao mesmo tempo calma e leve porém boa, muito boa. Tinha expectativas sobre e com certeza, foram atingidas, mesmo não sabendo nada sobre a história. O fato de não existir tantos floreios também me conquistou na escrita, não precisamos dar voltas e voltas pra chegar no objetivo. Acho que pro meu primeiro clássico, foi uma surpresa boa!
Leiam, por favor ??
comentários(0)comente



21/03/2023

Solitude
O livro me trouxe duas grandes reflexões: solitude do ser humano e quando devemos aceitar a derrota.

O personagem Santiago na maior parte do livro está sozinho e se fortalece com isso, sempre encontrando formas de superar suas dificuldades e desfrutando desses momentos. Ele se encontra sozinho mas não é solitário. A solidão é quando estamos sozinhos contra nossa vontade e a solitude é quando buscamos estar sozinhos por qualquer que seja o motivo, mas reconhecemos a importância das relações à nossa volta.

Quanto à aceitar a derrota, não consigo definir nem buscar uma resposta para isso. Mas compreendi com Santiago que às vezes precisamos reconhecer e estabelecer nossos limites.

[...]"Além disso", pensou, "tudo mata tudo de uma maneira ou de outra. Pescar mata-me tal como me faz viver. O garoto é que me mantém na vida", pensou. "Não devo ter ilusões" [...]

Livro da vida 5/5.
Meu primeiro contato com o autor. Escrita direta e fluida. Um clássico maravilhoso. À medida que eu lia, os cenários vinham com facilidade.
Hemingway ganhou mais um fã.
comentários(0)comente



Jhoanny Kelly 20/03/2023

No mar aberto, havia um velho...
Santiago, meu velho, que jornada!
Jamais arruinaria a beleza da sua solidão em alto mar, mesmo sentindo estar no barco contigo, enquanto lia a sua história... mas preciso confessar que o observei de longe, como as aves de rapina que vinham alimentar-se dos peixes voadores...

Foi memorável ver a sua relação com o mar, o respeito com o espadarte, que é símbolo da sua vitória sobre todas as intempéries, ainda que tu não a reconheças. É preciso muita humildade para reconhecer a própria insignificância e o senhor fez isso com maestria.

No mar aberto, suas atitudes estapavam coragem, resiliência e abnegação para manter-se no seu propósito, mas foi a sua sensibilidade em colocar-se pequeno diante natureza que o manteve vivo.

Uma das histórias mais tristes que já li, porém que me trouxe muitos aprendizados...

Finalizada em 20 de março de 2023, às 10h29min.


??????????
Caio 20/03/2023minha estante
Voltou professora! Que bom. Rs




Ariane 20/03/2023

Espetacular!!
O Velho e o Mar foi o primeiro livro só Hemingway que eu li e eu me apaixonei!! A forma como é escrito é exemplar e a escrita é limpa, sem tantos floreios, dizendo exatamente o que precisa e quer dizer, sem exagerar. O debate do velho com ele mesmo foi muito bem construído e levanta diversas reflexões. Eu amei!! Já quero ler os outros!
comentários(0)comente



2794 encontrados | exibindo 991 a 1006
67 | 68 | 69 | 70 | 71 | 72 | 73 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR