Belle 15/01/2024
Uma verdadeira obra prima ??
Chegou a hora de falar sobre o livro que deu origem a um dos filmes mais famosos de todos os tempos, sim, estou falando do clássico "Clube da Luta" estrelado por Brad Pitt.
Considerado um clássico moderno desde o seu lançamento, a obra consagrou Chuck Palahniuk como um dos mais importantes e criativos autores contemporâneos, sendo também um cânone da cultura pop.
Na trama, Jack é um jovem executivo que sofre severamente com insônia. Para vencer tal mal, ele busca conforto indo a reuniões de grupos de apoio. Inclusive, é exatamente em um desses grupos que ele conhece uma pessoa especial, mas esse não é ponto mais importante da história, apesar dela ter um grande papel mais a frente.
Certo dia, durante uma viagem, ele conhece Tyler Durden, cujo é o idealizador do Clube da Luta, e passa a enxergar a vida de uma maneira totalmente diferente. Mal sabe ele, que a sua vida estava prestes a virar de cabeça para baixo, as lutas clandestinas eram só o começo, havia muito mais por trás disso.
Quando comecei a leitura deste livro, a primeira coisa que pensei foi: caramba, que viagem! E mesmo assim, não conseguia parar de ler. Cada página é uma explosão de detalhes, o que me fez criar diversas teorias. Por muito tempo, não sabia dizer o que de fato estava ocorrendo na trama ou que podia ser apenas delírio do personagem.
Percebi que ao longo da história, muitos pontos estão repetidos, como se tivessem o intuito de reafirmar algo que seja importante para a trama, por exemplo, as regras do Clube ou algum acontecimento. Apesar de acontecer com bastante frequência, não torna a leitura chata, mas sim, muito atraente. A sensação é como se estivéssemos na mente do protagonista.
Mesmo com todos esses detalhes e a história ser uma grande loucura, este livro me conquistou de tal forma, que me falta palavras para explicar. Acredito que a base com a qual ele foi moldado, a maneira como escrito, cheio de reflexões, críticas e conhecimento, juntamente ao humor negro do autor, foram os responsáveis por tal feito. E ainda tem o fato de que temos uma tendência a sermos atraídos pelo perigo e isso é o que mais tem nesta história.
E como muitos já disseram, esse livro é perigoso exatamente por ser tão atraente!
? "Você faz as pequenas coisas que foi treinado a fazer.
Puxe a alavanca.
Aperte o botão.
Você não entende nada daquilo, e então simplesmente morre."
? "Sabe o velho ditado que diz que você sempre mata aquilo que ama? Bom, veja, a recíproca também é verdadeira."
? "Talvez nos tornemos uma lenda, talvez não. Eu acho que não, mas espera um pouco.
Onde Jesus estaria se ninguém tivesse escrito os Evangelhos?"
? "Chorar é o que sobra na escuridão asfixiante de dentro de outra pessoa, quando você vê que tudo o que já conseguiu na vida terminará no lixo.
Tudo o que você já teve orgulho será jogado fora."
? "É fácil chorar quando você percebe que todos que ama o rejeitarão ou morrerão. Em uma linha do tempo longa o bastante, a taxa de sobrevivência de todos cairá para zero."