Anjos.Clara 02/07/2024
Ilhas por conhecer é coisa que se acabou desde a muito tempo
"Quero encontrar a ilha desconhecida, quero saber quem sou eu quando nela estiver."
Eu já havia abandonado um livro do Saramago, a falta de pontuação, estilo marcante do autor, me deixou muuito confusa. Não entendia quando começavam e terminavam os diálogos, entao foi bom ler um conto pra me acostumar com o ritmo da escrita.
São 64 páginas cheias de metáforas e significado escondido em uma historia que a primeira vista é simples. Talvez esse seja o meu tipo favorito de história, quando eu preciso de um tempo para refletir e entender, e as vezes, refletir e perceber que ainda não entendo.
Não é um livro sobre ilhas, barcos ou viagens, é sobre a vida e quanto estamos disposto a atravessar um mar inteiro pra descobrir a ilha desconhecida, mesmo que todos digam que '' isso não existe, ilhas por conhecer é coisa que se acabou desde há muio tempo.''
Quando Saramago diz que "é necessário sair da ilha para ver a ilha, não nos vemos se não nos saímos de nós" lembramos da importância de sempre buscar descobrir uma parte nova de nós mesmos. Você nunca sabe quando um livro pode se tornar o seu favorito, uma musica pode te tocar de forma diferente, uma conversa pode te fazer refletir por dias, um poema pode descrever um sentimento seu melhor do que você mesmo poderia ou uma pessoa pode se tornar uma das mais importantes da sua vida. Descobrir a ilha desconhecida é se permitir viver essas experiências que ao longo da vida nos transformam em quem nós somos.
Eu também quero descobrir as minhas ilhas desconhecidas, e saber quem sou eu quando nelas estiver.