O conto da ilha desconhecida

O conto da ilha desconhecida José Saramago




Resenhas - O Conto da Ilha Desconhecida


921 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


ThaAs208 04/08/2024

Ricas mensagens nas entrelinhas
Sempre surpreendente. Saramago com sua forma única de escrita nos traz ricas mensagens nas entrelinhas, levando o leitor numa curta mas linda viagem.
comentários(0)comente



aurora â¡â¡ 01/08/2024

Escreve q nem gente pqp
Gostei da msg do livro e tals, do jeito q ele faz varuas mrtaforas com encontrar ilha sendo, na verdade, encontrar seu verdadeiro eu, e gostei da historia em si, mas pqp mesmo o ligro sendo fininho deu uma canseira de ler por causa dql escrita toda rebuscada e esquisita, tipo??? Ai q odio, eu sei q o livro é antigo mas pqp escreve igual gente normal, ninguem quer ler um livro q cada frase vc tem q ler 924829939392 vezes pra entender oq TALVEZ ele tenha querido dizer, além de q a falta de pontuacao pra demarcar fala de personagem me incomodou MUITO, me sentia uma maluca lendo. Tive q ler um pdf com uma análise do livro pra entender melhor, mas é bonzinho até. Achei fofo q o homem do barco e a mulher da limpeza se apaixonaram!!
comentários(0)comente



ieucomisso 30/07/2024

Legalzinho
Não é meu estilo de livro favorito, tive que ler para a escola, acredito que por isso eu não tenha gostado tanto. sinceramente, fiquei confusa em algumas partes, mas gostei das reflexões que ele trouxe. não apreciei tanto a leitura, então não leria novamente. a estrutura do texto me confundiu um pouco tbm, pode ser que eu só seja burra, mas as vezes eu não sabia qual personagem estava falando e me embaralhava.
comentários(0)comente



Laura 30/07/2024

Bom!
Gostei muito do livro, a leitura foi super fluída e rápida, e a história é uma graça
embora esteja lendo por conta da escola, acho que buscarei outras obras pelo Saramago nas próximas leituras
muito bom!!
comentários(0)comente



nicolasgaziro 24/07/2024

O maior português já nascido. como escreve bem o menino saramago, um verdadeiro filósofo.

http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932005000100004
(deixar aqui a interpretação psicanalítica pra quando eu tiver com saco pra ler)
comentários(0)comente



belaffig 23/07/2024

"Se não sais de ti, não chegas a saber quem és."
Como eu gosto de ler Saramago! A escrita dele me fisga de um jeito a me hipnotizar, e eu gosto dessa liberdade dele que convida a gente a construir a história junto. Um conto lindíssimo e que me arrepiou com suas linhas finais.
comentários(0)comente



Beth 22/07/2024

Essa é uma ótima introdução à obra do Saramago, pois trata-se de um conto curtinho mas que não deixa de trazer a perspicácia do autor.
comentários(0)comente



Belinha 18/07/2024

O conto da ilha desconhecida
Somos apresentados a um homem que quer muito achar uma ilha desconhecida. Ele pede um barco para sair em busca dessa tal ilha. Mas todos dizem que não existe mais ilhas desconhecidas, todas já haviam sido descobertas.
Conhecemos também a faxineira, que fica na porta do rei, recebendo as pessoas que querem falar com ele.
Esse livro pode ser interpretado de várias formas, pode se ter várias reflexões.
comentários(0)comente



americonovais29021968 17/07/2024

DESSA VEZ NAO TEM DESCULPA! LI ESSE LIVRO POR PURA E ESPONTANEA VONTADE PROPRIA!
MAIS UMA VITORIA DE AMERICO NOVAIS

"O CONTO DA ILHA DESCONHECIDA" DE JOSÉ SARAMAGO É UMA FÁBULA FILOSÓFICA QUE EXPLORA TEMAS DE AUTODESCOBERTA E DETERMINAÇÃO ATRAVÉS DA JORNADA DE UM HOMEM EM BUSCA DE UMA ILHA INEXPLORADA. A HISTÓRIA QUESTIONA A NATUREZA DOS SONHOS E DAS AMBIÇÕES HUMANAS, ENFATIZANDO A IMPORTÂNCIA DA PERSISTÊNCIA E DA IMAGINAÇÃO. COM UMA NARRATIVA SIMBÓLICA E REFLEXIVA, O LIVRO DESVENDA AS COMPLEXIDADES DA IDENTIDADE E DA BUSCA PELO DESCONHECIDO. SARAMAGO UTILIZA UM ESTILO LÍRICO E METAFÓRICO PARA ILUMINAR AS NUANCES DAS ASPIRAÇÕES HUMANAS.
comentários(0)comente



lauraleitora 14/07/2024

O homem é a sua própria ilha?
Confuso, intrigante, pra não dizer o mínimo. Foi uma leitura obrigatória para a Universidade, mas estou trazendo pra cá. Primeiro conto de José Saramago que leio, talvez seja por isso que não o entendi. Muitas camadas. Foi tudo um sonho do homem? A ilha desconhecida era o que ele construiria com a mulher da limpeza? Estranho, me deixa com raiva terminar e sentir que não entendi bulhufas! Mas é... 3.5.
comentários(0)comente



Marcio.Luiz 12/07/2024

Uma boa introdução ao autor...
Muito se fala sobre o modo de escrever de José Saramago. Ele realmente é diferente e precisamos nos acostumar à ele.

Nunca tinha lido nada do autor, mas então me foi sugerido participar de um clube do livro, e esse foi o primeiro livro sugerido.

Lembro que uma das justificativas foi que ele era curto e se nós não gostássemos do estilo da escrita, ele terminaria rápido... Rsrsrs

Mas não foi essa a impressão que ele deixou! Felizmente, para mim foi muito gratificante!

No início, como já disse, é diferente e até mesmo estranho. Mas depois, nos acostumamos e parece que estamos conversando com alguém muito íntimo.

É muito interessante como a escrita flui rápida, ligeira e sem atropelos.

Vale muito a pena conhecer os escritos de José Saramago! E faço minhas as palavras, se não gostar, pelo menos vai acabar logo!!!! Rsrsrsrs
comentários(0)comente



LetAcia972 12/07/2024

Primeira obra do Saramago que leio, e acredito que foi uma boa escolha! É curtinho e não foi difícil de pegar o jeito que ele escreve
comentários(0)comente



laisns 07/07/2024

Gostei!
Eu gostei muito desse conto curtinho, me trouxe reflexões legais.

A escrita do Saramago é bastante confusa pela falta de pontuação e muitas vezes eu me perco tentando ler. Parece um monte de palavras juntas mas depois vou encontrando sentido e entendo melhor.
comentários(0)comente



Caroline.Mestanza 05/07/2024

Mensagem linda!
Esse conto foi super rápido de ler e tem uma mensagem linda ao final! Achei que acabou meio de repente, estava esperando um desenrolar muito maior, mas Saramago sabe passar em poucas linhas muitas coisas! Valeu à pena e é uma ótima leitura para quem quer começar a ler esse autor incrível que tem uma escrita tão própria e maravilhosa!!
comentários(0)comente



Anjos.Clara 02/07/2024

Ilhas por conhecer é coisa que se acabou desde a muito tempo
"Quero encontrar a ilha desconhecida, quero saber quem sou eu quando nela estiver."

Eu já havia abandonado um livro do Saramago, a falta de pontuação, estilo marcante do autor, me deixou muuito confusa. Não entendia quando começavam e terminavam os diálogos, entao foi bom ler um conto pra me acostumar com o ritmo da escrita.

São 64 páginas cheias de metáforas e significado escondido em uma historia que a primeira vista é simples. Talvez esse seja o meu tipo favorito de história, quando eu preciso de um tempo para refletir e entender, e as vezes, refletir e perceber que ainda não entendo.
Não é um livro sobre ilhas, barcos ou viagens, é sobre a vida e quanto estamos disposto a atravessar um mar inteiro pra descobrir a ilha desconhecida, mesmo que todos digam que '' isso não existe, ilhas por conhecer é coisa que se acabou desde há muio tempo.''

Quando Saramago diz que "é necessário sair da ilha para ver a ilha, não nos vemos se não nos saímos de nós" lembramos da importância de sempre buscar descobrir uma parte nova de nós mesmos. Você nunca sabe quando um livro pode se tornar o seu favorito, uma musica pode te tocar de forma diferente, uma conversa pode te fazer refletir por dias, um poema pode descrever um sentimento seu melhor do que você mesmo poderia ou uma pessoa pode se tornar uma das mais importantes da sua vida. Descobrir a ilha desconhecida é se permitir viver essas experiências que ao longo da vida nos transformam em quem nós somos.

Eu também quero descobrir as minhas ilhas desconhecidas, e saber quem sou eu quando nelas estiver.
Lah Chase 02/07/2024minha estante
Que lindo


letgss 29/07/2024minha estante
Adorei a resenha!




921 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR