Lorena 07/05/2021
Nono livro da coletânea A vida no Mundo Espiritual ditada pelo espírito André Luiz e escrita por Chico Xavier. Dessa vez o leitor amante e inclinados aos estudos da Doutrina Espírita irá entender amplamente o significado da Lei de Causa e Efeito ou também entendida como Ação e Reação.
O cenário principal da trama de passa na Mansão da Paz, situada em regiões umbralinas inferiores. Durante três anos, André Luiz e Hilário estiveram por lá com o intuito de aprender, para ajudar espíritos encarnados, nas questões pertinente ao tema. Acompanhados pelo instrutor Druso e pelo assistente Silas, ele irão assistir e trabalhar em vários casos que o farão compreenderem, junto com o leitor, os arranjos perfeitos da Justiça Divina. E, como não poderia deixar de ser, ela se apresenta por diversas formas ela se apresentara tanto no mundo Espiritual - em duas diversas esferas - quanto no mundo terrestre.
Durante a leitura será explanado para o leitor as questões de provas e expiações, a dor como evolução, como expiação, como auxílio entre tantas outras como forma de evolução moral do espírito. E lerá os olhos mais atentos que nada, nenhum encontro, nenhuma situação e em qualquer lugar que seja, será em vão e sem a autorização das esferas superiores e Daquele que a orquestra. Entenderá também que o bem que se faz será seu advogado por onde que quer ande e na mesma proporção, se inclinando o espírito para mal caminho, terá ele, como reação de seus atos, aquilo que feriu o caminho de seu irmão. Não por fazê-lo pagar na mesma moeda em uma justiça "vingativa" mas por ele mesmo, um dia, entender que só para cada degrau que quiser subir na escada de evolução, terá ele mesmo que acertar suas dividas contraídas por sua própria vontade.
Um livro denso que requer atenção e entendimento para uma leitura justa e não julgadora pois está repleto de ensinamentos, e ao mesmo tempo, é simples em sua essência.