Dessa 30/04/2017Continuando nas Fronteiras do Universo, acompanhamos Lyra e Will em mais uma aventura. Aqui fica claro o multiverso, as realidades alternativas. Conhecemos novos lugares, novos personagens, e continua o mistério com relação ao que o pai de Lyra está fazendo. Não temos a presença do urso de armadura mas em compensação, temos os anjos e os espectros. Esse livro, ao contrario do primeiro, veio como um livro de transição, onde vemos a continuação do 1 mas não acaba em si , deixa muita coisa pra ser explicada no livro 3.
Pra quem acha que é um livro infantil porque os protagonistas não passam de 12 anos, está enganado. A leitura é agil, flui muito bem, porém é extremamente complexo, com questões filosóficas, científicas e religiosa. A questão do bem e do mal ficam sobrepostas o tempo todo e várias vezes fiz questionamentos sobre isso. O que seria o certo ou o errado.
De uma maneira geral, é uma fantasia muito bem criada, fundamentada, com seres inimagináveis, realidades adversas, personagens bem construídos. Adorei ter conhecido Will... talvez até mais que Lyra. O livro ficou mais sombrio que o primeiro , pessoas morrendo pelos espectros, crianças más, ferimentos....mas, por outro lado, deu aquela curiosidade por saber como tudo isso vai acabar...e para isso, só lendo o último livro, A Luneta Âmbar.