A faca sutil

A faca sutil Philip Pullman
Philip Pullman




Resenhas - A faca sutil


12 encontrados | exibindo 1 a 12


Inaí.Botelho 19/06/2021

MEU DEUS DO CÉU!!!
O que dizer desse livro maravilhoso? Como enaltecer direito toda a glória dessa aventura incrível sem dar nenhum spoiler?
Ele é perfeito! Tão bom quanto o primeiro sem dúvidas, muito mais profundo, tanto no próprio universo quanto nos temas que ele aborda. Muito sensato e sendo capaz de prender nossa atenção com maestria.
É fantástico! Até aqui foi uma "saga" que não estragou nem mesmo um grão sequer, definitivamente me deixou ainda mais ansiosa para ler o próximo e descobrir o desfecho sensacional dele.
Philip Pullman, eu espero nada além do melhor você e sinceramente coloco minha sanidade em risco com o surtos adoráveis que tenho com cada palavra dessa série fabulosa. Eu tô totalmente apaixonada.
comentários(0)comente



Rafittha 20/05/2024

A faca sutil
Uma releitura desnecessária.
Resolvi reler os dois primeiros livros para poder dar uma chance ao terceiro, imaginei que, assim como quando li o primeiro livro, A Bússola de Ouro, seria mais agradável e me permitiria entender mais do universo fantástico criado por Philip Pullman. Contudo, semelhantemente à primeira leitura, não consegui me conectar completamente.

É inegável a complexidade dos mundos descritos pelo autor e a sua capacidade em retratar assuntos tão enigmáticos, como uma ideia de multiverso, de forma tão clara e singular, levando nós leitores, a compreensão do assunto através do olhar de crianças.

Assim como no primeiro livro, a leitura é muito fluida e leve. Pullman possui uma escrita muito confortável que escorre sobre os olhos sem canseira. Contudo, o enredo e o desenrolar dos acontecimentos não me prenderam. Gostaria de entender a visão dos que favoritam e enaltecem a história. Apesar de não ser ruim, acredito que possa haver muitas falhas em relação à construção dos acontecimentos.

Lyra, que no primeiro livro é forte e destemida, acaba sendo ofuscada pelo protagonismo oferecido a Will. As feiticeiras que, assim como os ursos de armadura, são alguns dos seres mais incríveis que já li, tornam-se quase obsoletas, reduzidas a uma simples escolta para Will.

Ainda estou com grandes expectativas para o terceiro livro e espero que o autor esteja guardando o melhor para o final. Continuo a recomendar a leitura para aqueles que gostam de uma escrita criativa e dinâmica, que prende do começo ao fim e trás muita imaginação.
Ione.Zimmermann 02/06/2024minha estante
Como a pessoa que favorita essas histórias, acho que é uma questão de afinidade mesmo, até pode ser personalidade, não sei.


Rafittha 02/06/2024minha estante
Também acredito Lone, talvez eu tenha lido na hora errada, não sei. Li duas vezes e nas duas não consegui me conectar como vejo que muitos se conectam. Mas confesso que acabei desanimando para ler o terceiro.


Ione.Zimmermann 02/06/2024minha estante
Eu gosto muito do como a história acaba, mas se que muita gente não curte o último livro. realmente acho que é um momento da vida que é o certo, exemplo eu não li HP quando adolescente, e eu simplesmente acho a história meia boca, Kkkkk


Rafittha 03/06/2024minha estante
Hahaha Eu li HP aos 20 anos e gostei muito. Não foi aquela experiência transformadora, mas foi muito bom. Tinha pouco contato com os filmes então foi quase inédito.




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Clara 10/06/2020

O livro é muito bom, achei melhor até que o primeiro. O final nos deixa empolgados para saber o que vai acontecer
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Renata98 26/05/2024

Quando terminei "a bússola de ouro" fiquei muito empolgada para ler a sequência, já que, praticamente, todas as questões ainda permaneciam sem respostas.
Mas, ao iniciar esse livro, minha primeira impressão não foi positiva. A introdução de novos personagens, principalmente o Will, me fez parecer que estava lendo outro primeiro livro da série.
Só que a partir dos 30-40% senti que a história estava me prendendo mais do que no livro um!
Muito bom.
Aguardando ansiosamente iniciar o 3° livro!!!
comentários(0)comente



luaraevangelista 19/09/2024

Mente de Titânio
Eu fico impressionada em como a mente do ser humano é maravilhosa. O Phillip Pulman criou em Fronteiras do Universo mundos ricos e cheios de complexidades, além de uma trama capaz de alugar um condomínio inteiro de triplex na cabeça do leitor. Tem que ser muito mente de titânio pra fazer uma coisa dessa.
comentários(0)comente



brendasnb 03/04/2021

Intrigante
Os conceitos de certo e errado, bom e mal, nos fazem questionar os vários mundos existentes. Will e Lyra são crianças extremamente corajosas e as suas aventuras são extremas e intrigantes. Ansiosa para saber como essa trilogia irá se concluir no próximo livro.
comentários(0)comente



Debyh 24/06/2015

Continuando a saga da trilogia Fronteiras do Universo. Neste livro conhecemos Will e confesso gosto mais da personalidade dele do que da de Lyra.
(...)
Gostei muito, boa parte por causa do Will, mas também de como as coisas acontecem de um modo ágil.
(continua no link, com resenha em áudio)

site: http://euinsisto.com.br/a-faca-sutil-2-philip-pullman/
comentários(0)comente



Dora Sales 22/08/2016

A faca sutil - Resumo
------------------------------------------------------------------------------ SPOILER
Will é um garoto de doze anos que vive em outro mundo, onde as pessoas não possuem dimons a mostra, seus dimons são internos. A mãe de Will é doente e imagina coisas.
Certa vez alguns homens aparecem em sua casa para falar com sua mãe a respeito de seu pai, que estava desaparecido há muitos anos. Will percebendo o transtorno que esses homens causam em sua mãe, os expulsam da casa, no entanto, eles voltam e tentam invadir a casa a procura das cartas do pai de Will.
Percebendo o perigo, Will leva sua mãe até a casa de sua professora de piano e pede para que a mulher deixe sua mãe ficar na casa por uns dias. Após isso, Will volta a sua casa para encontrar as cartas e expulsar os invasores, mas acidentalmente Will acaba matando um dos homens.
O garoto foge para não ser pego e acaba entrando em uma janela invisível sendo levado a outro mundo, onde só existem crianças, já que os adultos fugiram ou morreram vitimas dos Espectros.
Ele entra em uma das casas da cidade e lá encontra uma menina chamada Lyra juntamente com seu dimon Pantalaimon.
Após contar sua história para Will, Lyra e o garoto vão para o mundo de Will atrás de um Catedrastico, a Dra. Malone, que ajuda Lyra a entender o Pó, ou como é chamado nesse mundo, as Sombras ou matéria escura.
No entanto, Lorde Boreal consegue encontrar Lyra e rouba o aletiômetro da garota e promete devolve-lo, apenas se Will e Lyra encontrarem a faca sutil e a entregarem para ele.
As duas crianças e o dimon vão novamente a cidade dos Espectros, pois é lá que se encontra a faca. Will consegue pegar a faca e torna-se portador da mesma, mas seus dedos da mão esquerda são cortados pela mesma. Ao retornarem para o seu mundo não confiam em Lorde Boreal e roubam o Aletiômetro.
Lyra descobre que sua nova missão é encontrar o pai de Will, pois ele tem um papel importante em sua história. Enquanto vão em busca de John Parry, pai de Will, os dois encontram as feiticeiras e junto com ela Serafina Pakkala, uma velha amiga de Lyra.
Will consegue encontrar seu pai e descobre que deve ir até Lorde Asriel e lhe auxiliar em sua guerra contra a Autoridade.
Ao final dessa etapa uma feiticeira assassina John Parry ; e Lyra é sequestrada pelos Espectros, que agora são comandados por Sra. Coulter.
-------------------------------------------------------------------------------- SPOILER
Blog: https://atocadalebre.blogspot.com.br/2017/12/trilogia-fronteiras-do-universo.html

site: https://atocadalebre.blogspot.com.br/2017/12/trilogia-fronteiras-do-universo.html
comentários(0)comente



Dessa 30/04/2017

Continuando nas Fronteiras do Universo, acompanhamos Lyra e Will em mais uma aventura. Aqui fica claro o multiverso, as realidades alternativas. Conhecemos novos lugares, novos personagens, e continua o mistério com relação ao que o pai de Lyra está fazendo. Não temos a presença do urso de armadura mas em compensação, temos os anjos e os espectros. Esse livro, ao contrario do primeiro, veio como um livro de transição, onde vemos a continuação do 1 mas não acaba em si , deixa muita coisa pra ser explicada no livro 3.
Pra quem acha que é um livro infantil porque os protagonistas não passam de 12 anos, está enganado. A leitura é agil, flui muito bem, porém é extremamente complexo, com questões filosóficas, científicas e religiosa. A questão do bem e do mal ficam sobrepostas o tempo todo e várias vezes fiz questionamentos sobre isso. O que seria o certo ou o errado.
De uma maneira geral, é uma fantasia muito bem criada, fundamentada, com seres inimagináveis, realidades adversas, personagens bem construídos. Adorei ter conhecido Will... talvez até mais que Lyra. O livro ficou mais sombrio que o primeiro , pessoas morrendo pelos espectros, crianças más, ferimentos....mas, por outro lado, deu aquela curiosidade por saber como tudo isso vai acabar...e para isso, só lendo o último livro, A Luneta Âmbar.
comentários(0)comente



msruan 18/02/2023

Um outro olhar
Achava essa franquia bem fraca, mas hoje, um pouco mais maduro talvez, percebo o quanto o will é um personagem foda.
comentários(0)comente



12 encontrados | exibindo 1 a 12


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR