As Catilinárias

As Catilinárias Cícero




Resenhas - As Catilinárias


4 encontrados | exibindo 1 a 4


Pipo 06/03/2023

Acusação violenta contra alguém.
O orador político por excelência; o homem mais bem capacitado da Roma Imperial; o advogado mais destacado de todos os séculos! Tarefa difícil exprimir em palavras o significado e importância de Marco Túlio Cícero, inda mais tratando-se da obra que o elevou ao panteão dos imortais da literatura ocidental.
As Catilinárias é a acusação mais eloquente! O discurso mais bem arrostado; a tese mais bem aceita. Cícero não precisou de credenciais para vergastar Catilina e os conspiradores. Não precisava. Seu amor pela República era-lhe suficiente. Além do amor incondicional aos teus e ao povo romano.
Um livro que perpassa os séculos como aporte de pretensos oradores. Um livro que deixa marcas de um profundo sentimento pela ordem, justiça e direito.
comentários(0)comente



RogerBoy 12/02/2021

Excelente!
Após ler o primeiro capítulo do livro SPQR, que trata justamente da conspiração de Catilina e da importância do evento na história de Roma, interessei-me pela leitura das Catilinárias.

O texto é composto por quatro discursos:


1. Primeiro discurso - Pronunciado no dia 8 de novembro do ano 63 a.C - O mais famoso, no qual Cícero, na presença do conspirador, denuncia seus planos.

2. Segundo discurso - Pronunciado no dia 9 de novembro do ano 63 a.C - Ocorre após a saída de Catilina da cidade de Roma.

3. Terceiro discurso - Pronunciado no dia 3 de dezembro do ano 63 a.C - Cícero obtém provas da conspiração e informa o povo.

4. Quarto discurso - Pronunciado no dia 5 de dezembro do ano 63 a.C - Discute o destino dos conspiradores detidos.


Em seus quatro discursos, com retórica forte, inspirada e precisa, Cícero expõe os inimigos e conspiradores, exalta o povo romano, direciona preces aos deuses e, como um hábil político, não hesita em ressaltar, e talvez até exagerar, sua importância no decorrer da descoberta e combate à revolta.

Recomendo a leitura para os interessados em Retórica e História de Roma.

As seguintes frases mais chamaram a minha atenção :

"Até quando, Catilina, abusarás de nossa paciência?"

"Oh tempos! oh costumes!"

"Nada obras, nada maquinas, nada cogitas que eu não só não ouça, mas veja e penetre claramente."
comentários(0)comente



Pedro Guimarães 09/10/2020

Doutíssima eloquência.

Cicero é um dos oradores romanos mais negligenciados na atualidade, infelizmente. Mas,não por mim.

Nessa breve manifestação de acusações, antes de mais nada, devemos entender o porquê e o contexto histórico desse feito na época. Uma vez constituído dessa informação fica compreensível de imediato ler

Falido financeiramente ,Catilina, filho de familia Nobre juntamente com o Cônsul Públio Cornélio Lêntulo Sura pretendiam conspirar contra a república e o senado em companhia de seus seguidores subversivos caso algo inesperadamente saísse fora do controle, como evidentemente saiu, em momento decorrente.

Em 60 a.c muitos viam na imagem de Catilina certa desconfiança e improbidade contra a República como algo que possibilitaria prejudicar as instituições romanas ou colocasse em risco seus cidadãos. Catilina tinha sido designado para o cargo de Cônsul ,esse, aliás considerado a posição mais elevada dentro da cultura. Contudo, Catilina pretendia mais, pretendia assassinar dois cônsules e subjugar o senado em busca de poder e riqueza.

Cicero, foi intitulado para esse caso e tornou Público aquilo que era oculto iniciando uma série de denúncias e exposições contra o infrator. De sorte, os senadores descobriram o que estava sendo pretendido. Catilina acabou desaparecendo após o quarto diálogo Ciceriano. Não se entregando as autoridades Romanas e acabou não resistindo no campo de batalha sendo executado durante o confronto.

A república nesse tempo era governada pela Magistratura que administrava o Senado e a própria Administração Pública. Os mais velhos controlavam as leis e atuação dos Magistrados.

Obs: Catilinarias foi o nome de uma grande operação no Brasil iniciada pela P.F e MPF a partir de provas obtidas na ''lava jato'' deflagrando uma série de esquemas criminosos e partidos políticos. Chegando a nomes como Michel Temer, Dilma e posteriormente a Lula dentre tantos outros como Pedro Barusco, Renan Calheiros, Leonardo Meirelles,Cunha,Paulo Roberto Costa(Petrolões e empreiteiras) etc.

Leitura recomendadíssima aos amantes do Direito.
comentários(0)comente



Katita2013 17/01/2016

Principal Dever
Qual o principal dever que devemos seguir como parâmetro? - resposta de Cícero: ser honesto.
E qual é o segundo dever?…. Ser honesto e basta, pois ao respeitar a honestidade estamos levando em conta o sumo bem que é característica do ser virtuoso.
E portanto diante de qualquer situação, ao qual se coloca a pergunta: o que devo fazer? A resposta de Cícero é absolutamente clara: devemos medi-lo pelo criterio da honestidade e não da nossa propria vantagem. Mas o que é ser honesto? Ser honesto é absolutamente respeitar em qualquer situação quatro critérios: 1) a busca acurada e atenta da verdade ( a sabedoria ); 2) dar a cada um o seu, e respeitar sempre as promessas ( a justiça ); 3) ter fortaleza e grandeza de alma; 4) e aprender a aquietar as paixões e ter a justa medida para todas as coisas ( a temperança, a moderação e o decoro).
E se estivermos diante de duas situações honestas no qual devemos decidir qual é a melhor? Cicero responde: que a justiça prevaleça sobre a prudência!!! e que esta decisão venha a ser feita para preservar a sociedade e a fraternidade.
E se nos embatermos em situações nas quais tenho vantagens úteis? ou seja, o útil em contrasto com o honesto, o que devo fazer? Essa pergunta nem é digna de homens honestos, rebate Cicero, pois de fato, o útil é inseparável do honesto. Porque qualquer coisa que seja útil é também honesta, e de consequência se uma coisa aparentemente útil é disonesta, não pode haver utilidade lá onde existe a desonestidade, portanto onde tem o útil não pode haver desonestidade!!!!!
Sabe aquela estória de tentar levar vantagem em tudo?? Pois é! é disso que se trata!…e mais ainda: tudo o que parece útil ( honra,riquezas,prazer e glória )não devemos nunca antepor a amizade, pois até mesmo aqui devemos preservar a honestidade, coração do dever!!
Mais uma vez me vem em mente que na sociedade no qual vivemos não existe absolutamente espaço para estes conceitos tão caros a Cícero!! pois existe um sistema economico que a todo o momento impele os homens a exteriorizar o pior que pode haver dentro da alma humana!!! ai eu me pergunto: foi o Capitalismo que gerou esses monstros, ou foi o Capitalismo, o monstro gerado e plasmado, como reflexo da alma humana coletiva?!!!!! E qualquer que seja a resposta o que vemos refletido nesse espelho é algo horrendo e cruel!!!
comentários(0)comente



4 encontrados | exibindo 1 a 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR