spoiler visualizarCilapri22 06/02/2023
Achei um livro bom! uma aventura de autoconhecimento espiritual profunda, de muitas reflexões e informações para serem pegas no ar. Amei o universo mágico, o paralelo de explicações usando a bruxaria com eventos históricos, sentimentos do dia a dia e sensações que não conseguimos explicar. O romance entre Brida e o mago foi construído com muita simplicidade e acho que o desfecho não poderia ter sido de outra maneira, embora meio frustrante. Brida curou mago da maldição e foi essencial para a jornada dela, e acho que foi necessário que se deixassem ir depois disso, porque a mensagem principal é de que o amor de uma Outra Parte não precisa se encaixar nas expectativas de um relacionamento convencional, ele simplesmente existe, desinteressado e sem cobranças. É frustrante porque o sentimento que fica é que não houve um desfecho, mas apenas porque não é o típico desfecho de romance do qual estou acostumada.
"A vida inteira eu lembrarei de você e você se lembrará de mim. Assim como nos lembraremos do entardecer, das janelas com chuva, das coisas que teremos sempre porque não podemos possuir."
Lorens ser a outra parte do mago foi o que mais me surpreendeu no livro inteiro, isso porque ele é construído de uma maneira meio heteronormativa, afirmando o papel do homem e da mulher dentro do âmbito espiritual como se um só pudesse se completar com o outro, como a junção dos dois era a única maneira de alcançar a sabedoria. Depois dessa descoberta a sensação que fica é que nunca foi sobre o material, mas sim sobre uma representação feminina ou masculina que excede os corpos terrenos. Apesar de ainda achar esse conceito estranho gostei muito desse plot twist.
Não me familiarizei muito com a simplicidade dos eventos narrativos, geralmente prefiro que os sentimentos dos personagens sejam mais descritos e a vibe de brida foi justamente deixar subentendido e por vezes ter uma descrição bem prática, o que eu particularmente não curto.
Mas é um livro bom, que alterna entre te apresentar pensamentos extremamente simples com situações inusitadas. Bem reflexivo. Indicaria muito!!