Bellelivros 21/08/2024
Paulo Coelho narra a história de ?Brida?, uma jovem aspirante a bruxa que parte em uma jornada mágica em busca de sua espiritualidade (seu Dom) e se depara com questões como o ?amor? e o ?sentido da vida?.
A leitura foi agradável, mas a história se desenvolve de forma bem rasa e adolescente, sem qualquer profundidade, e se perde na própria temática.
Paulo Coelho fundiu a crença pagã/wicca ( tema central do enredo) a crença cristã, tornando o cristianismo um protagonista de uma fé totalmente incompatível (a wicca). Quebrou a atmosfera mágica proposta pelo próprio enredo.
Talvez Paulo Coelho tenha realizado esta junção para aproximar leitores cristãos da leitura, visto que cristãos são a maioria no mundo. Eu não gostei.
Outro ponto incômodo para mim, também, foi a abordagem da ?alma gêmea? de Brida. Ela, uma jovem de 21 anos, e ele, um homem com o dobro de sua idade. Pareceu-me uma justificativa de ?o amor não tem idade, apaixonamo-nos pela alma? e sabemos como este é um argumento que abre uma brecha para algo ruim, se é que me entendem.
Em minha cabeça, para melhorar a leitura, visualizei um rapaz com a idade compatível com a da jovem, pois é assim que deve ser.
O final do livro também me desanimou, não gosto de finais em aberto, gosto de finais fechados.
Mas no geral foi uma leitura agradável, boa para passar o tempo