História de Um Sonho

História de Um Sonho Bezerra de Menezes (sob o pseudônimo Max)




Resenhas - História de um Sonho


3 encontrados | exibindo 1 a 3


viihast 26/03/2024

"Não depende de outros, mas de ti, a própria salvação."
"Histórias de um Sonho" foi uma leitura que me cativou pela descrição do livro, uma história muito interessante sobre uma viagem ao planeta Vênus, como amo ufologia, não poderia deixar este livro fora da minha listinha de leituras. Perfeito para quem se interessa por viagens fora do corpo.

Neste livro, Bezerra de Menezes sob o pseudônimo Max, em formato de romance, nos traz diversas explanações sobre a doutrina espírita e sobre o planeta Vênus através de uma de suas encarnações passadas.

É incrível poder ler mais sobre o espírito de Bezerra de Menezes, e principalmente suas encarnações anteriores até chegar na desse querido médico que fez e continua fazendo tão bem para todos nós.

Foi uma leitura que para mim, levou um tempo para engrenar, provavelmente por ter palavras complexas e difíceis, mas logo que me situei na história, tudo fluiu muito bem, me deixando ainda mais curiosa com as curiosidades do planeta Vênus e também pela história do romance que estava sendo narrado, tudo muito interessantíssimo.

Durante a leitura, nos deparamos com os primeiros contatos de Bezerra com o Espiritismo, desfrutamos também seu progresso espiritual, como ele era em encarnações passadas, o que fez, e como expiou seus erros através de outras encarnações.

Uma leitura cheia de ensinamentos, principalmente sobre a importância da reencarnação e sobre expiar nossos erros do passado, também serve para melhorar nosso entendimento sobre o crescimento moral e espiritual. Outros assuntos, como o desdobramento durante o sono físico e as sensações que sentimos após acordar, pluralidade dos mundos, são abordados e aprofundados durante os capítulos.

É uma história leve e gostosa de acompanhar, você tem a sensação de viajar junto com Bezerra através de seus sonhos. Amei que são capítulos muito curtinhos e quando você vai ver, já devorou metade do livro. Como disse lá em cima, é uma leitura complexa por conta das palavras, mas lendo com calma tudo flui de acordo com a história, que é extremamente cativante.

O conteúdo contido neste livro, na verdade, é de 1896/97, foi publicado pela revista o reformador em formato de folhetim, agora em formato de livro.
Infelizmente, é um livro pouco divulgado pelos adeptos da doutrina dos espíritos, e também pela própria editora, acabei achando-o por acaso e não me arrependo da leitura.

Simplesmente um doce de livro, ótimo para fugir da realidade, recomendo muito.



"Deus, que é puro amor e ama a seus filhos por igual, dá-lhes, com mão caridosa, tudo que alimenta a fé, dá asas à esperança, faz brotar, de seus seios, a gema da caridade, para que todos se elevem à sua casa."

"Não há muralhas que separem os filhos do Senhor, porque não há quem os separe do Pai. As distâncias, que parecem abrir valas entre os bons e os maus, são de efêmera duração, porque, embora estes tenham a liberdade de resistir à atração do bem, a lei indefectível do progresso coage-os a reconhecerem o mal que se fazem e a desertarem do campo maldito, para, livremente, se alistarem entre os trabalhadores da seara bendita."

"(...) uns e outros são filhos dos homens, passíveis, portanto, de serem atraídos, dominados, escravizados pela matéria e por todas as paixões carnais. Serão anjos, desde que progridam, desmaterializem-se e empreguem todas as suas forças no auxílio a seus irmãos mais fracos, na pura aspiração do bem. Todos, pois, sem exceção, mais cedo ou mais tarde, mais lenta ou mais rapidamente, chegarão a ver Deus."

"Muito te falta subir, infinita é a escada que tens de subir; mas vê quantos degraus já tens galgado."

"Deus é pai de amor infinito e de justiça indefectível. Cria a todos em iguais condições, dando-lhes meios iguais de progredirem, com a liberdade de o fazerem acelerada ou lentamente, e marca-os com o mesmo altíssimo destino. Mas, enquanto uns fazem bom uso da sua liberdade e chegam mais cedo, outros, que dessa sublime faculdade mau uso fazem, levam séculos e séculos para realizar seu progresso."

"(...) a lei do progresso é universal e universal é a salvação, porque Deus só espera que o ímpio se converta ao bem, para cobri-lo com sua misericórdia."

"É pela dor que reconhecemos a nossa fraca condição e é por ela que resgatamos nossas faltas."

"Deus, por suas sábias leis, tem disposto que àqueles meios voltem Espíritos que se adiantaram no espaço, em processo de expiação, para progredir e, ao mesmo tempo, servir de exemplo a seus irmãos. É a virtude das reencarnações."

"Quem nos criou fez-nos iguais na essência, não distinguiu uns dos outros nem no nascimento nem na morte."

"(...) a expiação bem desempenhada pode transformar-se em missão, a que chamarei missão expiatória, porque leva o bem aos outros e faz bem a si próprio."

"(...) isto é o que constitui a prova: liberdade plena para repelir ou abraçar novamente a falta que determinou a expiação. Nunca, porém, o reincidente descerá abaixo do nível da sua condição moral, que se comprometeu a depurar. Logo, não retrocederá."

"(...) se, na balança da Eterna Justiça, mais pesar o bem, o Espírito será galardoado proporcionalmente, como será proporcionalmente castigado se mais pesar o mal."

"(...) tudo em justiça, e Justiça de Deus é amor e misericórdia."

"(...) não devemos repelir o que não podemos compreender; pois o que não compreendemos hoje podemos compreender amanhã."

"O homem é corpo e alma, ligados intimamente a constituírem um ser e, como tal, tem pensamentos e sentimentos, desejos e vontades comuns; mas ele é essencialmente espírito, e o espírito tem pensamentos e sentimentos, desejos e vontades seus, exclusivamente seus, nem sempre harmônicos com os do misto."

"O espírito desprendido do corpo, durante o sono, vendo melhor, por ver sem o véu da matéria, as coisas da vida, imprime ao misto, quando volta ao corpo, as impressões que recebeu, e, muitas vezes, estas são contrárias às tendências e atitudes manifestadas na vida corpórea. Daí a inconsciente aspiração em oposição aos mais encendrados desejos, ambos filhos do próprio espírito, mas aquela originada em seu estado de liberdade, e estes, em seu estado de ligação com o corpo."

"Deus tudo pode, porque sua vontade é sua única lei; mas Ele é justiça, e sua justiça é indefectível. Portanto Deus, por obra de sua vontade, tudo regula, segundo a sua Lei."

"Deus concede graça ao que, em justiça, a merece, o que só Ele pode aquilatar. Vem daí concedê-la ao que o mundo julga um criminoso endurecido, mas a quem Ele conhece e sabe que, no fundo de seu coração, sente dor por suas misérias."

"O homem é um Espírito encarnado, cujo corpo lhe serve de instrumento para pôr-se em relação com o mundo material. O que vem ao Espírito por meio do corpo é patrimônio do homem, porque interessa a ambos os seus elementos constitutivos. Todavia, o que lhe vem ou existe em seu escrínio, sem ter passado pelo corpo, é propriedade exclusiva sua e não do homem, porque só interessa a um dos elementos deste. Muitas coisas guarda o espírito que o homem ignora, mas nada do que sabe ou sente o homem é desconhecido pelo Espírito. Entretanto, por lei da evolução espiritual, pode o Espírito comunicar ao homem tudo o que é privativamente seu e precisa ser desenvolvido no período da vida corpórea. O conhecimento das verdades que influem no progresso do Espírito é transmitido ao homem, assim como os sentimentos que devem ser depurados durante sua encarnação."

"Chorar é regar de fresco rocio o incêndio que lavra pela alma; é sentir a tortura de acerba dor e o desejo de acalmá-la; é ter esperança e a esperança é o início da fé. Quem chora está aberto aos sentimentos doces, às resoluções razoáveis."

"Não depende de outros, mas de ti, a própria salvação."

"Guia não é somente o Espírito posto pelo Senhor junto a cada um dos seus filhos, mas igualmente aqueles que lhes são presos pelos laços do coração. O pai carnal é o guia visível dos filhos e continuará a protegê-los depois de deixar o corpo. Em geral, o homem tem o guia que lhe dá o amor do Pai dos Céus e os que conquista por seu amor."

"O homem é senhor de seu destino, é livre inteiramente de prestar ouvido ao que o chama para o bem, como ao que o chama para o mal."

"Deus não criou filhos deserdado, mas dispôs que cada um se faça merecedor da herança que talhou para todos. O que hoje repele a luz da verdade, amanhã se abraçará com ela, por circunstâncias que a todos são proporcionadas e que por todos serão aproveitadas, mais cedo ou mais tarde. Olha para o que foste e para o que já és."

"(...) embora atuados pelos Espíritos, temos o direito e o poder de resistir-lhes, porque somos seres dotados de liberdade, que o próprio Deus não constrange por amor a sua justiça, ante a qual não haveria responsabilidade, se devêssemos ser arrastados por estranhas vontades.

"? Mas há mesmo outra vida?
? Sim: alegre para os que fazem o bem aqui, triste e dolorosa para os que fazem o mal."

"Bem é a conformidade com a vontade de Deus, mal é a revolta contra essa suprema vontade."

"Sofres o que te fazem, porque já fizeste pior a outros e, enquanto não resgatares todo o mal que fizeste, não poderás ter a bem-aventurança. Arranca de tua alma o ódio e o desejo de vingança, porque aqueles a quem odeias e de quem queres vingar-te fazem-te maior bem do que teus melhores amigos, fornecendo-te ocasião de cumprires o que prometeste, quando vieste a esta existência."

"(...) recebe com resignação as dores que te causam."

"Sabes que tudo o que te acontece agora foi por ti mesmo pedido e que, se o suportares como prometeste, tuas dores serão suavizadas nesta vida e dar-te-ão as alegrias inefáveis na outra, que é a verdadeira."

"A prece é, portanto, recomendada como o melhor fruto da nossa caridade."

"(...) o arrependimento suspende a pena da culpa; mas a alma, perdoada daquela pena, sente, ela mesma, para subir às regiões da pureza, necessidade de apagar a mácula que lhe deixou a culpa e pede os meios de limpar-se pela expiação ou reparação, em que dê a prova da sinceridade do seu arrependimento."

"Deus exerce sua justiça por amor e, seu amor com a mais perfeita justiça."

"(...) a vontade ou a fé vence o impossível."

"? O Espírito das trevas não dorme!
? Não dorme, à espera da primeira entrada que lhe dermos. É por isso que devemos sempre, como recomendou Jesus, orar e vigiar, sempre, sempre, sempre. Vê, porém, meu filho, que, se Ele vela à espera de qualquer falta nossa, para atrair-nos ao seu reino, não menos solicitamente, vela pela alma que lhe foi confiada o Espírito de luz, que chamais, na Terra, de anjo da guarda."

"(...) nem tudo o que sabemos é transmitido ao ser corporal. Se assim não fosse, por lei da Infinita Sabedoria, o homem conheceria sua missão nesta vida e, então, que mérito lhe resultaria seguir o caminho traçado por Deus para sua felicidade? O mérito está em afeiçoarmos nossos pensamentos, sentimentos e ações ao bem, porque, dessa forma, com certeza, desempenharemos nossa tarefa, que não pode ter outro fim."

"A vida é isto: os golpes sucedem-se e, quando se vence uma barreira, surge logo outra, ainda mais difícil. A vida é o mais formal testemunho do amor e da Misericórdia do Pai celestial. A dor é uma esmola que o Senhor manda a seus escolhidos, e ai do pobre que, ao recebê-la, não bendiz a mão que a dá com tanta caridade."
comentários(0)comente



Hester1 28/04/2022

Como sempre, muito instrutivo. Aqui a história de uma vida anterior, em outro planeta, do próprio dr. Bezerra. Uma lição e tanto.
comentários(0)comente



Samuel 04/01/2023

Diferente e encantador
História ao mesmo tempo fantástica e emocionante. Mostrando como se da a evolução espiritual em vários planetas ou moradas da casa do Pai...
comentários(0)comente



3 encontrados | exibindo 1 a 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR