Biah @garotapaidegua 27/12/2010Kate sua mala! rsrsrNão foi o primeiro livro do Sheldon que eu li e, confesso, que das duas leituras passadas só gostei de uma e provavelmente porque a personagem principal era uma mulher, e forte. E foi por ser uma mulher a personagem principal que eu me interessei por esse livro.
O livro é dividido em outros 5 livros menores e cada um desses livros conta a história de uma geração da família de Kate Blackwell, começando de quando seu pai, um jovem ambicioso chamado Jamie McGregor , partiu da Escócia em direção à Africa em busca de diamantes. Logo que chegou Jamie passou por muitas dificuldades, foi enganado e revoltado buscou vingança. Finalmente conseguiu seus diamantes e se vingou. O livro dois conta a história da filha de Jamie, Kate McGregor, personagem principal de toda a história. E assim por diante.
A história contada no livro é muito corrida e em poucas páginas acontecem muuuitas coisas! Em 459 páginas são contadas as histórias de cinco gerações e em nenhum momento essa história é contada de forma superficial. Somos absorvidos pelas intrigas e pelos problemas da família e da empresa de Kate. No começo eu a adorava, achava um mulher forte e maravilhosa por estar determinada a não ser igual a todas as outras mulheres. Ela se apaixonou por um homem 22 anos mais velho e jurou, ainda criança, que um dia se casaria com ele. E ela conseguiu! Mas depois que assumiu o comando da empresa passou a pensar somente em poder e como poderia aumenta-lo. E isso destruiu toda a admiração que eu sentia por ela no começo do livro.
Kate se tornou uma mulher manipuladora. Queria que seu filho assumisse a empresa, mas como ele não tinha aptidão para os negócios decidiu que daria um jeito e acabou arruinando a vida do filho e da nora, sempre achando que estava fazendo o melhor para sua empresa. Odiei o que ela fez e as consequências que isso causou na vida de pessoas que nasceram inocentes e que, tenho certeza, não teriam sido corrompidas se Kate não tivesse feito o que fez.
É um história ótima, ótima mesmo.Adorei sua trama, as vinganças, os planos bem elaborados, as reviravoltas, os dramas. Mas não daria um 'dez' a um livro cujo personagem , pra atingir seu 'final feliz', controlou, manipulou e destruiu vidas no processo. Kate mereceu todo o sofrimento pelo qual passou. E me consola ter visto ela sofrer também, bem como aumenta a nota que dou para o livro. Mas continuo pensando no quanto teriam sido melhores as vidas de quem ela 'amava' se ela tivesse se importado um pouco mais com eles do que com a empresa. Sinto muita pena de todos que ela usou para atingir seus propósitos.
Mais resenhas em http://garotapaidegua.blogspot.com