Luci_books 18/08/2023
A história passa no período da Pós-Guerra Civil Espanhola, onde existem os confrontos entre o governo ditador e o povo basco que lutam pelos os direitos de seu idioma, cultura, feriados, etc. Com isso, temos o Jaime Miró, que é o líder e herói dos bascos por lutar pelos direitos e liberdade do povo, mas também é fugitivo do governo. Do outro lado temos como principal personagem o conorel Ramon Acoca, que tem como missão prender o Líder Miró e os rebeldes que o apoiam, além de nutrir ódio particular envolvido pelo povo basco.
Nesta trama, entre estes dois personagens, surge o envolvimento de quatro feiras, que escapam do convento invadido pelo Acoca, no meio da fuga elas se encontram com o líder Miró e seus homens, que ao saberem do motivo escapa, se propõe ajudá-las para despistar o coronel. Nessa perspectiva, inicia-se a história dos personagens envolvidos, o autor retorna ao passado de cada um como meio de levar o leitor a compreender os motivos e ideais que levaram cada um a seguir o caminho escolhido, seja ele por parte dos guerrilheiros Bascos, ou das freiras em fuga do convento. Conforme a narrativa movimenta-se, é exposto questões como: o fanatismo religioso e suas consequências, tais como o ódio incitado por pessoas que se sentiram lesadas de alguma maneira pela igreja católica, e algo tão comum de ser discutido nos dias de hoje, como o bulling.
O final do livro tem todo o mistério que Sidney Sheldon sabe fazer, nos deixa preso e curioso de como irá se encerrar, tornando-se surpreendente.