Emily422 14/10/2019
As pegadas nas areias do tempo.
De forma bastante simples o autor te leva a diversas vidas e suas diferentes perspectivas. Lendo, despertou em mim a lembrança de como o tempo é volátil e também como as pequenas decisões da vida podem ser deverasmente impactantes. Deu-me um sentimento de nostalgia profundo exatamente por isso, lembrar como há bilhões de vidas nesse planeta e como cada uma guarda sua subjetividade por eras e mais eras, deixando suas eternas pegadas nas areias do tempo.
E além de todo romance, suspense e aventura, o livro traz como pano de fundo a questão política da guerra civil na Espanha, um combate sangrento e doloroso para os dois lados da moeda. Uma frase muito emblemática proferida por um dos personagens no livro – talvez possa ser considerado o personagem principal? Não sei, mas foi meu favorito, Jaime Miró: “A diferença entre um patriota e um rebelde depende de quem está no poder no momento”. Portanto, mesmo não concordando completamente com seus atos terroristas, acredito que o personagem não estava em sua totalidade errado, como dito no próprio livro, ele percebeu que uma única pessoa podia fazer completa diferença lutando por suas causas – a independência do país Basco, uma luta contra a tirania. Situações extremas exigem medidas extremas. “Essa é uma obra de ficção. E, no entanto...”.
“As vidas de todos os grandes homens lembram que podemos tornar nossas vidas sublimes, e, ao partirmos, deixar para trás pegadas nas Areias do Tempo”.
-Henry Woodsworth Longfellow
Enfim, enquanto se está lendo as páginas se vão muito rápido, pois o jeito do Sheldon escrever é incrivelmente leve e gostoso. Fui ler esse livro sem nenhuma pretensão e o mesmo acabou me surpreendendo infinitamente. Muito bom!