Menina.Jasmim 15/10/2020Bem infernais...Formaturas infernais é um livro que sempre tive vontade de ler desde minha adolescência lá em 2009. E sim, você leu certo, eu levei onze anos para finalmente me sentar e ler esses contos. Cinco autoras, cinco contos, todos envolvendo de alguma forma uma formatura. Como cada texto possui suas particularidades, irei comentar um por um para ficar mais organizado.
Conto 1: A filha da exterminadora // Meg Cabot
Mary é a aluna nova no colégio que resolve aparecer em uma festa armada de uma besta, o que chama atenção de Adam, amigo do namorado da amiga de Mary (e aparentemente só dele). Todos na festa estão muito entretidos para notar a besta ali no meio (e nem a segurança pareceu se importar muito), mas Adam nota, já que a mira de Mary está voltada para a mesma pessoa que o garoto foi procurar: Sebastian, que roubou a namorada de seu amigo. O que Adam não sabia era que nem Sebastian, nem Mary eram o que pareciam ser. Sebastian é o descendente do Drácula, aquele responsável pela morte da mãe de Mary, uma caçadora de vampiros. A filha então resolve se vingar e matar Sebastian é o primeiro passo, agora com ajuda do colega de escola Adam.
O que dizer sobre o conto… Talvez eu esperasse mais. Acho que o formato conto não favoreceu a história. Achei que tudo ocorreu de forma previsível demais, além disso, por que precisava de Adam? Ele se uniu à garota sem grandes motivos, acreditou de primeira em um papo maluco de caçadores de vampiros e, ainda por cima, se apaixonou pela garota sem quase conhecê-la. O final também foi bem fraco, deixando de lado o maior desafio que em tese os garotos enfrentariam.
Conto 2: O Buquê // Lauren Myracle
Três jovens resolvem visitar uma cartomante para nossa querida protagonista finalmente descobrir se seu amigo, que está ali com ela, irá chamá-la para o baile de formatura. Nesse lugar, ela consegue convencer a cartomante a lhe entregar um buquê mágico que funciona quase como um gênio da lâmpada, concedendo 3 desejos, mas que também tem seu lado ruim, que deixa a cartomante assustada, mas, mesmo assim, ela deixa os adolescentes levarem o objeto.
Como esperado em contos de terror, os pedidos não saem como a protagonista imagina e logo tudo se torna um caos, culminando na morte de seu amigo/crush.
Este foi meu conto preferido entre todos. Foi o que mais me deixou ansiosa e desta vez gostei do final aberto. Uma coisa que me incomodou é como todo mundo superou a morte do garoto em tão pouco tempo. Sério, coitado dele.
Conto 3: Madison Avery e a morte // Kim Harrison
Já vou começar dizendo que, entre todos, este foi o que menos gostei. Madison faz aniversário bem no dia do baile de formatura, mas o que acontece nesse dia está longe de ser feliz. Ela pega carona com um garoto que acabou de conhecer, só o Universo sabe quê, e acaba em um acidente de carro que tira sua vida. O que ela não imaginava era que o garoto desconhecido, na verdade, era um anjo da morte. Madison acorda então na sala funerária e consegue roubar o amuleto do anjo da morte, a forma que ele tem de se tornar “real” para os humanos. E basicamente é isso a história, porque o final não levou a lugar nenhum, não concluiu nada, pegou a ideia e resolveu parar no meio.
Teria sido bem mais interessante se tivesse tido um final decente, mas não sei se posso chamar aquilo de final.
Conto 4: Salada Mista // Michele Jaffe
Miranda é uma jovem com super-poderes que só funcionam quando bem entendem. Eles trabalham com vontade própria, sempre quando vêem perigo ou alguém em risco. Tudo isso ainda é muito confuso para a jovem, mas ela vai levando sua vida, fazendo o melhor que pode com o que tem. Trabalha como motorista e quando precisa levar uma garota estranha para uma casa estranha que as coisas começam a ficar ainda mais malucas. Na verdade, sua caronista está sendo sequestrada e agora Miranda precisa ajudá-la a chegar inteira ao seu destino.
Este foi um conto bem comprido e um dos melhores no desenvolvimento e conclusão. Gostei bastante como a autora desenvolveu a amizade entre as garotas e como as coisas fizeram sentido no final. Não ficou explicado o problema da protagonista com a morte da família dela, mas também não foi algo que fez falta.
Conto 5: Inferno na Terra // Stephenie Meyer
Uma jovem demônia resolve trazer o caos para uma festa de formatura. Tudo parece seguir seu malvado plano: casais se separando, gente se machucando, todo mundo muito triste e chateado. Mas há um problema, um garoto que parece sentir a tristeza das pessoas e busca resolver tudo. A pessoa que parece ter mais tristeza em toda festa é justamente nossa demoniazinha, então ele a procura por todos os cantos para tentar resolver seu problema.
Foi um conto bom. Não tenho muito o que dizer. Achei que cumpriu bem o seu papel, mesmo que não tenha sido o meu favorito.
Foi uma leitura que achei que teria aproveitado mais se tivesse lido quando adolescente. Algo em particular me incomodou em quase todos os contos: parece que todos os adolescentes são revoltados sem causa. Meus contos favoritos foram O Buquê e Salada Mista. Pensando em livros adolescentes atuais, não sei se a forma como os personagens foram retratados agradaria muito o público hoje em dia. Acho que combina com a época em que foi lançado, mas já 11 anos se passaram e os jovens mudam também.
Enfim, mas talvez seja uma boa leitura se você é jovem e quer ler contos adolescentes com uma pegada sobrenatural.
site:
https://ultimasfolhasdooutono.tumblr.com/post/632070754884878336/formaturas-infernais