@estantedajulia 29/04/2023Resenha da duologia, box rosa e azul da Nova Fronteira
Imagine falar sobre feminismo em uma época na qual esta palavra nem ao menos existia? Foi exatamente isso que Simone de Beauvoir fez.
⠀
“O segundo sexo”, publicado em 1949, debate principalmente, entre os aspectos social, psicológico e biológico, o que é ser mulher. Mas, para que levantar todo um estudo sobre este assunto? Simples, Beauvoir nos mostra que nada justifica, em toda a história!, sermos menos que os homens.
⠀
💫 “o mundo sempre pertenceu aos machos”.
⠀
O primeiro volume, “Fatos e Mitos, trata justamente sobre as verdades e mentiras acerca da condição da mulher. A autora faz toda uma viagem para retratar como era a vida das mulheres desde as épocas mais remotas, até as atuais. Já em sua sequência, “A experiência vivida”, Beauvoir faz uma análise sobre a experiência do feminino e é neste que sua famosa frase está gravada nas páginas:
⠀
💫 “ninguém nasce mulher: torna-se mulher”.
⠀
Responsável por consagrar a autora, esta obra consegue ainda ser totalmente atemporal. Mesmo tendo sido publicada no fim da década de 40, todos os assuntos ali retratados ainda são atuais.
⠀
Esse livro é extremamente importante para aqueles que desejam pesquisar sobre o gênero e também que buscam entender mais sobre o feminismo. Foi a partir desse livro que muita coisa mudou e passamos a pensar de maneira diferente, enxergamos o que já desconfiávamos, que o papel da mulher não precisa ser apenas um, não estamos fadadas a reprodução. Não somos menores, apenas por sermos mulheres.
⠀
Para finalizar, o livro traz muito mais do que as minhas palavras aqui dizem. São páginas complexas, para serem lidas com calma e no tempo que for necessário. Vale a pena? Muito. É muito mais do que apenas uma edição bonita na estante. É a nossa história!
site:
https://www.instagram.com/estantedajulia