Clarissa

Clarissa Erico Verissimo




Resenhas - Clarissa


203 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Lia 18/11/2021

Lenta mas impactante
É um livro que se trata de um cotidiano, mesmo sendo um pouco lento no começo não deixa a desejar e mostrar toda a genialidade de Érico Veríssimo.
comentários(0)comente



Edmar.Candeia 24/10/2021

Clássico
Primeira obra que leio do autor, gostei. Leitura leve, envolvente, não rebuscada e com passagens interessantes. Retrata outra época do país, com personagens marcantes e bem definidos. Recomendo.
comentários(0)comente



iarakessia 08/09/2021

um clássico
Essa obra prima é do Erico Veríssimo. Clarissa é uma pré adolescente que está passando o ano na pensão da tia, na cidade grande. Ela morava com os pais em uma estância no interior. Foi para estudar que ela se mudou para a casa da tia. Acompanhamos esse ano de Clarissa, em que ela muda tanto física quanto psicologicamente. A inocência vai escapulindo aos poucos por entre seus dedos, adentrando o mundo dos adultos que é cheio de segredos e mistérios.

?Clarissa é qualquer coisa de agreste e puro. Clarissa é música e é poesia, menina moça - olhos abertos para o mistério da vida, alma que amanhece.?
comentários(0)comente



Maiara 01/09/2021

Gostosinho
Uma delícia de livro, aconchegante como um filme sem suspense. Se você precisa relaxar e dar um tempo dos livros agitados, esse de Érico Veríssimo é uma boa pedida.
comentários(0)comente



Gladis Klein 19/08/2021

Clarissa
Uma releitura que me remete a infância e a adolescência, onde nos deparamos com novos sentimentos. A vida vai seguindo seu rumo deixando saudades da época da inocência.
comentários(0)comente



fernandaararuna 22/07/2021

aí que coisa boa
gostosinho demais de se ler e acho que cada vez mais me apego a todos os personagens - mesmo que uns não tenham um ideal parecido com o meu -, cada um existe pra fazer a história acontecer.
comentários(0)comente



wess 26/06/2021

Clarissa
Clarissa, de Érico Veríssimo. A primeira obra nacional que leio. E meus caros amigos, que livro, que livro! É tão aconchegante quanto simples e acolhedor.
comentários(0)comente



Aniquele 16/06/2021

Clarissa é um livro leve e ao mesmo tempo profundo, daqueles pra se ler deitado numa rede e pra refletir durante um bom tempo.
Clarissa é uma menina de 13 anos, esperta e ao mesmo tempo ingênua que mora na pensão da sua tia, a história vai se passando nessa pensão e nos traz o olhar de uma criança acerca dos problemas adultos.
comentários(0)comente



Adriana 15/06/2021

Uma história leve para ler em uma tarde de domingo. Clarissa é um menina que está entrando na adolescência, vive na pensão com a tia, e através dos olhos de Clarissa vemos o cotidiano das pessoas que vivem ali, os fatos são contados de forma quase poética, o que torna a história gostosa de ler.
comentários(0)comente



fesenafreitas 11/06/2021

Clarissa
gostei, mas em alguns momentos é bem arrastado, nada acontece. mas enfim, recomendo pra quem gosta de livros mais poéticos e românticos.
comentários(0)comente



Luluton 31/05/2021

Era só o papagaio...
E assim termino Clarissa: com muita tristeza pelo fim. Não por ser ruim, longe disso! O livro é incrível.

Simples, parece que não vai te fazer mergulhar nele. Então, quando vê, está se afogando.

Diferente da maioria dos que já li, tem uma narrativa tranquila, descrevendo os fatos do cotidiano. Quando comecei, pensei que não ia gostar, não era meu estilo. Quando acabei, estava apaixonada. Que bom que não desisti da leitura!

Clarissa é suave e belo. Me sinto triste pelo fim. Sentirei saudades dos personagens, principalmente de Clarissa e de Amaro.
comentários(0)comente



MarciaCannecchia 22/05/2021

Clarissa, uma menina doce
Eu nunca me esquecerei de clarissa, de amaro, do menino da cadeira de rodas. Quanta delicadeza. Érico Verissimo pra sempre vou te amar.
comentários(0)comente



Aquela que tá olhando pro céu 10/05/2021

Clarissa é uma mocinha jovem que atravessa o caminho entre infância e juventude. Ainda muito peralta e moleca, tem que aprender a se comportar como uma dama, e se depara com algumas questões sobre o futuro e - inesperadamente, não à fundo - o amor, a paixão!

É interessante notar durante a leitura que, do primeiro ao último capítulo, há o desenvolvimento da personagem com muito cuidado e carinho pelo autor, e suas questões ficam mais sérias até o fim de sua estada na pensão de sua tia, onde outras perosnagens icônicas ali habitam. A menina que corria atrás de borboletas, em primeiro momento, se forma e de torna professora, no fim.

Sua curiosidade e otimismo me fizeram lembrar de outras obras, como Pollyanna, da Eleanor. Entretanto, a escrita do livro deixou a desejar em alguns aspectos. Um dos primeiros escritos por Érico Veríssimo, o exemplar conta com uma nota do próprio autor criticando sua obra, como que pedindo desculpa ao leitor pelos erros cometidos. Disse - o que provou ser verdade durante a leitura - que haveria uma carência de desenvolvimento dos outros envolvidos na história, ao passo que o ponto focal seria apenas Clarissa. Também consta com trechos escritos de maneira arrastada, tais que eu observei, entretanto, constar com linguagem poética e metafórica, que torna a leitura muito rica, por sua infinda beleza, ao tratar da vida com sua simplicidade e, também, as maravilhas escondidas no dia-a-dia, que Clarissa conseguia enxergar com seus olhos esperançosos.

O fim chega abruptamente nos revelando um romance que, apesar de ser previsível, é de alguma maneira provocante e inesperado.

A carência de desenvolvimento mais calmo e explicado é suprida com a bela e poética escrita de Veríssimo, pois nos faz pensar na beleza das coisas como elas são. Uma borboleta que pousa em flores. O despertar de um novo amor. Uma moça que cresce.
Talvez se reescrito mais à frente, quando Veríssimo se tornou um escritor mais experiente, a obra teria mais sucesso. Ainda assim, sendo uma leitura leve e agradável, sobre a beleza da vida e o amadurecimento, é recomendado.
comentários(0)comente



danda 13/04/2021

Pelo ano que o livro foi lançado 1933 já seria de se esperar as inúmeras problemáticas referentes a raça, gênero, classe e outros.
Mas o que me chamou atenção na história é o amor que clarissa tem pela vida, o amor por coisas simples como os raios solares que entram pela janela, a dança das plantas ao brincarem com o vento...
Ler Clarissa me fez reconectar comigo e até talvez reacender essa apreço pelas coisas simples da vida.
comentários(0)comente



Marcelo.Oliveira 04/04/2021

"A vida tem momentos brilhantes que compensam a dor de viver, lá fora os homens se acotovelam e agridem, se dizem palavras duras e se odeiam. Mas há de ter algo de puro e de fresco, seres que vivem uma constante ciranda de infância, no meio de flores".
comentários(0)comente



203 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR