spoiler visualizarMaju 01/02/2024
Há gelo e fogo. Ódio e amor.
Cara, esse livro... é tanto plot twist que eu sinceramente não sei se eu não perdi alguma coisa, é uma continuação que costura muitas pontas que "A Fúria dos Reis" deixa pra trás, apesar de ainda ter muito pela frente, ele tras em geral um sentimento de conclusão em alguns arcos. A morte da Catelyn deixa um gosto muito amargo, bem como a do Robb, meu amado ? Mas coisas boas também acontecem: perdemos (graças a Deus) o Joffrey e ganhamos um Tyrion com ÓDIO no coração, nada podia ser melhor. Outra morte conclusiva foi a do Tywin, um homem que jogou TANTO morrer da forma como foi o ponto alto pra mim. Jaime Lannister sempre vai ter o meu coração, estou pronta pra defender as atrocidades dele. E grande plot twist na minha leitura foi ter começado a curtir os povs do Davos!
Mas agora vou falar de quem realmente ROUBOU a cena desse livro. Daenerys e Jon Snow. COMO PODE eles serem os maiores personagens desse livro? O Jon Snow da série não chega aos PÉS do personagem dos livros, carismático, corajoso e inteligente, adoro acompanhar os conflitos dele e esse homem promete MUITO. Tal qual Daenerys se sobressai absurdamente nesse livro, ela é inegavelmente uma Targaryen, ela é a alma dos conquistadores. Ela e o Jon tem muitos paralelos, além de serem pessoas justas, eu to maluca pra eles se encontrarem!
Algumas coisas continuaram iguais pra mim (Sansa e Arya), mas existem alguns problemas nesse livro. O principal deles é a descontinuidade. Pra mim o livro não teve muita fluidez entre os capítulos, é muito difícil entrar na historia no começo dos capítulos e quando fica bom ele é cortado pra um novo personagem, quase sempre com o mesmo problema. Não é por ter muitos narradores, mas porque os começos de capítulos estão mais lentos, na sua maioria. O Bran e o Samwell foram peronsangens difíceis pra mim, meio chatos, não consigo me conectar muito com eles.
Sinto que a tensão da história esta se voltando para os Bolton, os Greyjoy e os Martell, além da patrulha agora governada pelo próprio Snow. Apesar dos pontos que me tiraram uma metade da nota final do livro, pra mim nada mudou exatamente na qualidade dos livros, como sempre eu tô muito empolgada pra continuação.