spoiler visualizarCarolina.Aguiar 21/12/2023
Começou sendo meu livro preferido até então. Bastante fluido apesar de não ter um objetivo claro.
O Grenn foi importante pra sobrevivência de sam, e os corvos que Sam libertou, mais tarde também retribuíram salvando ele e goiva dos vagantes.
Mormont não merecia aquela morte, aqueles patrulheiros insubordinados acabaram com o que restou da patrulha, por mais crápula que o Kraster fosse. Enquanto que na muralha Donal Noye, foi um bravo ferreiro e um dos últimos homens bons da muralha.
Robb foi um bom guerreiro e líder, mas não um bom rei, ele precisava ser mais estratégico nos bastidores, tanto que venceu todas as batalhas, mas perdeu a guerra. Até o jon Snow soube deixar a honra de lado em prol da sabedoria, pra se camuflar com os selvagens.
Erro atrás de erro levaram a queda de Robb, o casamento que traiu aliança com os Frey, matar o karstark. Ele nomeou jon como herdeiro, isso pode ser interessante no futuro. Jon claramente ficou tentando quando Staniss ofereceu o norte, se não fosse aquela jogada do Sam... Falando no Stannis, se ele não fosse rígido e inflexível ou não seguisse o deus da luz, poderia ser um bom rei. Ele e davos tem uma dinâmica bacana, de confiança e sinceridade.
Nas partes do Clegane/Sansa/Arya, dá pra criar empatia por ele. É um homem duro que sofreu pelo irmão e pelo fogo, mas não mais cruel que muitos outros soldados. Arya estava começando a se entender com ele, mas ficaram pouco tempo juntos.
Sansa continua ingênua e meio fútil, ela vê o mal que se esconde sob faces bonitas, mas não é capaz de julgar o bem só porque a aparência não é das melhores. Acho o Mindinho mais traiçoeiro que o Varys, o segundo sempre deixou claro o que faria.
Seja pelo irmão, por Brienne ou pela perda da mão, Jaime já começou a demonstrar mudança. Admito, senti um sabor agridoce na morte de twyn. Ele era ardiloso, mas tinha algo que me fazia gostar dele. Apesar de tudo, Tyrion teve seus motivos.
Daenarys tem seguido um caminho incrível libertando os escravos. As vezes sinto pena de Jorah pq ela claramente não retribui os sentimentos dele. Daario naharis e lorde Baristan Selmy foram um bom incremento no exército dela.
Meus pontos de vista preferido foram claramente de Jon, Sam, Davos e Arya