spoiler visualizarNae. 28/09/2024
Sobre A tormenta de espadas (Livro 3):
Gostei bastante desse livro do começo ao fim, mas, obviamente a grande fase dele é justamente nos capítulos finais onde acontecem os eventos mais importantes desse universo, no caso, o casamento vermelho, a morte do Joffrey, a fuga da Sansa, o julgamento do Tyrion, a nomeação do Jon Snow como senhor comandante da patrulha da noite e a morte de Tywin Lannister. Já percebi que o George R.R Martin não tem pena de aproveitar tantos eventos importantes de uma vez só e, principalmente, em um único livro, o que eu acho admirável e muito instigando porque saímos de um evento super importante e impactante para outro ainda mais importante e impactante, isso torna a leitura ainda mais interessante e desperta muita curiosidade para saber como será o final, mas, ao mesmo tempo acho que esse é um dos fatores que torna a leitura tão cansativa porque tudo acontece de uma vez e chega até ser difícil de assimilar todos os eventos. Mas tudo bem, já aceitei que todos os livros dessa saga vão me deixar cansada em um algum ponto de qualquer forma, até porque é uma história muito complexa e extremamente descritiva/detalhada, seria estranho se fosse diferente; É uma espécie de ponto negativo, mas é algo que eu já aprendi a lidar e aceitar.
Dois dos personagens que eu mais gostei de acompanhar nesse livro em especial foram o Jaime e a Daenerys, por mais que, se comparado aos outros, a Daenerys infelizmente tem bem menos capítulos, mas eu também entendo o motivo disso e por isso, mesmo me sentindo muito curiosa sobre ela, é um detalhe que não me incomoda.
Bom, falando sobre o Jaime, acho que esse é o livro responsável por fazer com que os leitores conheçam e, principalmente, entendam TUDO sobre ele, desde o passado até à atualidade, inclusive, acho que é o livro onde o próprio personagem começa a se conhecer melhor, principalmente depois que ele perde a mão da espada (a mão direita); Eu amei os capítulos dele, no primeiro livro eu odiava o Jaime e agora, assim como aconteceu quando eu assisti a série, passei à adora-lo a ponto dele se tornar um dos meus personagens favoritos desse universo.
Sobre a Daenerys, o que eu mais gostei desse livro e até mesmo nos anteriores é justamente todos os detalhes sobre ela que são narrados de uma forma bem clara para que o entendimento fique fácil, desde os pensamentos mais sérios dela até os sentimentos mais bestas, eu acho isso extremamente importante principalmente porque na série sinto que esse é um detalhe que falta, pelo menos que para mim faltou.
Aliás, outro destaque desse livro e dos outros também é o Jon Snow, lendo eu consigo entender porque ele é tão amado pelos fãs dessa saga, até porque eu também passei a gostar muito dele desde que comecei a ler. Infelizmente ele não é tão legal e bem feito na série.
Enfim, esse terceiro consegue ser um livro tão bom quanto o primeiro e o segundo.