spoiler visualizarJoão Pedro Mendes 26/08/2024
E X T R A O R D I N Á R I O ! ! !
Falar sobre o quão bom é a obra de George R. R. Martin é chover no molhado, porém esse livro é quase literalmente sobrenatural de tão bom.
O terceiro volume, além de abrir um leque de perspectivas e avançar como uma teia de aranha pelo mundo e pela mitologia do universo estabelecido pelo autor, constrói situações e personagens de maneira sobrenaturalmente hábil. O que já era bom nos dois primeiros volumes, aqui se multiplica por muito mais.
Todos os pontos de vistas são instigantes e interessantes, com destaque especial para os capítulos da personagem Arya, que é a MELHOR coisa que esse livro pôde oferecer, dentre tudo de maravilhoso que se encontra em suas páginas. A jornada de Arya, desde Porto Real até aqui, é uma das melhores jornadas que já tive a felicidade de ler em uma história, e o pedaço dela que contemplamos no terceiro volume é muito bom. A companhia forçada de Sandor Clegane, bem como dos membros da Irmandade sem Estandartes, foi a melhor coisa do livro, na minha opinião.
A inserção dos capítulos de Jamie é uma novidade surpreendente e deleitante, mostrando uma jornada crua e violenta, com personagens vis e repugnantes, o tipo que George Martin cria melhor do que ninguém (talvez Bernard Cornwell). A jornada de Jamie junto de Brienne resignifica o personagem, que definitivamente não é insonte, mas que possui camadas como qualquer pessoa. Os personagens que o acompanham, Urswyck, Rorge, Dentadas... apareceram pouco, mas o pouco que apareceram, causaram grande impacto. A mera imagem que se tem deles, na cabeça, é de arrepiar.
Do mesmo modo, é acrescido à história o ponto de vista do personagem Samwell, que oferece uma visão assombrosa dos perigos que vêm do norte, bem como constrói esse personagem bem legal.
Os capítulos de Davos são novamente incríveis e igualmente crus e hostis, aproximando a história de seu aspecto sobrenatural. O dito cavaleiro das cebolas é, sem dúvidas, um dos melhores personagens criados.
Os capítulos de Catelyn, Bran, Sansa, Tyrion e Daenerys mantêm a qualidade, porém são os de Jon que se destacam no tocante à melhora. Sem dúvidas, os capítulos de Jon Snow no terceiro livro são os melhores, apresentando personagens muito legais como Mance Rayder, Styr, Harma Cabeça de Cão... dentre outros. Ademais, em um deles, pode-se ler a melhor cena de batalha da série de livros, até agora.
Em se tratando de criar ótimos personagens, George Martin parece ter esgotado aqui sua lista de melhores personagens já criados. Berric Dondarrion, Thoros de Myr e companhia são os personagens mais legais que já permearam as páginas desses livros, embora tenham aparecido pouco. Principalmente por serem resgatados do primeiro livro, após não se saber mais o que poderia ter acontecido com eles. Incrível!
Superados os incríveis personagens, não posso deixar de destacar a quantidades de reviravoltas e momentos impactantes que o livro possui. Simplesemente Frenético e Arrepiante.
O melhor livro da série até agora! Nota um milhão!