Diego 30/01/2024Cony adaptou quatro histórias das Mil e Uma Noites que foram reunidas em um livro chamado "As Melhores Histórias das Mil e Uma Noites". As histórias também foram publicadas separadamente em livros voltados para o público infanto-juvenil.
No Califa de Bagdá acompanhamos um Califa bondoso que se disfarça para visitar seus domínios incógnito e vê três situações intrigantes. Para entender cada uma delas convoca o sujeito envolvido a seu palácio e lhes escuta as explicações. Assim, a história se desdobra em outras três.
A do cego que pede uma bofetada a todos que lhe dão uma esmola.
A do homem que maltrata uma égua todos os dias em praça pública.
E a do cordoeiro que ficou muito rico.
O cego conta que era um caravaneiro e possuia 80 camelos de aluguel. Um dia conheceu um dervish que lhe garantiu saber a localização de um tesouro escondido. Após uma série de situações miraculosas, o homem tentou ser usurário e duvidou da boa-fé do dervish, por isso ficou cego e fez uma promessa de levar tapas para se redimir de seus pecados.
O segundo relato é de um homem que se casou com uma mulher muito bonita. Presenciou situações bizarras, lhe revelou o que viu e a mulher demonstrou ser uma feiticeira que lhe transformou em um cão. O homem então conta suas peripécias enquanto canino até voltar a ser um humano e conseguir transformar a mulher em uma égua, punindo-a com uma surra diária pela sua maldade.
E a terceira história é sobre uma disputa entre dois amigos, um rico, que acreditava que só o dinheiro atrai mais dinheiro, e outro pobre, que dizia que uma pessoa pobre pode se valer de suas virtudes para se tornar rica. Elegeram um cordoeiro muito pobre para fazer uma experiência e o rico lhe deu uma pequena fortuna duas vezes, perdidas acidentalmente pelo pobre homem de maneiras muito difíceis de acreditar. Depois disso o amigo pobre lhe deu um pedaço de chumbo, e o homem se tornou rico de forma ainda mais incrível.
Peguei o audiobook emprestado na BibliOn.