Nina.escrito 06/05/2023
Bem, eu li "O vencedor está só" há muito tempo, mas vou tentar contar aqui para vocês a minha experiência sem dar spoiler.
A trama se passa em um dos maiores (se não o maior) festivais do cinema, o Festival de Cannes, onde a cidade está uma loucura, os hotéis cheios de famosos, estilistas, costureiros, modelos, e etc.
E é nesse meio que Paulo nos apresenta o seu protagonista, Igor, um homem rico, inteligentíssimo e de conhecimentos para poucos.
Mas Igor está ali para chamar a atenção de sua ex esposa, que é quem estará no festival, mas com o atual companheiro.
O problema é como Igor resolve chamar sua atenção... usando de seus conhecimentos e estratégias especiais para abalar e destruir mundos, simplesmente para mandar um recado para sua amada, alertando de sua presença a cada vez que faz isso.
Durante a história, Paulo Coelho ainda nos faz entrar nesse mundo de glamour e tudo o que o engloba. As festas, as superficialidades, o glamour, as vantagens, e a luta de muitos para conseguir os seus tão sonhados "quinze minutos de fama", ou se tiver sorte, o seu lugar ao sol.
Eu fiquei um pouquinho chocada quando li esse livro. Pois embora eu já tivesse lido outra obra do autor um pouco diferente das outras que eu conhecia, este em particular, para mim, fugia e muito de seu estilo.
No entanto, ainda se vê Paulo Coelho e suas palavras no decorrer da história... nas críticas, nos modos e apresentação da alta sociedade, nas lições que tiramos para refletir... Você até o encontra sentado a uma mesa comendo e bebendo nessas tais festas que decidem quem pode ou não fazer parte do mundo deles.
Enfim, é uma das muitas obras do autor que eu indico. Não é a melhor para mim, mas gosto muito dela mesmo assim ?