Olga

Olga Fernando Morais




Resenhas - Olga


215 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Rafa 05/11/2024

Olga
A vida não foi fácil para Olga Benário.
Como foi difícil ler sua biografia, acabei de terminar o livro e sigo triste.
Além de contar a história de Olga também entendemos contextos históricos do Brasil, Alemanha, nazismo, fascismo e comunismo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Vitor Hugo 01/09/2024

UMA EXCEPCIONAL MULHER E O TERRÍVEL SÉCULO XX

Indiscutível o sucesso da biografia "Olga", de Fernando Morais. Basta ver o número expressivo de edições e reimpressões do livro. E, ainda, a adaptação cinematográfica de 2004, com Camila Morgado interpretando Olga.

Aliás, um dos grandes méritos do autor é conciliar a pesquisa em fontes primárias (várias entrevistas, com Prestes, por exemplo), reconstituição dos fatos e narrativa de forte apelo visual, como, por exemplo, quando Olga, na maca, avista a bandeira da Alemanha nazista tremulando sobre o navio La Coruña. O livro "pedia", portanto, uma adaptação para o cinema.

No entanto, a obra não está livre de certas "derrapadas" do autor, o que ocorre, parece-me, pelo seu próprio viés ideológico, bem como pelo papel de biógrafo em si, naturalmente a enaltecer a figura biografada.

Disso decorre um certo maniqueísmo não percebido pelo leitor mais desatento e/ou desinformado, que acaba se enlevando pelo caráter mais, digamos, romântico, da vida de Olga (e de Prestes).

Nesse sentido, percebe-se uma insistente caracterização do governo Vargas como o "bandido", enquanto que os comunistas são idealistas vítimas da tirania. Ora, enquanto Prestes e Olga estavam detidos no Brasil, o camarada Stálin, na URSS, "tocava o terror", torturando, prendendo e fuzilando MILHÕES de pessoas, várias das quais aliadas até o dia anterior (leiam sobre os expurgos da década de 1930).

Na mesma toada, a mim me pareceram peremptórias demais questões bem discutíveis, como, e principalmente, a questão da deportação de Olga, tratada como um caso claro e indiscutível de ilegalidade. Não foi o caso, embora sob o ponto de vista jurídico da dignidade da pessoa humana a decisão possa mesmo ser questionada. Para alguém que quiser se aprofundar, há excelentes artigos jurídicos disponíveis na internet qua analisam o caso, em especial a partir do julgamento do HC impetrado em favor de Olga.

Feitas tais ressalvas, não há como negar se tratar de um texto empolgante, que bem exprime em seu ritmo vibrante a vida idealista e a morte trágica de uma grande e excepcional mulher.

A reflexão que fica é que, acima de fascismo, nazismo, comunismo, totalitarismo, o que precisamos mesmo é de mais humanismo. E ainda hoje, pois vivemos um tempo em que um candidato à presidência dos EUA chama imigrantes ilegais de "animais", enquanto que no Oriente Médio um povo é vítima de um genocídio que ninguém mais parece sequer lembrar.

Por fim, eu diria que imprescindível contextualizar os fatos de maneira mais completa com a leitura da biografia de Prestes, da autoria de Daniel Aarão Reis, outro livro excelente.

Que prevaleçam os ideais de humanidade e dignidade.
comentários(0)comente



Margarete.Hyeda 27/06/2024

História de Olga e da revolução comunista em 1935
Conta a vida de Olga Cenário, judia, comunista e mulher de Luiz Carlos Prestes, que o governo Vargas entregou, grávida, à Gestapo.
O livro, além de mostrar a coragem, fibra da mulher Olga, conta a história da revolução comunista em 1935.
comentários(0)comente



Marine 14/06/2024

Lindo. Lindo. Lindo.

Nunca tinha lido uma biografia, mas após a recomendação do meu pai e interesse pela história de Olga Benario Prestes me incentivaram.

Que história incrível e que escrita maravilhosa. Olga mereceu ter sua história contada e Fernando Morais realizou essa missão com sucesso. Que trabalho de pesquisa lindo para reconstituir a vida dessa personagem.

Agora que terminei, sinto que nem tenho palavras para descrever o que achei do livro, mas foi uma leitura que me prendeu e me emocionou muito.
comentários(0)comente



Erica424 12/05/2024

Eu sempre me acabo
A história de Olga me destrói toda fez que leio, ouço ou vejo. É de tamanha crueldade tudo que viveu, sofreu... Uma mártir, eu choro horrores
comentários(0)comente



iamleticiarodgs 01/05/2024

Um retrato extremamente chocante, fiel e cruel do que foi a ditadura militar para as mulheres e também para os judeus.
Confesso que tive dificuldade pra ler por conta do peso do enredo, por vezes tiver pesadelos e por vezes também eu perdi o sono.
Um livro incrível e triste.
comentários(0)comente



Anymorphia 18/04/2024

Olga benario
Livro bem feito com bastante fatos históricos era exatamente oq eu estava procurando, nada resumido bastante coisa é realmente a vida inteira dela
comentários(0)comente



Biblioteca Álvaro Guerra 18/04/2024

Olga Benario Prestes, uma figura notável da história, é o foco da biografia escrita por Fernando Morais. Publicado em 1985, o livro “Olga” nos transporta para um período turbulento, entre a ascensão do nazismo e a ditadura latino-americana.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/9788571642508
comentários(0)comente



davidionisio 01/04/2024

É revoltante a vida de uma mulher tão brilhante como Olga ter sido, de forma inescrupulosa, ceifada pelo governo de Getúlio em conluio com a Alemanha nazista.
O jornalista Fernando Morais fez um trabalho excelente em expor a história de Olga Benário atrelada ao contexto histórico e social do mundo na época dos acontecimentos. O papel expositivo do livro ao mesmo tempo se misturou com a narrativa envolvente de Fernando, que trouxe, muitas vezes, um aspecto de ficção pra história.
Me emocionei em diversos momentos com a leitura, que com certeza foi uma das melhores que tive até o momento. A história de luta de Olga deve estar pra sempre em nossa memória.
comentários(0)comente



Juliara.Hoffmann 25/03/2024

Uma biografia tão inspiradora quanto Olga Benário ?
Esta, particularmente, é uma das minhas biografias preferidas! A vida de Olga Benario enquanto ativista política, sua deportação para a Alemanha nazista, a prisão da Gestapo, o nascimento de sua filha e a ida ao campo de concentração, tudo é narrado com sensibilidade e veracidade jornalística.

É um livro que me emocionou muito, daqueles de parar para chorar... Olga foi uma mulher de coragem e moralidade impressionantes! O livro traz trechos de suas cartas, enviadas e recebidas na prisão, relatos de pessoas que a visitaram e acompanharam muitos de seus pensamentos e esperanças.

O trabalho jornalístico e histórico de Fernando Morais é impecável e não nos deixa esquecer o quanto podemos perder nossa humanidade quando deixamos de ver o outro como legítimo ser humano.

Super recomendo essa leitura! ???
comentários(0)comente



gdo.faria 15/03/2024

De verdade, eu acho sim que Olga é uma mulher forte e determinada que sofreu com a crueldade e a ganância humana. Meu problema foi com o livro, não com a História... o Autor faz uma pesquisa excelente dada as limitações de acesso às informações da época. Mas o que ficou para mim é que o livro não foi sobre a Olga e sim sobre o contexto histórico em que ela estava inserida. São páginas e mais páginas em que Olga sequer é citada. Parecia um livro da história do comunismo no Brasil. Foi muito moroso de ler, e olha que me despi de todas as crença políticas para poder aproveitar a leitura. E devo ressaltar que a melhor parte, para leitura e a pior parte da vida de Olga, é o final do livro. Foi angustiante e tenso, mesmo sabendo do fim.
Por fim, acredito que por manter a maior veracidade o autor perdeu a emoção que história de Olga poderia passar
comentários(0)comente



Julye.Souza 21/02/2024

Lágrimas de nitrogênio.
O livro começa roubando sua atenção para fatos que, futuramente, serão abordados e estudados com mais calma. No começo, você pode até não dar muito por ele, por já prever o final ou, até mesmo, não gostar do desenrolar da história (que diga-se de passagem, é maravilhosa), entretanto, no final do livro você não consegue esquece-lo.

O livro roubou todo o tempo vago do meu dia, aumentando a cada página minha curiosidade e meu nervosismo com toda a situação. No meio do livro, fiquei desanimada pois não via resoluções para os problemas que se criavam, mas tudo foi superado e fui desafiada por cada capítulo a descobrir um pouco mais sobre essas histórias de vida tão inspiradoras.

Não posso não citar as atrocidades feitas por cada governo, e a maneira como sua população reagia a isso. A cada tortura -sempre descritas com os mínimos detalhes- meu coração "ia na boca", como o ditado popular diz.

Cada pessoa/personagem encanta tanto você com características únicas, ideias altamente mirabolantes e histórias de vida complexas. No final, você não sabe a morte de quem foi
Independente de ser um livro sobre história real, em alguns momentosa mais sofrida.
os casos ficam mais parecidos com ficção, narrando fatos inenarráveis e contando coisas que você não provavelmente acha que realmente aconteceram, porém, sim, elas realmente aconteceram.

O que posso falar ao final dessa resenha ,senão sobre o final previsto mas inusitado que
comentários(0)comente



Andre.28 27/01/2024

Olga, uma vida de luta, amor e tragédia
O Fernando Morais é um exímio escavador de documentos. Ele consegue dissecar essa história de forma bastante digna e sem muito floreios desnecessários. Olga, uma militante comunista e integrante da Internacional Comunista tem a sua vida ceifada nas câmaras de gás Nazistas, mas não sem antes viver um romance com o ex-combatente comunista e um dos líderes do tenentismo no Brasil, o Luís Carlos Prestes.
Acho o Fernando Morais tem essa veia historiadora que consegue mesclar em um relato jornalístico, honrando o ofício de sua formação sem deixar de apresentar ao grande público uma versão mais acessível. Creio que sua narrativa e seu estilo certeiro, conciso e na maior parte bem objetivo funciona tanto para os amantes da História tanto para o Jornalismo. Não há muitos floreios, nem encheção de linguiça. Ele estabelece uma forma de informar e analisar cada fato de forma bem mais assertiva, e funcional muito bem pra quem gosta de boas histórias.
É interessante como Olga, por mais que de um ponto de vista idealista que sempre alimentou, era uma mulher notável, que sempre esteve ao lado de uma esperança e exalando uma fibra moral até nos seus piores momentos. Sempre achei a história dela muito interessante, e admiro a forma como sempre acreditou em si e em seus ideias políticos (mesmo não necessariamente concordando com tudo que ela acreditava).
comentários(0)comente



thina.exe 19/01/2024

Leitura difícil, mas rendeu bons frutos
Olga é uma obra em escrita jornalística e, por isso, muitas informações são dadas ao leitor sem um respiro na narrativa. Cada nome é importante, cada sigla de organização citada é importante e as datas mencionadas também são de extrema importância.
Assim, é interessante que o leitor tenha uma visão prévia sobre o período do Governo Vargas e até mesmo sobre o Entre Guerras, porque caso não haja um certo conhecimento sobre o assunto, a chance de se perder na leitura é muito grande, já que não existe explicações ou contextualizações sobre esses períodos.
Dito isso, sobre a biografia de Olga Benário em si, só tenho a dizer que foi uma das mulheres mais admiráveis de quem já ouvi falar. Me sinto grata por ter tido contato com a história dela de forma aprofundada, pois ela é o tipo de valquíria que não se pode deixar morrer a memória. Olga lutou pelo o que entendeu como certo durante toda a sua vida e até seu último suspiro, mesmo nas situações mais difíceis, longe de quem mais amava. Apesar disso, não perdeu sua humanidade e dedicou seu amor por Prestes e Anita até o fim.
A única atitude que me decepcionou foi a de Prestes. Acho que nunca vou conseguir entender como ele conseguiu deixar de lado a memória da esposa assim.

Dou 4 estrelas na obra apenas pela quantidade de informações socadas e sem muita contextualização, o que em alguns momentos dificultou a compreensão do que eu lia. Ademais, é uma história rica em questionamentos sobre os limites do ser humano e quais atrocidades somos capazes de cometer pelo ódio. Recomendo a leitura.
comentários(0)comente



215 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR