Monyque 25/07/2023
A obra de Paulo Coelho é um tipo de manual de boas maneiras, ele te ensina a ser uma pessoa melor e tem sempre um bom conselho para seus momentos.
Começa contando a história de um menino que encontrou uma mulher muito linda que lhe falou sobre uma ilha com um templo cheio de riquezas, o garoto foi tentar ver a ilha, mas não conseguiu. Alguns pescadores comentaram que realmente existia uma ilha com um templo, mas que essa não existe mais, porém os pescadores juram que conseguem ouvir os sinos do templo.
O garoto passa a ir todo dia para escutar os sinos, mas não consegue ouvir. Não se interessa mais pela escola nem pelas brincadeiras com os amigos. Até que um dia os pescadores disseram a ele: "Você está muito preocupado com o barulho dos sinos lá embaixo; deixe isto para lá e volte a brincar com seus amigos. Talvez apenas os pescadores consigam escutá-los."
Depois de quase um ano indo todos os dias à praia, resolveu seguir os conselhos dos pescadores e esquecer toda aquela história.
Embora não conseguisse escutar os velhos sinos do templo, o menino ia aprendendo coisas diferentes. Começou a perceber que, de tanto ouvir o ruído das ondas, já não se deixava distrair por elas.
No momento que foi se despedir e voltar para casa pôde ouvir novamente o canto das gaivotas, o barulho do mar, o vento batendo nas palmeiras. Tinha certeza de que não perdera seu tempo, pois aprendera a contemplar e reverenciar a natureza.
Então, porque escutava o mar, as gaivotas, o vento, as folhas das palmeiras e as vozes de seus amigos brincando, ouviu também o primeiro sino.
E outro.
E mais outro, até que todos os sinos do templo submerso tocaram, para sua alegria.
Quando ele já estava um homem, voltou à praia e viu a mulher que lhe falara da ilha sentada na areia.
Ela estendeu-lhe um caderno azul, com as folhas em branco e disse:
"Escreve: um guerreiro da luz presta atenção nos olhos de uma criança. Porque eles sabem ver o mundo sem amargura. Quando ele deseja saber se a pessoa ao seu redor é digna de confiança, procura ver como uma criança a olha."
"Um guerreiro da luz é aquele que é capaz de entender o milagre da vida, lutar até o final por algo em que acredita e, então, escutar os sinos que o mar faz tocar em seu leito."