Nix 10/12/2021
Sem palavras para descrever
Não sei se sou capaz de expressar meu sentimento relendo este livro, tamanho é meu apreço pelo que ele representa em minha vida.
Foi um dos primeiros que li após a alfabetização, até então só me interessava por histórias em quadrinhos, mas minha mãe e suas duas irmãs mais novas tinham em casa muitos livros da coleção Vagalume, e me incentivaram a começar por eles.
Não lembro exatamente a idade que tinha, mas no início achei difícil, pois apesar de ser uma escrita simples e fluída, haviam palavras e expressões incomuns à minha geração, o que já me fez querer explorar o dicionário.
A estória da aventura desses irmãos é recheada de valores e lições importantes, as quais percorrem as relações familiares, sinceridade, empatia, humildade, respeito com as pessoas, os animais e a natureza em geral. Contém além das maravilhas de uma fraternidade harmoniosa, as aflições pueris e as belezas da natureza e as dificuldades de sobrevivência fora da cidade (BASTANTE atenuadas por ser um livro infantil, acho que poderia ter mais).
É o tipo de leitura que encanta qualquer faixa etária!
Hoje sou uma adulta formada em Biologia e morando na área rural, bem próxima a um rio, e relendo este livro da minha infância pude imaginar com ainda mais emoção os cenários e as situações descritas nessa obra. Será se a coleção Vagalume me influenciou muito? rs