Jefferson 23/01/2023
Nostalgia pura!!!
Olá, para você que me segue por aqui e lá no @lord_jef.
E que bom ter você por aqui...
Encosta mais um pouquinho que hoje tem a resenha #3 com gostinho de nostalgia!
E que coisa boa é a nostalgia, não é?
Livro: A ILHA PERDIDA (1946)
Autora: Maria José Dupré
Nota: ?????
E quando eu falo nostalgia, essa é das ?brabas?, porque estou falando dos livros da Série Vaga-Lume, uma coleção de livros brasileiros voltada para o público infantojuvenil, lançada em janeiro de 1973, pela Editora Ática. Eu tenho certeza que muitos aqui começaram a pegar gosto pela leitura através de algum dos livros dessa coletânea e comigo não foi diferente, eu fui arrebatado logo com dez anos de idade ao chegar na escola e receber da professora uma edição de A Ilha Perdida. E eu lembro que demorei um semestre inteiro para ler, mas li. E, inevitavelmente, me apaixonei!
Esse é o primeiro dos muitos livros dessa coleção (e outros do mesmo gênero) que vou tentar ler esse ano, espero conseguir. Eu sei que vocês estão mais acostumados com meu lado trevoso, com sangue e tripas, mas metade de mim é encantado pelo gênero infantojuvenil e as tantas aventuras que me encantaram no passado e me encantam até hoje.
Outro ponto forte nesse livro que traz aquela nostalgia gostosa é que ele fala sobre dois irmãos, Henrique e Eduardo, que são da ?cidade grande? e vão passar as férias de verão na casa dos padrinhos que vivem no interior. Os cenários descritos no livros lembram demais a minha infância, no sentido de liberdade para brincar, passar o dia todo na rua, longe das tecnologias que tanto prendem as novas gerações e reunir-se com outras crianças para passar o dia com diversão e aventuras. Claro que os irmãos passam dos limites quando decidem explorar a ilha, e o que descobrem lá é surpreendente, mas essa ideia de um mundo que não existe mais desperta em mim bons sentimentos, sendo alguns deles a ideia de que eu tive uma boa infância apensar de todos os problemas, mas o que se perpetua em minha mente e é essa uma das mensagens que o livro passa, são os bons momentos.
Recomendo demais esse livro. Uma quase viagem no tempo com o bônus de explorar um mundo e personagens incríveis!
E você? Já leu essa aventura?
Já leu algum livro da Série Vaga-Lume?
Me responda nos comentários!
Vamos à Ilha Perdida?